LUCHINO VISCONTI - 10 FILMES ESSENCIAIS
As métricas para definir os 10 filmes essenciais de um artista às vezes resultam em histórias curiosas. O primeiro filme que assisti do diretor se chama Vagas estrelas da Ursa. Achei belíssimo e me motivou a conhecer a filmografia deste diretor. Isto foi há 25 anos. Até hoje, é um dos filmes que mais admiro do diretor. Mas ao fazer a lista, não levo em conta minha opinião, e para minha surpresa, o filme não se encontra no top 10 do diretor em lista (quase) nenhuma dos principais sites e críticos do mundo todo.
Aparentemente, a beleza de Claudia Cardinale neste filme impactou só a mim. Hoje vamos conhecer os melhores filmes do conde de Lonate Pozzolo, um dos mais importantes diretores do cinema italiano. Ele era descendente da nobre família milanesa dos Visconti.
Seu refinamento é impresso em alguns dos seus filmes, principalmente O leopardo, talvez sua grande obra prima. E curiosamente, o top 3 se fecha com "Morte em Veneza" e "Rocco e seus irmãos", todos lançados em Bluray no Brasil pela Versátil.
Bissexual assumido trabalhou com alguns dos seus notórios casos, como Helmut Berger. Seus filmes tratam basicamente de relações (paixão, desejos carnais e infidelidade). Visconti também foi um célebre diretor de teatro e ópera. Durante os anos de 1946 a 1960, dirigiu muitas apresentações da Companhia Rina Morelli - Paolo Stoppa com o ator Vittorio Gassman, bem como muitas produções célebres de óperas.
Além disto, foi um dos nomes do Neorrealismo Italiano. Ele sofreu um derrame em 1972 e depois de anos vivendo com seus efeitos, ele faleceu em Roma de outro derrame aos 69 anos, no dia 17 de março de 1976.
Boa sessão:
Gino Costa (Massimo Girotti) é um andarilho que arranja um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá ele se envolve com a casada Giovanna (Clara Calamai), uma mulher inquieta, que só se casou com Bragana (Juan de Landa), o dono do local, por necessidade. Juntos eles planejam uma fuga, e ela convence o amante de matar seu marido para que eles possam ficar juntos. No entanto, tudo parece estar contra os dois.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura.
Maddalena Cecconi (Ana Magnani), uma enfermeira que ganha a vida a dar injeções ao domicílio, inscreve a sua filha Maria (Tina Apicella) para prestar provas de seleção de jovens atrizes na Cinecittà. Para Maria a seleção é o bilhete dourado para dar à filha a vida de luxo que ela nunca lhe poderá dar de outro modo. Embora enfrentando a relutância do marido Spartaco (Gastone Renzelli), Maddalena está disposta a tudo para garantir a vitória da filha, nem que isso signifique deixar-se enganar por oportunistas como Alberto
O filme conta história de uma condessa italiana nos anos sessenta do século XIX que, devido a um tórrido affair com um oficial do exército inimigo durante a ocupação austríaca do Vêneto, leva seus princípios morais e políticos até as últimas conseqüências.. O enredo mostra o naufrágio dos dois personagens em seu amor, qualificado por eles mesmos como triste e vergonhoso, amor este que conduzirá à sua recíproca destruição. Eles são um para o outro sua prisão e seu carrasco.