A HISTÓRIA DAS SESSÕES DE FILMES DA TV BRASILEIRA NOS ANOS 70 A 90 - PARTE 3
👉Temperatura Máxima
A Tela Quente representou um mar vermelho de possibilidades para nós, cinéfilos com então 13 anos de idade. E rever filmes na TV era um luxo. As vezes a espera era longa. Por vezes, nunca compensada. E a Temperatura máxima representou este "alento".
A sessão de filmes veio a mundo nas férias do ano seguinte, em 3 de janeiro de 1989, com reprises da Tela Quente. Ela exibia filmes de ação e aventura. Com o passar dos anos, começou também a exibir filmes variados, para um público mais amplo e familiar devido a mudanças na censura, que classificou certos filmes como impróprios para o horário.
O primeiro filme foi o Comando para matar. A sessão alternou os dias de exibição, como de costume. Quanto a variação dos logotipos, a grande mudança veio com o segundo logo, um ano depois da estreia. Os seguintes foram basicamente, alterações tecnológicas, como poderá ver nas imagens:
E neste 2022, a Temperatura continua máxima.
Uma das mais conhecidas sessões de filmes da TV, que preenchia nossos sábados à noite, começou em 3 de abril de 1981...numa sexta-feira. Por ser em um horário um pouco mais tarde, os filmes tendiam a serem mais adultos, ainda que não fosse uma regra.
Ao contrário de outras sessões, o Supercine não marcou pelos filmes exibidos. E ele continuar no ar. No início de carreira chegou a passar na segunda-feira com o nome de Primeira Exibição. Poucos anos depois, aproveitaram o dia para a Tela Quente.
Sabe aquela sessão de filmes, que passava tarde da noite e que oferecia duas (ou três) opções de filmes para as pessoas ligarem e escolherem qual filme queriam ver? E que a gente passava raiva, porque o filme escolhido era sempre o outro? Então...
Parece mentira, mas o Intercine foi lançado em 1º de Abril de 1996. 15 anos depois, em 30 de Dezembro de 2010, encerrou esta sessão, que foi marcante pelo pioneirismo. Hoje, em 2022, temos plenas opções de escolha do que ver. Mas em 1988, a Tela Quente passava o que eles queriam. O Intercine foi uma forma bem interessante de proporcionar escolha para o telespectador.
Os logotipos não passaram por grandes transformações. Eles eram atualizados de 2 em 2 anos. E de 4 em 4, em alguns casos.