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DONNIE DARKO (2001) - EXPLICAÇÃO DEFINITIVA

Donnie Darko no multiverso da loucura

Por tantas vezes pensei em escrever sobre esta obra prima, mas protelei por diversas razões e a mais importante delas é que já existem diversos textos sobre ele explicando cada ponto. Mas meu momento finalmente chegou. O gatilho foi a exploração dos conceitos do multiverso nos filmes da Marvel (neste ponto de nossa linha do tempo, a DC ainda não chegou neste tema, mas ele virá). Principalmente Doutor Estranho no multiverso da loucura. E quando escutei a música Mad World, tema final de Donnie Darko, liguei os pontos: Donnie Darko era um agente do caos.

Ele salva a garota, impede que o mundo fique fora de ordem e acerta as coisas. Não é isso que um super-herói faz?

Richard Kelly, o diretor

O diretor "gastou" conceitos, fez algumas homenagens e entregou uma obra complexa, repleta de simbolismos. Hoje vou destrinchar o filme e espero, ao final, poder dizer que entendi completamente o que o diretor quis dizer. Em alguns casos, com ajuda do próprio, através de depoimentos e da versão estendida, que nada mais é que alguns minutos colocados para pontuar a história e direcionar o telespectador para o fim (algo que não acontece na versão de cinema).

Qualquer site no mundo que escreva uma sinopse é por mera obrigação (eu mesmo devo ter feito isso em alguma lista de filmes que Donnie fazia parte). O filme simplesmente não pode ser definido em algumas linhas. Precisa ser explicado e interpretado. Não há uma simples linha temporal que seja coesa a ponto de colocar numa sinopse. No Google encontrei uma que dizia "Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola." Na realidade, ele é um personagem disperso, deslocado no tempo, vivendo sem necessariamente entender sua função no mundo.

Basicamente, o que ocorre no filme é que Donnie iria morrer com a turbina do avião no início. Porém Darko é levado para um universo paralelo, que se mostra bem mais interessante para o personagem, dando certo sentido a seus movimentos. Porém, ele precisa voltar e cumprir sua missão na realidade inicial, mas não sem antes de deixar sua digital na vida de todos, causando um efeito em paralelo, como no caso de Frank, que mesmo sem ter levado o tiro no olho, sente algo quando passa a mão nele.

Faz mais sentido você pensar no Donnie Darko com a America Chavez de Doutor Estranho do que um Marty Mcfly de De volta para o futuro. O corte lançado nos cinemas concebe à obra um tom ambíguo, não deixando claro a maioria das situações, dando margem para uma interpretação bastante pertinente, de que Darko seria esquizofrênico, tornando o filme uma grande criação do personagem. 

Donnie é diagnosticado com esquizofrenia paranóica após suas sessões com seu psicoterapeuta, e apresenta vários sintomas, como sentimentos de isolamento, visões do futuro e fantasias. Na versão estendida, é mostrado que o remédio que Darko toma é um placebo, tirando esta linha interpretativa de cena.

28 dias, seis horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar.

Frank

Para entender as funções de cada um no filme, é necessário identificar cada elemento. A explicação gira em torno do livro que Donnie recebe de seu professor, "A filosofia da viagem no tempo", escrito por Roberta Sparrow (a Vovó Morte). O livro é fictício, mas algumas das páginas estavam no site do filme e incluídas na versão do diretor na forma de intertítulos. O Universo inicial, aquele que começamos a acompanhar a jornada de Darko, é o Universo Primário. Já o universo paralelo em que o filme se desenrola é chamado de Universo Tangente.

O livro afirma que o tempo é estável na maior parte do tempo, porém em certos momentos, a quarta dimensão é afetada criando um Universo Tangente instável que se colapsará em pouco tempo, tal como a ideia de Nolan para a "realidade" do sonho em A origem, que colapsa quando o "Chute" é dado para o indivíduo acordar. E em teoria, ao ruir, o Universo Tangente pode criar um buraco negro capaz de causar a destruição do Universo Primário também.

O Evento: o gatilho inicial da história é a queda da turbina. Porém ele é um artefato do causador do buraco negro, que nunca é dito no filme, mas subentende-se que foi o próprio Darko, e Frank é usado para dar consciência ao personagem a fim de colocar tudo nos eixos. A falha no tempo ocorre em 2 de outubro de 1988. E após tirar Darko da cena do acidente, Frank avisa que em 28 dias, seis horas, 42 minutos e 12 segundos, o mundo vai acabar.

De acordo com o livro, o artefato (que é necessariamente de metal) aparece de forma espontânea, evidenciando o Universo Tangente. Por exemplo, no filme Matrix, o elemento que caracteriza a falha na matrix é o gato preto, causando a sensação de deja vu. O Artefato enfatiza a instabilidade do Universo, tanto que ninguém sabe de onde veio a turbina. Na realidade, ele é de um avião fora daquela realidade. 

