007 CURIOSIDADES DE 007 - SEM TEMPO PARA MORRER (2021)
A nova aventura de Bond não poderia ter tido mais má sorte. Como alguns casos notórios que caíram no ano 1 da Pandemia e foram adiados por quase dois anos. Porém, poucos produtores conseguiram resistir ao tempo, lançando o filme no cinema ao invés de sepultá-lo em um streaming, como foi com Mulher Maravilha 1984 e Viúva negra.
O caso de maior repercussão foi Top Gun: Maverick. Tom Cruise bateu o martelo, segurou o filme e ele teve um sucesso inesperado, batendo na casa de 1 bilhão e 400. E a bilheteria de 007 - Sem Tempo para Morrer fez bonito, com 774 milhões em caixa e se tornando o terceiro maior rendimento da era Craig (todos foram sucessos).
E seria até compreensível um rendimento aquém do esperado, principalmente pelas quase três horas de duração, além do boca a boca trazendo spoilers que desanimariam os fãs mais antiquados, como o fato de que este é o primeiro filme de James Bond onde James Bond, Felix Leiter e Ernst Stavro Blofeld são efetivamente mortos.
A morte de Bond não foi a primeira, já que em 007: Cassino Royale (2006), quando ele foi envenenado, a certa altura, a máquina de monitoramento cardíaco indica que seu coração parou de bater. Tecnicamente, ele morre antes de ser ressuscitado. Em outros filmes, há mortes encenadas, como na abertura de Moscou Contra 007 (1963), que James Bond parecia ter sido morto, porém era outro agente com uma máscara, e em Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967), quando sua morte foi forjada no início do filme.
Ainda bem que a representatividade no filme e o sepultamento de vários personagens centrais, não minaram a aventura.
Pegue o tempo que tem, e assista todos os filmes em seqüência. Terá uma percepção bem diferente do todo.
👉007 - Sem Tempo Para Morrer
Na trama, depois de sair do serviço ativo da MI6, James Bond (Daniel Craig) vive tranquilamente na Jamaica, mas como nem tudo dura pouco, a vida do espião 007 é agitada mais uma vez. Felix Leiter (Jeffrey Wright) é um velho amigo da CIA que procura o inglês para um pequeno favor de ajudá-lo em uma missão secreta. O que era pra ser apenas uma missão de resgate de um grupo de cientistas acaba sendo mais traiçoeira do que o esperado, levando o agente inglês 007 ao misterioso vilão, Safin (Rami Malek), que utiliza de novas armas de tecnologia avançada e extremamente perigosa.
Mas o ex-agente não esperava era que ele tivesse que ajudar mais uma vez a MI6 para impedir que o mundo sofra nas mãos desse novo vilão. Se isso não bastasse, o agente secreto ainda acaba descobrindo que uma pessoa de sua vida passada acaba voltando e com segredos que ele nunca imaginava.
001) Dr. No.
Após os 5 filmes concluídos, temos o que poderíamos de chamar de primeiro arco completo do personagem James Bond no cinema. Do início de carreira ao fim. E não poderiam faltar diversos elementos dos demais, seja como homenagem ou parte da história.
O tipo de máscara visto no filme sendo usado por Safin (Rami Malek) é conhecido como máscara "Noh". Eles são feitos esculpindo em blocos de cipreste japonês e depois pintados com pigmentos naturais. A semelhança das palavras "No" e "Noh" contribuiu para a crença antes do lançamento de que o personagem de Malik era uma nova encarnação do Dr. No, que foi o personagem-título do primeiro filme de James Bond, "Dr. No' (1962).
Além disso, duas das atrizes deste filme: Lashana Lynch e Naomie Harris são de ascendência jamaicana (locação do primeiro Bond). Aliás, este Sem tempo para morrer também teve locações na Jamaica.
002) Quando o filme foi programado, em 2020, a atriz Ana de Armas e o ator Ben Affleck (o Batman do multiverso de complicações da DC), estavam namorando e foi dito a Armas que ela não poderia levar Affleck para a estréia mundial, pois isso poderia servir como uma distração. O produtor da série Michael G. Wilson, é filho de Lewis Wilson, que foi o primeiro ator a interpretar o personagem ''Batman'' na tela com a série Columbia Pictures ''Batman'' (1943).
Curiosamente, no final das contas, Ana e Ben se separaram antes do novo lançamento oficial em 28 de setembro de 2021, no Royal Albert Hall de Londres.
003) Todos os atores da série oficial de James Bond até o momento fizeram um número diferente de filmes, sem nenhum ator, até o momento fazendo três, apesar de TODOS terem um contrato inicial para três filmes: George Lazenby (um), Timothy Dalton (dois), Pierce Brosnan (quatro), Daniel Craig (cinco), Sean Connery (seis), Roger Moore (sete).
004) Sem tempo para morrer
Quatro anos antes do lançamento de Dr. No, "Sem tempo para morrer" chegava as telas inglesas. "No time to die" no original, seria apenas uma obra homônima ao acaso se não fosse produzido pelo produtor responsável por levar Bond aos cinemas, Albert R. 'Cubby' Broccoli. Vários nomes da série Bond também trabalharam nesse filme, incluindo o roteirista Richard Maibaum, o ator e dublê Bob Simmons, o ator e dublador Robert Rietty e a atriz de '007 contra a chantagem atômica', Luciana Paluzzi. Até mesmo o diretor de Dr. No, Terence Young, bateu o ponto.
Depois de ser exibido sob esse título no Reino Unido, mudaram o título para "Tank Force!'. Curiosamente, o último filme do produtor Broccoli foi 007 contra GoldenEye (1995), que há uma sequência de ação inesquecível com um tanque.
005) Com o filme "Nosso Fiel Traidor (2016)", Naomie Harris (Moneypenny), tornou-se a quarta pessoa da série James Bond a estrelar adaptações de John le Carré e Ian Fleming . Pierce Brosnan e Sean Connery estrelaram as adaptações O Alfaiate do Panamá (2001) e A Casa da Rússia (1990) respectivamente. Já O Jardineiro Fiel (2005) foi protagonizado por Ralph Fiennes ao lado de Rachel Weisz, que é esposa de Daniel Craig.
006) Vários membros do elenco principal do filme nasceram no ano em que um filme de Bond foi lançado pela primeira vez. Rami Malek nasceu em 1981 quando '007 - Somente para seus olhos' estreou; Ralph Fiennes nasceu em 1962, ano do primeiro filme de James Bond, 'Dr. No'; Lashana Lynch nasceu em 1987, o ano de '007 - Marcado para a Morte'; Jeffrey Wright nasceu em 1965, o ano de '007 Contra a chantagem atômica'; David Dencik nasceu em 1974, ano de 'O Homem da Pistola de Ouro; e Billy Magnussen e Léa Seydoux nasceram em 1985, quando '007 - Na Mira dos Assassinos'. Além disso, o diretor do filme Cary Joji Fukunaga nasceu em 10 de julho de 1977, três dias após a estréia mundial de '007 - O Espião que me Amava em 07/07/77.
007) Os produtores revelaram que usaram 8.400 galões de Coca-Cola para tornar as ruas antigas em Matera, Itália (que ainda usam paralelepípedos) menos escorregadias para as acrobacias de James Bond a um custo de cerca de 60.000 euros.
O refrigerante açucarado, uma vez seco, deixa um resíduo pegajoso nas pedras, atuando como um adesivo líquido.