RUSSELL CROWE - ESSENCIAL
Eu tive quase o desprazer de conhecer o ator Russell Crowe pessoalmente, quando ele veio ao Brasil divulgar Noé. Mas ao assistir diversas coletivas dele aqui no país, pude ver o quão intragável, arrogante e marrento é o ator. Falo no campo pessoal. Como ator, é um monstro. A sua interpretação magistral na série sobre Roger Ailes. De fato, seus personagens refletem um pouco do ator e por isto, são tão únicos.
Nascido em 7 de abril de 1964 em Wellington, Nova Zelândia, Russel Ira Crowe ou Rusty, veio do cinema. O seu avô era diretor de fotografia e seus pais trabalhavam em sets de filmagens. Ele começou a atuar cedo na vida.
Foi um pouco memorável Jor-El e fez vergonha como Zeus. Cantou em Miseráveis (um horror aos ouvidos) e patinou em obras como Prova de vida (que segundo consta, Crowe e Meg Ryan se envolveram durante as filmagens. Ryan e seu marido na época, Dennis Quaid, se divorciaram no ano seguinte) e o Henry Jekyll em a Múmia. Recusou o papel de Aragorn na trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, uma vez que as filmagens de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) coincidiriam com Uma Mente Brilhante (2001).
Também declinou do papel de Wolverine em X-Men: O Filme (2000), papel que tinha tudo a ver com o ator, mas que graças a Deus, foi para Hugh Jackman. Num rápido olhar, Crowe conquistou a multidão quando ele foi maior que o filme. Quando tentou fazer papéis em temáticas populares, não chegou a lugar nenhum.
Mas quando acertou, concorreu ao Oscar 3 vezes seguidas (Informante, Gladiador e Uma mente brilhante, vencendo o último) e concorreu ao Globo de ouro por 6 anos quase seguidos, de 2000 a 2006, por 5 filmes (o gap de um ano foi porque ele não atuou em 2004). Além de ter vencido por Uma mente brilhante, retornou ao topo em 2020 com A voz mais forte - O escândalo de Roger Ailes.
O fato de ser explosivo e grosseiro não tira o mérito de suas atuações, afinal, nos resta admirar algumas de suas monstruosas interpretações e esquecer a possibilidade de encontrá-lo num bar e bater um papo. Acredite você não vai querer isso e provavelmente se arrependerá caso tenha sucesso.
Além das 10 produções essenciais, vou colocar outros filmes que merecem figurar em destaque: Fúria Incontrolável, Boy Erased: Uma Verdade Anulada, Dois caras legais, 72 Horas, Robin Hood (uma variante de Gladiador), Rápida e mortal e até Rede de Mentiras.
Boa sessão:
No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.
Nos créditos de Los Angeles - Cidade Proibida aparecem várias fotos dos anos 50, época em que o filme se baseia, em que os personagens do filme foram inseridos e aparecem juntamente com personalidades da época, como Frank Sinatra e Marilyn Monroe.
Depois de tentar entrevistar o ex-executivo da indústria do tabaco Jeffrey Wigand, o experiente produtor de TV Lowell Bergman suspeita que existe uma razão por trás do silêncio de Wigand. Quando Bergman tenta convencer Wigand a contar os segredos que sabe sobre a indústria do tabaco, os dois precisam lidar com os tribunais e as corporações para expor a verdade. E Wigand tem de lutar para manter sua vida familiar em meio a ações judiciais e ameaças de morte.
Maximus é um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius. Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança.
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.
Jack Aubrey (Russell Crowe) é o capitão do H.M.S. Surprise, um dos principais navios de guerra da marinha britânica. Com seu país em guerra contra a França de Napoleão Bonaparte, Aubrey é atacado por um navio inimigo mais poderoso, que fere boa parte de sua tripulação e ainda danifica o navio. Aubrey então se sente dividido entre cumprir seu dever e tentar derrotar o inimigo ou retornar para cuidar dos feridos.
Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial.
Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já matou dois lutadores no ringue.
Início dos anos 70. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é gigantesca. Com o aval de autoridades policiais a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada de verdade. Neste contexto ascende Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo torna-se uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas.
Dan Evans (Christian Bale) é um jovem rancheiro, que enfrenta dificuldades financeiras e está prestes a perder as terras onde vive com sua família. Após realizar mais um assalto a diligência, o perigoso Ben Wade (Russell Crowe) segue para uma pequena cidade do velho oeste. Lá ele é preso e logo é organizado um grupo para levá-lo até uma cidade distante, onde poderá ser enviado à prisão de Yuma através de um trem. Evans se oferece para integrar o grupo, desde que receba uma recompensa financeira que resolva seus problemas. A proposta é aceita, mas fazer com que Wade embarque no trem não será uma tarefa fácil, já que os demais integrantes de seu bando estão vindo em seu resgate.
Joshua Connor (Russell Crowe) perdeu seus três filhos na batalha de Galípoli, em 1919. Após a morte da mãe deles, Joshua promete que irá enterrá-la ao lado dos filhos. Desta forma, ele viaja até a Turquia decidido a recuperar os corpos deles, para que possa enterrá-los em sua terra natal. Por mais que o país esteja agora em paz, devido à derrota dos turcos para os ingleses, Joshua enfrenta muitas dificuldades para chegar ao campo de batalha onde eles teriam morrido. Ele recebe então a ajuda de Ayshe (Olga Kurylenko), uma mulher que está à espera do marido, enviado para a guerra, e de seu filho, o pequeno Orhan (Dylan Georgiades).
A história do escândalo envolvendo Roger Ailes (Russell Crowe) e a série de assédios sexuais cometidos por ele. Em 2016, o fundador do canal jornalístico Fox News foi acusado pela jornalista Gretchen Carlson (Naomi Watts), que trabalhou por dez anos no canal, de tê-la assediado sexualmente. Na sequência, dezenas de vítimas começaram a se pronunciar, o que o obrigou a deixar seu cargo de CEO.