google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 MEMORÁVEIS FILMES CLÁSSICOS QUE RETRATAM A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Cinéfilo tem suas obsessões. Eu amo filmes de guerra. Especialmente as produções que enfocam a segunda guerra.  E há diversas vertentes que um filme de segunda guerra pode seguir: filmes sobre paraquedistas, destruição de pontes, resgates...e um dos meus preferidos, são filmes sobre tanques.

A Segunda Guerra Mundial foi a primeira guerra onde os veículos blindados foram fundamentais para o sucesso no campo de batalha. Neste período os tanques se transformaram em verdadeiros sistemas complexos de armas móveis, sendo capaz de alcançar vitórias táticas em tempos incrivelmente curtos.

O conflito é, sem dúvidas, o mais cinematográfico de todos. Hoje vou indicar 10 obras que se passam durante o conflito e que foram lançadas entre os anos 60 e 70.

Boa sessão:


Grécia, 1943. Duas armas alemãs poderosas controlam os mares na ilha grega de Navarone, impedindo a saída das tropas britânicas de uma ilha vizinha. Contra chances mínimas, um um grupo aliado tem a quase impossível missão de escalar uma parede de rocha em Navarone e invadir uma fortaleza nazista, onde estão os canhões, que se não forem destruídos vão afundar diversos navios aliados, pondo um fim na tentativa de resgatar os soldados britânicos.


Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas decidem transferir alguns de seus prisioneiros mais importantes e audaciosos para um campo de concentração de segurança máxima, projetado para tornar fugas impossíveis. Então um grupo desses prisioneiros resolve se unir para tentar uma fuga sem precedentes: libertarem todos de uma só vez, com um plano mirabolante.


O maior ataque que o mundo já viu, acontecido no dia 6 de junho, ficou conhecido como o Dia D e desbancou o domínio nazista na Europa. A ofensiva, que envolveu mais de 3 milhões de homens, foi uma das mais ousadas e sangrentas estratégias militares da era moderna e marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial. Vencedor dos Oscar de Fotografia em Preto e Branco e Efeitos Especiais, foi indicado ainda à outras três categorias: Filme, Montagem e Direção de Arte em Preto e Branco.


Cinco meses após o Dia D, a maioria dos soldados americanos acredita que o exército alemão foi derrotado. Infelizmente os seus inimigos não concordam. Para ganhar tempo para terminarem os revolucionários aviões a jato, que lhes concederão domínio dos ares, os alemães lançam uma última e brutal ofensiva: a Batalha das Ardenas.


O Capitão Rockwell Torrey (John Wayne) e o Comandante Paul Eddington (Kirk Douglas) planejam uma retaliação ao ataque de Pearl Harbor. Torrey, envolvido romanticamente com a enfermeira Maggie Haynes (Patricia Neal), ainda tem de lidar com Jeremiah (Brandon De Wilde), seu filho recém-chegado à Marinha, com quem nunca teve muito contato.


Durante a 2ª Guerra Mundial Reisman (Lee Marvin), um major americano, tem a missão de treinar 12 soldados, que estão sentenciados à morte ou com sentenças de no mínimo 20 anos. O objetivo do treinamento é uma missão quase suicida atrás das linhas inimigas, para destruir um QG nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os sobreviventes serão perdoados e reintegrados.


Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados das Forças Aéreas britânica lutam contra uma possível invasão das forças alemãs ao território inglês. Os soldados embarcam em uma luta aérea pelo controle do céu, em que o que está em jogo é a invasão da Inglaterra. 
A Batalha Britânica é o relato espetacular de uma história verdadeira que demonstra coragem inspiradora. Poucos momentos decisivos podem mudar o destino de uma guerra. Mas quando a Real Força Aérea, em inferioridade numérica, desafiou a lógica e decidiu enfrentar a Luftwaffe alemã, eles podem ter alterado o curso da história!


Considerado por muitos historiadores como um dos momentos mais simbólicos da história da humanidade, o ataque a Pearl Harbor gerou consequências importantes nos passos seguintes dos conflitos entre americanos e asiáticos. Através de uma remontagem minuciosa dos fatos, japoneses e norte-americanos mostram suas próprias versões do que aconteceu durante os dias que antecederam e sucederam o atentado.

Durante a guerra do Pacífico, em 1942, Estados Unidos e Japão usavam ao máximo toda sua capacidade bélica. E, durante uma batalha na ilha de Midway, onde os rumos do confronto foram definidos, um romance quase impossível eclode: o filho de um capitão americano fica perdidamente apaixonado por uma jovem havaiana descendente de japoneses.


Perto do final da Segunda Guerra Mundial, os Aliados lançaram a operação Market Garden, a maior ofensiva contra Hitler desde o Dia D. Essa ofensiva consistiu na mobilização de milhares de pára-quedistas descerem atrás das linhas inimigas, na Holanda, e guardar posições estratégicas em algumas pontes-chave, enquanto tropas alcançariam elas pela terra, alguns dias depois. Uma dessas pontes foi Arnhem, e esse evento é retratado nesta história.


Classicline relançou A primeira vitória em DVD. Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

Elenco: John Wayne, Kirk Douglas, Patricia Neal, Tom Tryon
Direção: Otto Preminger
Produtor: Otto Preminger
Roteiro: Wendell Mayes
Fotografia: Loyal Griggs
Ano de produção: 1965
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16x9 Letterbox
Cor: P&B
Duração Aprox.: 167 min aprox.
Idioma: Inglês , Português (2.0 Dolby Digital)
Legendas: Português
Extras: Cartazes, Fotos e Trailer.



Tecnologia do Blogger.