google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

007 CURIOSIDADES DE 007 CONTRA OCTOPUSSY (1983)


Não é todo dia que vemos James Bond disputando bilheteria com James Bond, vestido hora de palhaço, hora de gorila e gritando o som de Tarzan enquanto pula de uma árvore na outra de cipó. E ainda bem...

Pegue sua bebida, que a esta altura, pode ser até Coca Diet e boa sessão. 

E não se esqueça: Maud Adams morreu em Homem da Pistola de Ouro. Mas aqui ela retorna como Octopussy, um personagem obviamente diferente.


👉007 Contra Octopussy

Na trama, ao tentar solucionar quem assassinou o agente 009 (Andy Bradford), James Bond (Roger Moore) resolve seguir uma pista de uma jóia Fabergé roubada do Kremlin, que aparece em uma famosa casa de leilões de Londres. O agente 007 acredita que esta jóia pode ser a chave para solucionar o mistério, pois o agente morto foi encontrado com um Fabergé falso.


001Lançado no mesmo ano que a produção rival  "007 - Nunca Mais Outra Vez (1983)", que mostrava o retorno de Sean Connery ao papel. Este filme arrecadou 187 milhões em todo o mundo. Já o concorrente arrecadou 160 milhões. Na minha opinião, um erro não só estratégico, mas uma atitude arrogante do produtor executivo Kevin McClory. Mas surpreendentemente, foram ambos bem sucedidos nas bilheterias. 


002Em seu livro, "As You Wish: Inconceivable Tales from the Making of The Princess Bride", Cary Elwes disse que antes de ser ator, trabalhou como assistente de produção neste filme. Um de seus trabalhos era levar Roger Moore para o set do filme. Ele ainda disse que vivia "uma pilha de nervos" constantemente com medo de sofrer um acidente de carro e matar acidentalmente Roger Moore, por isso dirigia devagar. Em uma ocasião, Moore lia calmamente um jornal enquanto estava sendo levado para o trabalho por Elwes, disse educadamente: "Você pode acelerar um pouco se quiser".


003O filme apresenta o primeiro e único uso diegético da música tema de James Bond. A música tocada pelo encantador de serpentes é a música tema oficial de James Bond, e é a única vez em qualquer filme de 007 em que James Bond está realmente ouvindo a música, em vez de ser tocada como parte da trilha sonora do filme. Ironicamente, James Bond reconhece a melodia, mostrando o auge da auto paródia nos filmes de Moore.


004O Fabergé Egg, como visto no filme, foi baseado no Imperial Coronation Egg desenhado por Peter Carl Fabergé. Foi feito para comemorar a coroação do czar Nicolau II em 1896. O ovo cravejado contém um modelo de uma Carruagem da Coroação; um campo guilhochê (técnica decorativa em que um padrão muito preciso, intrincado e repetitivo é gravado mecanicamente em um material subjacente através de giro do motor, que usa uma máquina de mesmo nome) de estrelas com uma esmaltação translúcida amarelo-limão na superfície externa; faixas de folhas de louro em ouro esverdeado treliçadas montaram em cada ponto de interseção uma águia de duas cabeças em ouro imperial esmaltado em preto opaco com um diamante rosa no peito; no topo há um grande diamante de retrato com um conjunto de dez diamantes menores; e um diamante retrato menor é colocado dentro de um conjunto de diamantes rosa na extremidade reversa. O Ovo de Coroação real era de cor amarela. 

O ovo reapareceu em Doze Homens e Outro Segredo (2004).


005O polvo-de-anéis-azuis é altamente venenoso. Produz tetrodotoxina, que usa em autodefesa. A tetrodotoxina também é encontrada no baiacu. Um miligrama da toxina pode matar uma pessoa, e não há antídoto conhecido. Ele vive na costa da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm.


006O dublê irlandês Martin Grace sofreu um grave acidente durante as filmagens da cena em que ele estava pendurado na lateral de um trem. Ele bateu em um poste, danificando seriamente sua perna e quadril e hospitalizando-o por vários meses. Moore ia visitá-lo com muita frequência. Martin teve uma recuperação completa e trabalhou ainda muitos anos, ainda que tenha falecido precocemente, aos 67 anos, vitimado por um aneurisma no ano de 2010.

No mesmo filme, o ator que usa o  ioiô buzzsaw quebrou o braço ao cair de uma varanda. Apesar de sua lesão e de ter que usar gesso, ele insistiu em completar o resto de suas cenas.


007Voltando ao Universo compartilhado James Bond e  Steven Spielberg, este filme se assemelha muito a Indiana Jones e o templo da perdição. Mas muito mesmo. Se no anterior, as sequências são similares a Última Cruzada, neste podemos notar vários elementos emulados por Spielberg, fã confesso de Bond. Não só a localização da trama (Índia), mas figurinos e cenários, toda a cena do jantar e o capataz Gobinda (Kabir Bedi), idêntico a Pat Roach, que faz o guarda da mina. 


Já a cena em que Bond usa um cipó e dá o famoso grito do Tarzan é usada no filme Indiana Jones e a caveira de Cristal. Porém, a cena da perseguição que termina na parede falsa e emulada no primeiro Indiana Jones: Os caçadores da arca perdida.  

Como Spielberg transportou alguns dos melhores momentos do Bond de Moore para seus Indiana Jones, era natural que chamasse também Martin Grace,  o dublê que se feriu em Octopussy.  Ele trabalhou nos 3 primeiros filmes.

Tecnologia do Blogger.