007 CURIOSIDADES DE 007 MARCADO PARA A MORTE (1987)
Entre a ironia, o humor e a auto paródia, Bond buscava uma nova identidade, que fosse mais séria, algo que perdurou por décadas. E a primeira escolha nesse sentido foi Timothy Dalton, ator sisudo, com rosto vilanesco e zero simpatia. Durou pouco, mas tratou Bond de forma bem mais interessante que o seu sucessor. Mas isso será tratado mais a frente.
Por hora, renove suas energias e se aventure na movimentada vida de Bond, que mais uma vez, está marcado para a morte.
👉 007 Marcado para a Morte
Na trama, Georgi Koskov (Jeroen Krabbé), um general dissidente da União Soviética, escapa da Cortina de Ferro com a ajuda de James Bond (Timothy Dalton), mas logo recapturado através de uma sensacional missão de resgate, que transforma o Serviço Secreto Inglês em uma grande chacota. A partir de então, 007 assume o caso e vê fatos surpreendentes ao conhecer Kara Milovy (Maryam d'Abo), uma violoncelista tcheca com quem se envolve. Bond acaba descobrindo uma grande trama ligada a Brad Whitaker (Joe Don Baker), um grande comerciante de armamento bélico.
001) Timothy Dalton foi originalmente considerado para o papel de James Bond no final dos anos 1960, depois que Sean Connery deixou o papel em "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes". Dalton foi testado por Albert R. Broccoli para 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), mas recusou o papel pois achava que era muito jovem. Ele também foi considerado para 007 - Os Diamantes São Eternos (1971), mas recusou novamente, ainda se sentindo muito jovem.
Ele foi considerado novamente para o papel em 007 - Somente Para Seus Olhos (1981), quando por um tempo não ficou claro se Roger Moore retornaria. No entanto, Dalton recusou na época, pois não havia roteiro (ou mesmo primeiro rascunho). A Dalton foi oferecido o papel novamente em 1983 para 007 Contra Octopussy (1983), e novamente em 1985 para 007 - Na Mira dos Assassinos (1985), mas teve que recusar o papel nas duas vezes devido a compromissos anteriores.
Acho que queriam mesmo Dalton, não é?
002) Este foi o último filme de Bond a ter a trilha de John Barry . Ele inclusive faz uma ponta na cena final da orquestra, sendo o maestro do concerto de Kara (Maryan). Precisamente 2hs: 05m.52s.
003) A escalação de Frederick Warder e Glyn Baker como 004 e 002 foi intencional, devido à sua semelhança com George Lazenby e Roger Moore, respectivamente. Para a cena de abertura do filme, os roteiristas queriam brincar com as expectativas do público de qual dos 00 agentes era Bond.
004) O nome do gasoduto que cruzava da Tchecoslováquia para a Áustria chama-se Gasoduto Transiberiano (também conhecido como Scouring Pig). É usado para verificar e limpar o gás natural entre a Europa Ocidental e a Rússia. No filme, é usado para a fuga de Koskov e foi adaptado para poder transportar uma pessoa.
Curioso que ele é um dos principais gasodutos de exportação de gás natural da Rússia, e é parcialmente de propriedade e operado pela Ucrânia. Levando em conta o cenário de guerra recente, é natural imaginar que a Rússia se aproprie da parte ucraniana. Ele tem 4.500 quilômetros de comprimento, dos quais 1.160 quilômetros estão na Ucrânia. Seu diâmetro é de 56 polegadas. A capacidade anual original do gasoduto era de 32 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Possui 42 estações de compressão, das quais nove estão na Ucrânia.
005) O diretor Chris Columbus é um grande fã de James Bond, e ficou arrasado quando Pierce Brosnan não foi escalado quando lhe ofereceram o papel durante a realização de Jogo Duplo (1982), porque não o liberaram de seu contrato. Columbus achava que Brosnan era um ator fenomenal. Quando os dois trabalharam juntos em Uma Babá Quase Perfeita (1993), Columbus disse a Brosnan que daria um ótimo James Bond, mas Brosnan achou que a oportunidade já havia passado.
Em 1995, a MGM ligou para Columbus, dizendo que eles estavam procurando pelo próximo James Bond, em vez de escalar Timothy Dalton novamente, e Brosnan era uma das escolhas (a companheira de Brosnan já havia dado o pontapé inicial anos antes, quando o apresentou a Albert R. Broccoli. Cassandra Harris havia sido Bond Girl em 007 - Somente Para Seus Olhos), então Columbus o recomendou. Sua pequena contribuição para a saga de James Bond. Foi o tiro de misericórdia,
006) Depois que Bond não consegue pegar Necros no Carnaval, enquanto conversa com Kara, você pode ver brevemente uma loja ao fundo chamada "Gruber", que é o sobrenome do vilão de Alan Rickman, Hans Gruber, em Duro de matar (1988). Que fez o personagem Necros foi o ator Andreas Wisniewski, que trabalhou em Duro de matar, fazendo Tony, um dos terroristas liderados por Gruber. Caso não se lembre, ele é o primeiro a ser morto (acidentalmente) por John McClane.
007) A Bond Girl principal é interpretada por Maryam d'Abo (Kara Milovy, a doce violoncelista tcheca). Com uma carreira menos marcante, poucos sabem que ela é prima em primeiro grau da atriz Olivia d'Abo, bem mais conhecida do grande público. Ela estreou no cinema no clássico "Conan, o Destruidor" (1984), aos 14 anos. Poucos anos depois, fez parte do elenco principal do popular seriado "Anos Incríveis".
Maryam é casada com o diretor Hugh Hudson, que realizou clássicos como Carruagens de Fogo e Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva. Eles fizeram o filme Altamira (2016) juntos.