google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 ESCADAS MARCANTES EM FILMES


Dizem os informados que a escada surgiu sei lá quando, inventada por sei lá quem, para decorar tumbas e monumentos de sei lá o que. Parece piada, mas não é. Dizem que ela surgiu perto de dois milênios antes de Cristo (dizem, mas não sabem). Dizem que os egípcios e os hebreus foram os primeiros a construir escadas (até alguém reivindicar). Mas uma coisa é certa: não pensaram nela com o propósito de hoje. É como se alguém tivesse inventado a roda e usasse de prato. 

4000 mil anos depois (há controvérsias), a escada faz parte das construções, tanto com a finalidade que todos conhecem quanto ornar com o ambiente. No cinema, desde os primórdios, ela ganha atenção especial. 

Hoje vamos lembrar 15 filmes memoráveis, com escadas...memoráveis.

Boa sessão:



Filme: O Encouraçado Potemkin (1925)
Direção: Serguei Eisenstein

Um protesto por causa de carnes estragadas servidas aos marujos no jantar gera uma rebelião. Os marinheiros, então, erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa. E a cena capital, das mais marcantes do cinema, é justamente em uma escadaria.


Filme: Neste Mundo e no Outro (1946)
Direção: Emeric Pressburger, Michael Powell

Na Segunda Guerra Mundial, o avião do piloto inglês Peter Carter é abatido. Antes de cair ele faz contato com June, operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona. Ele salta para a morte, mas esta misteriosamente não chega. E a majestosa escadaria até o céu é simplesmente inesquecível. A fotografia fica a cargo do inspirado Jack Cardiff, garantindo qualidade às cenas memoráveis.

Filme: Crepúsculo do deuses (1950)
Direção: Billy Wilder

A grande cena de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo,  na decadente mansão, e numa escadaria. Nela, a atriz desce em busca dos holofotes que outrora havia perdido. Ao contrário da personagem que interpretou, Gloria Swanson aceitou o fato de que o cinema não a queria mais e se mudou para Nova York, onde trabalhou no rádio e, mais tarde, na televisão. Embora ela já tivesse descartado a possibilidade de um retorno ao cinema, ela ficou muito intrigada quando recebeu a oferta para interpretar o papel principal.


Filme: Psicose (1960)
Direção: Alfred Hitchcock

A escada interna da casa de Norman Bates possui uma cena capital: do detetive Milton Arbogast (Martin Balsam) sendo morto por Norma Bates (!!!), e de forma única, cortesia do diretor que sempre gostava de inovar. No filme há também a marcante escada que leva a casa, saindo do Bates Motel.

Filme: O Exorcista (1973)
Direção: William Friedkin

A aterrorizante escada, que até hoje recebe visitas, esta na cena capital do padre Karras, que, ao ser possuído pelo demônio que esta em Regan, pula pela janela e rola escadaria a abaixo. A cena bastante impactante, foi uma tortura para o ator Jason Miller. Os degraus foram acolchoados com borracha de 1,2 cm de espessura para filmar a morte do padre, feita sob frio intenso na madrugada. E depois de pronta, o diretor não satisfeito, filmou novamente. O ator tremia no filme, mas de frio e raiva. Não porque estava frágil, morrendo (na cena).


Filme: Rocky: Um lutador (1976)
Direção: John G. Avildsen

Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante os treinamentos conhecemos uma escadaria que se tornaria ícone da saga do personagem no cinema e referência de turismo na Filadélfia.


