007 CURIOSIDADES DE 007 PERMISSÃO PARA MATAR (1989)
James Bond é um personagem que reflete seu tempo. E os filmes de Danton são no final dos anos 80, quando Máquina mortífera e Duro de matar dominavam o cenário de ação. Bond se adequou, tornado estes dois filmes autênticos representantes da época, principalmente este último.
Pegue seu colete a prova de balas, pois Bond nunca foi tão violento. E boa sessão.
👉007 - Permissão para Matar
Na trama, pouco depois de um importante traficante ser preso, um agente da Agência de Combate aos Narcotráficos e também um grande amigo de James Bond se casa. Mas o chefão da droga, enquanto era levado preso, consegue escapar. Ele consegue encontrar o amigo de 007 em sua lua-de-mel, mata sua esposa e leva o agente para ser mutilado com dentadas de um tubarão. Assim que 007 sabe do ocorrido ele decide se vingar, mas recebe ordem de esquecer o assunto e partir para uma nova missão. Diante desta situação, Bond deserda do Serviço Secreto Britânico e começa sua empreitada para encontrar os responsáveis e matá-los.
001) A cena em que Bond se demite do MI6 foi filmada na casa que morou Ernest Hemingway em Key West. É por isso que quando M (Robert Brown) informa 007 que sua licença para matar foi revogada, ele responde: "Acho que isso é um adeus às armas", uma referência a um dos romances mais famosos de Hemingway.
002) Produtor de longa data da franquia de James Bond, o icônico Albert R. Broccoli adoeceu durante a produção deste filme. A rarefação do ar no México afetou seus pulmões e sua respiração, e ele deixou o local acompanhado da esposa Dana e da filha Barbara. Ele não pôde retornar, e este foi o último filme de James Bond em que ele esteve no set. Também foi o derradeiro Bond do roteirista Richard Maibaum, que morreu em 4 de janeiro de 1991.
Este também foi o último filme de Bond em que o designer de longa data Maurice Binder trabalhou. Ele também morreu em 1991.
003) O filme reuniu Robert Davi e Grand L. Bush, um ano depois de terem interpretado os agentes do FBI Big Johnson e Little Johnson, respectivamente, em Duro de Matar (1988). O compositor Michael Kamen, que fez a trilha deste filme, também trabalhou em Duro de matar.
Não se esquecendo que no filme anterior, um dos vilões se tornou um dos terroristas de Duro de matar lançado no ano seguinte.
004) Aqui o multiverso "Bond Spielberg" ganhou mais um capítulo. Aliás, nos dois filmes de Dalton. Não só por ter uma cena de Tubarão, mas por ele ser especificamente um Carcharodon carcharias (mesmo do filme de 1975). John Rys Davis, o Sallah de Os Caçadores da Arca Perdida e Indiana Jones e a Última Cruzada faz o General Leonid Pushkin em Marcado para a morte. Há também Robert Davi, o vilão Franz Sanchez, foi o Jake em Goonies (1985), produzido por Spielberg. E para quem não se lembra, o diretor colocou uma referência a Bond na cena de Data (Ke Quan), com tema e tudo. Outro detalhe é que Chris Columbus também roteirizou Goonies. Como eu já havia escrito no post anterior, Chris é também um grande fã do 007 e deu uma ajudinha na escolha de Pierce Brosnan nds filmes a seguir.
Outra referência a Spielberg, precisamente, Indiana Jones e o templo da Perdição, são a morte na cena do triturador (quando a instalação do vilão vai pelos ares). Ela é quase idêntica a morte do chefe da guarda, vivido por Pat Roach.
005) Pedro Armendáriz Jr. interpretou o presidente Hector Lopez (nome em homenagem a Héctor López, supervisor de produção no México). O pai de Armendariz, Pedro Armendáriz, Sr., interpretou Kerim Bay em Moscou Contra 007 (1963).
Já David Hedison e Anthony Zerbe fazem aniversário no mesmo dia, 20 de maio. Hedison nasceu em 1927 e Zerbe nasceu em 1936. E ambos nasceram no mesmo mês de Pedro Armendáriz (nascido em 9 de maio de 1912, pouco depois do Titanic zarpar para sua trágica viagem em 10 de abril de 1912).
006) O mini submarino visto neste filme é uma versão atualizada do usado em 007: O Espião que me Amava (1977), chamado de Shark Hunter II.
007) Em Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973), Bond se comunicava com Leiter através de um telefone no isqueiro do carro (o "Felix Lighter"). Neste filme, Leiter dá a Bond um isqueiro como presente, que ele usa para matar Sanchez. Lighter é isqueiro em inglês, que é uma palavra homófona com Leiter (mesmo som, mas escrita diferente).