1O CURIOSIDADES SOBRE O FILME "RIO BRAVO (1950)"
Hoje vamos ver algumas curiosidades de um dos clássicos dirigidos por John Ford, Rio Bravo. Na trama, após a Guerra Civil americana, a União vira as atenções para os Apaches. O oficial Kirby Yorke inicia o treinamento de novos recrutas no local, sendo que um deles é seu filho, que ele não encontrava havia 15 anos. Ele o manda de volta para casa, mas o garoto não aceita e decide lutar. Quando reencontra a esposa, Kirby tenta reunir a família e recriar os laços de amor e vida que já se perderam.
Leia e não deixe de adquirir o filme, lançado pela Versátil:
1) John Wayne e Maureen O'Hara
John Ford fez esse filme em troca da realização de Depois do Vendaval (1952). Ford, Wayne e O'Hara sonhavam o projeto desde 1944, mas quando apresentaram a ideia ao estúdio não conseguiram financiamento. Para a Republic Pictures, Depois do Vendaval não faria sucesso algum e não valia o investimento. O trio, decidido, aceitou fazer então um rentável faroeste - este Rio Bravo -, que seria o responsável por pagar as contas do arriscado Depois do Vendaval. Ele acabou ganhando dois Óscares (Ford inclusive) e concorreu a outros 5 (melhor filme, inclusive).
E acabou sendo o primeiro filme da parceria Wayne / O'Hara . Eles estrelaram juntos cinco filmes e se tornariam conhecidos como um dos melhores casais de Hollywood na tela.
2) Nepotismo?
Estreia no cinema de Patrick Wayne, filho de John. O ator, que fez muitos papéis secundários no cinema é muito reconhecido pela turma dos anos 80 que não perdia um filme da Sessão da Tarde. A obra em questão é Simbad e o Olho do Tigre, onde Patrick fazia o personagem título.
3) Mortes nos bastidores
De acordo com Maureen O'Hara em sua biografia, "Tis Herself", dois dublês morreram durante as filmagens do filme quando caíram de seus cavalos em uma cena no meio de um rio lamacento. Seus corpos nunca foram recuperados.
4) Rejuvenescimento capilar
John Wayne usava uma peruca para fazer seu personagem parecer um pouco mais velho.
5) Índios eternamente enganados
Durante a locação em Moab, a equipe trouxe cinquenta índios Navajo de sua reserva para interpretar apaches no filme, acompanhados por Lee Bradley, que serviu como tradutor. Billy Yellow, um dos índios selecionados para os close-ups, afirmou tempos depois que os Navajo não foram informados de que estavam retratando apaches.
6) Continuação ou Confusão?
Não está claro se o personagem de John Wayne neste filme (tenente-coronel Kirby Yorke) é o mesmo que em Sangue de heróis (capitão Kirby York) em um estágio posterior de sua carreira ou não. Embora os personagens tenham o mesmo nome, exceto pela grafia, o fato de Victor McLaglen interpretar o Sgt.Maj. Quincannon aqui, mas em Sangue de heróis, o sargento. Mulcahy indicaria que os personagens de Duke são, na verdade, pessoas completamente diferentes.
O diretor John Ford costumava ter o hábito de reutilizar nomes em seus filmes, um exemplo disso está em Legião Invencível (1949), onde o personagem de Victor McLaglen se chama Timothy Quincannon é o mesmo de Rio Grande (1950), assim como o personagem de Ben Johnson, Tyree em ambos os filmes, mas são personagens totalmente diferentes.
7) Novinha
Aos 29, Maureen O'Hara era apenas 14 anos mais velha que Claude Jarman Jr., que interpretou seu filho. Esta pouca diferença de idade é comum nas telas e geralmente é disfarçada pela aparência jovial de um dos personagens.
8) Sem Rio Grande
De todos os locais de filmagem utilizados como locações, nenhum é no Rio Grande, ou mesmo próximo. Ele passa pelo Colorado, Novo México e Texas.
9) Com Rio Grande (e outros Rios)
O título original de Rio Bravo é Rio Grande. Ford também dirigiu um filme chamado Rio acima. Por outro lado, John Wayne fez Rio Lobo e Rio Vermelho (com Howard Hawks, que por sua vez, dirigiu também Rio da Aventura).
O que torna esta curiosidade mais interessante é que Hawks dirigiu um filme em 1959 chamado Rio Bravo e com John Wayne !!! Aqui no Brasil ele recebeu o nome de "Onde começa o inferno".
10) Shenandoah sem James Stewart
O Shenandoah é mencionado várias vezes em conversas entre Sheridan e Yorke. Isso se refere a um conflito em andamento no vale do Shenandoah, o chamado "celeiro do Sul" entre o exército sindical liderado pelo general Sheridan e o exército confederado sob o comando do general Jubal Earley. Continuando de meados de agosto a meados de outubro de 1864, envolveu uma série de seis grandes batalhas e terminou com Sheridan queimando campos e celeiros para privar o sul de sua principal fonte de alimento.
Durante a campanha, cerca de 9.000 vidas de ambos os lados foram perdidas. Este é aproximadamente o mesmo número de vítimas sofridas durante uma campanha semelhante em 1862. Acredita-se que a capacidade do sul de defender a área até aquela época tenha prolongado a Guerra Civi.
Em tempo, Shenandoah virou filme com James Stewart e dirigido por Andrew V. Mclaglen, filho de Victor McLaglen, ator do filme Rio Grande.