OSCAR 1999 - VENCEDORES E CURIOSIDADES

A Vida é Bela: Roberto Benigni
Shakespeare Apaixonado: Gwyneth Paltrow
Temporada de Caça: James Coburn
Shakespeare Apaixonado: Judi Dench
O Resgate do Soldado Ryan: Steven Spielberg
Shakespeare Apaixonado
Deuses e Monstros
O Resgate do Soldado Ryan
Shakespeare Apaixonado
Shakespeare Apaixonado
O Resgate do Soldado Ryan
O Resgate do Soldado Ryan
O Resgate do Soldado Ryan
Amor Além da Vida
Elizabeth
O Príncipe do Egito: "When You Believe".
A Vida é Bela
Shakespeare Apaixonado
Bunny
Valgaften
The Personals
The Last Days
A Vida é Bela
"A Vida é Bela" foi o 12º filme italiano a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Foi o segundo filme na história da Academia a ser nomeado tanto como Melhor Filme quanto Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano. Foi o primeiro filme em língua estrangeira a receber sete indicações - o mais honrado filme em língua estrangeira na história do Oscar até aquele momento.
|
Miramax apoiava tanto "A Vida é Bela" (como distribuidor) e "Shakespeare Apaixonado" (como produtor), com milhões de dólares em uma campanha publicitária extremamente cara nas últimas semanas anteriores para o Oscar. Os seus esforços agressivos valeram a pena - com um total de 20 nomeações (e 10 vitórias). Tudo isso arquitetado por Harvey Weinstein, que se tornaria o mago das campanhas.
|
Roberto Benigni foi indicado três vezes ao Oscar como Ator (que ganhou), diretor e Roteirista. Assim, ele entrava para o hall dos grandes que conseguiram fazer o mesmo: Orson Welles por "Cidadão Kane", Woody Allen por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e Warren Beatty por "Reds". Ele também foi o segundo artista a se dirigir para ganhar uma estatueta de Melhor Ator, sendo o primeiro Laurence Olivier em 1948 por "Hamlet".
|
Neste ano, a Academia se dividiu quanto ao escolhido pelo Oscar honorário, ainda havia persistente ressentimento de muitos artistas por Kazan, já que no passado ele havia denunciado colegas da indústria cinematográfica ao Comitê de Investigações de Atividades Anti-Americanas, que levou à criação de listas negras arruinando muitas carreiras em Hollywood. Por este motivo, quando o prêmio foi entregue, estrelas como Ed Harris, Nick Nolte, Sophia Loren, Holly Hunter, Ian McKellen e Ed Begley Jr. fizeram questão de não aplaudir permanecendo imóveis. Em compensação, artistas como Warren Beatty, Lynn Redgrave, Meryl Streep, Helen Hunt, Karl Malden, Kurt Russell e Kathy Bates o aplaudiram por sua contribuição ao cinema.
|
O Brasil conseguiu sua terceira indicação em 4 anos com "Central do Brasil" ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, um feito impressionante. Outro fato inédito foi a indicação de Fernanda Montenegro como Melhor Atriz, para muitos especialistas da época, ela era um azarão que podia até surpreender como vitoriosa.
|
13 - Shakespeare Apaixonado
11 - O Resgate do Soldado Ryan
7 - Elizabeth
7 - A Vida é Bela
7 - Além da Linha Vermelha
4 - Armageddon
3 - Deuses e Monstros
3 - A Vida em Preto E Branco
3 - O Show de Truman
2 - Temporada de Caça
2 - Central do Brasil
2 - A Qualquer Preço
2 - Hilary e Jackie
2 - A Máscara do Zorro
2 - Irresistível Paixão
2 - Segredos do Poder
2 - O Príncipe do Egito
2 - Um Plano Simples
2 - Amor Além da Vida
POR MOTIVOS DE REVOLTA, NÃO PUBLIQUEI ROTEIRO OU TRAILER, POIS ERA PARA SER, NO MÍNIMO MAIS UMA CONSAGRAÇÃO DE SPIELBERG. ROBERTO BENIGNI E PALTROW VENCEREM OSCAR DE ATOR E ATRIZ FOI NO MÍNIMO ULTRAJANTE.