Filme: O Iluminado (1980)
Direção: Stanley Kubrick

O Stanley Hotel é um hotel Colonial de 140 quartos e como tudo no filme O Iluminado, a escada é grandiosa, onde acontece uma das cenas capitais da produção. Acho que cabe aqui uma breve história no tempo: Em 1903, o inventor do carro a vapor americano Freelan Oscar Stanley (1849-1940) foi acometido de tuberculose e o médico lhe recomendou ar fresco e seco e Stanley foi para as Montanhas Rochosas. 
Ele e sua esposa Flora chegaram a Denver, Colorado, em março e, em junho, mudaram-se para Estes Park, Colorado, pelo resto do verão. Ao longo da temporada, a saúde de Stanley melhorou drasticamente. Impressionado com a beleza do vale e grato por sua recuperação, decidiu voltar todos os anos. E Stanley resolveu transformar Estes Park em uma cidade turística. Em 1907, começou a construção do Hotel Stanley.
Ele viveu até os 91 anos, morrendo de ataque cardíaco em Newton, Massachusetts , um ano depois de sua esposa, em 1940. 


Filme: Hora do espanto (1985)
Direção: Tom Holland

Um dos filmes da minha vida, não há uma publicação que eu não pense em como citá-lo. Eu tive a honra de entrevistar o diretor e o ator que faz o personagem Billy. Um dos cenários mais vistos na casa do vampirão Jerry Dandridge é a escada, que é fundo de parte do confronto final.

Filme: Os Intocáveis (1987)
Direção: Brian de Palma

A memorável cena da escadaria na estação de Chicago te deixa sem fôlego, enquanto vemos um tiroteio, ao som da tensa trilha de Ennio Morricone, e de imagens inesquecíveis. A cada morte, a cada degrau, ficamos estupefatos com os acontecimentos.

Filme: Poderoso chefão 3 (1990)
Direção: Francis Ford Coppola

Dizem as más línguas que a grande cena do filme é na escadaria, quando a filha de Michael Corleone leva um tiro endereçado ao pai. Com uma atuação realmente péssima (não à toa, ela foi para a direção), a atriz só não ofusca a brilhante interpretação de Al Pacino. Um grito e uma dor reprimida que é sentida pelo telespectador.  

Filme: Titanic (1997)
Direção: James Cameron

Um elemento de cena capital do filme Titanic é sem dúvidas, a escada. Do início ao fim do filme, vemos ela de diversas formas: inundada, inundando, afundando, em cena de recapitulação, em cena de perseguição, cena de introdução de personagem...

Filme: O Show de Truman (1998)
Direção: Peter Weir

Para quem acompanha a jornada de uma vida de Truman Brubank, bem como a luta para ele sair daquele mundo falso, sua porta de saída fica em um cenário. E o que leva a esta porta, é uma escada, longa e que para Truman, o levará a uma vida real que ele desconhece. Parece uma escada qualquer, mas é bastante representativa, já que ela faz a ponte com a realidade.


Filme: Harry Potter e a pedra filosofal (2001)
Direção: Chris Columbus

Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola. E Harry morava onde? Num quartinho improvisado debaixo da escada. 

Filme: Doutor Estranho (2016)
Direção: Scott Derrickson

A deslumbrante escadaria do Sanctum possivelmente é, desta lista, a mais vista nos filmes, já que ela aparece em Doutro Estranho, Vingadores: Guerra infinita, Homem aranha: sem volta para a casa e certamente, muitos outros que virão. E nela há pelos uma cena memorável: Thanos está vindo. Thanos está vindo, diz um Hulk (ou melhor, Dr. Banner) atordoado ao cair do espaço pela Bifrost.


Filme: Coringa (2019)
Direção: Todd Phillips

Era altamente improvável que o ator Joaquin Phoenix topasse fazer um filme de herói. Aliás, por uma década ele negou veementemente que faria. Junta-se ao fato de que fizeram a absurda escolha de colocar o diretor de comédias como Se Beber, Não Case!, Escola de Idiotas, Um Parto de Viagem e que parecia não entender nada além das comédias. Bom, Phoenix topou, Phillips arrebentou, e nos brindou com umas das cenas mais memoráveis do cinema, com o Coringa descendo uma escada fazendo uma dança para lá de esquisita.

 

Tecnologia do Blogger.