google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 PRODUÇÕES ENVOLVENDO A BOMBA DE HIROSHIMA


Eu sempre digo que a  Segunda Guerra Mundial é o conflito mais cinematográfico de todos, repleto de momentos que valeram a pena serem contados no cinema ou TV. Hoje vou indicar 10 produções envolvendo a bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima. O ataque aconteceu no dia 6 de agosto de 1945 e foi realizado de um bombardeiro B-29 chamado Enola Gay (o avião era pilotado por Paul Tibbets, que escolheu a ponte Aioi como alvo central).

Boa sessão:


Em 1945, o físico e cientista atômico Dr. J. Robert Oppenheimer (Hume Cronyn) elogia a descoberta da energia atômica, mas também alerta para seus perigos. Cientistas americanos como Matt Cochran (Tom Drake), trabalhando sob a orientação do Dr. Enrico Fermi (Joseph Calleia) e Dr. Marré (Victor Francen), dividiram o átomo e, essencialmente, venceram os alemães na corrida para criar uma bomba atômica. Com a ajuda de Albert Einstein (Ludwig Stössel), eles informam ao presidente Franklin D. Roosevelt (Godfrey Tearle) que uma descoberta monumental foi feita. Mas não imaginavam quantas vidas seriam ceifadas com ela.

Biografia do Coronel Paul Tibbets, piloto do Enola Gay, bombardeiro que lançou a bomba atômica em Hiroshima, no Japão. Embora sem noção do seu poder de destruição, Tibbets sabe que a nova arma seria capaz de produzir um estrago maior do que qualquer bomba usada antes. E que, por causa disso, o número de mortes seria incalculável. Paul Tibbets fica relutante em saber que ele será o responsável por acabar com tantas vidas, mas essa será a única forma de acabar com a guerra.


A produção faz um cruzamento de depoimentos reais dos sobreviventes com falas de personagens fictícios, recriando a hora da tragédia (8h15 do dia 6 de agosto de 1945) por meio de um relógio parado na hora H.
Um dos mais belos filmes já realizados na história do cinema, conta a vida de pessoas simples depois do horror da Segunda Guerra Mundial.


O antes e o depois do bombardeio atômico em Hiroshima. A vida de um garoto japonês muda irrevogavelmente depois que a bomba atômica destrói sua vila em Hiroshima. O filme combina um angustiante realismo documental com comovente drama humano, em um conto de sofrimento , resistência e sobrevivência de um grupo de professores, seus alunos e suas famílias.


A história não contada do último ato da II Guerra Mundial, a explosão da primeira bomba atômica sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O filme coloca em perspectiva a decisão de lançar a bomba atômica, o sigilo em torno da missão e os homens que voaram levando-a.


Em 6 de agosto de 1945, após a explosão da bomba atômica em Hiroshima, o empresário Shigematsu (Kazuo Kitamura) atravesEnola Gay: The Men, the Mission, the Atomic Bomb 1980a a cidade acompanhado da esposa, Shigeko (Etsuko Ichihara). Eles presenciam os horrores da destruição da cidade e também ficam expostos à radioatividade. Cinco anos depois, eles vivem na aldeia de Fukuyama. O casal tenta encontrar um marido para Yasuko (Yoshiko Tanaka), que é rejeitada devido à desconfiança de que esteja contaminada. Na aldeia vivem também outras pessoas que foram indiretamente afetadas pela bomba e aguardam que a doença se manifeste em seu organismo. Neste contexto, Yasuko se aproxima de Yuichi (Keisuke Ishida), um jovem ex-soldado que enlouqueceu devido à guerra.


A obra, feita para a TV, mostra a complicada relação entre o físico Leo Szilard, o cientista J. Robert Oppenheimer e o general Leslie Groves. Designado para supervisionar o projeto, Groves escolhe Oppenheimer para construir a bomba histórica. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial inspira o governo a usar a arma, Szilard reconsidera suas opiniões sobre a guerra atômica.


O filme narra os acontecimentos em torno do desenvolvimento do ultra-secreto Projeto Manhattan, criado para agilizar a produção de duas grandes bombas atômicas, a Fat Man e a Little Boy, que seriam usadas contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, em cerca de dezenove meses. A liderança da construção ficou a cargo do engenheiro responsável pela construção do Pentágono, Leslie Groves (Paul Newman), ao lado do físico J. Robert (Dwight Schultz), da Universidade da Califórnia.


A obra reconta o Agosto de 1945, quando houve o bombardeio nuclear sobre Hiroshima através dos olhos de um número de sobreviventes, incluindo soldados japoneses, cidadãos e prisioneiros de guerra americanos. 
Ele é baseado em Diário de Hiroshima, de Michihiko Hachiya, que mostra a angústia de procurar seus entes queridos e o desespero de encontrá-los mortos. 


A história do cientista americano J. Robert Oppenheimer e seu papel no desenvolvimento da bomba atômica.
O longa é baseado no livro Prometheus Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Além de dirigir, Christopher Nolan também foi responsável pelo roteiro da adaptação que conta com um elenco estelar com nomes como Dane DeHaan, Jack Quaid, Josh Hartnett, Alden Ehrenreich, Jason Clarke, Gary Oldman, Kenneth Branagh, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Matthias Schweighöfer.

Tecnologia do Blogger.