O agente do caos é o receptor vivo, no caso, o próprio Donnie Darko, que funciona aqui como o Neo, o escolhido. Como Donnie é o epicentro do caos, sua casa é onde o buraco negro aparece. Há diversos fatores que podem ter tornado Donnie o escolhido, uma delas, uma força que ele mesmo não tem conhecimento. Algo como uma energia tão forte que consegue romper o espaço tempo, dando início ao caos. Darko trouxe, involuntariamente, o objeto, e tem a missão de guiar o artefato de volta. 

E tal como Neo, dentro da Matrix (ou seja, no Universo Tangente), Darko tem alguns poderes sobrenaturais como maior força, controle da mente, capacidade de conjurar fogo e água e telecinese (capacidade de uma pessoa movimentar, manipular, abalar ou exercer força sobre um objeto sem interação física, apenas usando a mente).

Donnie usa força para a sequência do machado na estátua de bronze e no cano d'água da escola e ao inundá-la, constrói um portal do tempo a partir da água. Ele usa fogo para incendiar a casa de Jim Cunningham e a telecinese para arrancar o motor a jato do avião para enviá-lo através do portal do tempo para a realidade inicial.

Em alguns pontos, Donnie tem o poder de ver literalmente os caminhos destinados às pessoas na forma de uma lança líquida saindo do peito. Segundo o diretor Richard Kelly, essas lanças representam a predestinação ou a ideia de que não estamos realmente no controle de nosso próprio destino. 


Frank, o Morto Manipulado

A pessoa conectada ao  Receptor que morre no Universo Tangente, torna-se um Morto Manipulado (informação do livro). Ela consegue se mover pelo espaço tempo e conversar com o Receptor. No filme, Frank é esta pessoa e a sinistra roupa de coelho é apenas uma fantasia de Halloween. A primeira atitude dele é acordar Donnie antes de ser atingido pela anomalia, o artefato, afinal, ele quem tem o poder para devolvê-lo ào Universo Primário. As demais pessoas são Vivos Manipulados, que ajudarão subconscientemente a guiar o Receptor Vivo em direção ao seu destino final. 

O livro também afirma que os Manipulados estão tentando atrair o Receptor Vivo para uma armadilha que roube o fator escolha do Receptor, impedindo que ele faça muito além do que deveria. Podemos observar que em diversos momentos pontuais e fundamentais, Donnie é direcionado para um momento que causará certo efeito.

O outro personagem fundamental para tornar a armadilha livre de erros é Gretchen (Jena Malone), cuja função é somente dentro do Universo Tangente (como enfatizado no final, quando ela diz não conhecer Donnie). Gretchen mexe com o lado emocional de Donnie, fazendo-o se apaixonar por ela e com este sentimento a flor da pele, direcionar o impulso de Donnie na cena em que Frank mata "acidentalmente" a garota. E ela é a Manipulada Viva da história.

E de acordo com o livro, quando os Manipulados despertam de sua Jornada ao Universo Tangente, muitas vezes são assombrados pela experiência fora do Universo Primário.

Considerações finais:

A dinâmica do que acontece  com Donnie segue o livro dado a ele. Desta forma, fica bem mais fácil entender todo o processo. O que talvez dificulte são as teorias que inundaram a internet com os anos, principalmente pelo fato de serem coesas. De toda forma, Donnie Darko é uma obra genial, algo raro hoje em dia. Um filme que permanece muito além da sala de cinema.


Não sei se é relevante para o entendimento do filme, mas vou detalhar brevemente a linha do tempo do filme:

1 de outubro

Sábado 

As cenas de abertura do filme acontecem no Universo Primário. Donnie está na colina, olhando para o céu, rindo. Ele volta para casa de bicicleta e vai dormir

2 de outubro

Domingo 

Donnie vai para o Universo Tangente permanecendo até o fim do filme. O motor que cai  em sua casa vem através de um buraco negro de 30 de outubro, ou seja, os tais 28 dias que Frank fala a Donnie. Este evento catastrófico distorce o espaço-tempo, criando o Universo Tangente,

3 de outubro

Segunda-feira 

Donnie vai para a escola onde Gretchen se junta a sua aula de inglês. 

5 de outubro

Quarta-feira

Donnie inunda a escola

6 de outubro

Quinta-feira

Donnie leva Gretchen para casa e a convida para sair. 

10 de outubro

Segunda-feira

Donnie recebe o livro de seu professor de ciências e constata que foi escrito por Roberta Sparrow.

18 de outubro

Terça-feira

Donnie tenta beijar Gretchen a primeira vez.

26 de outubro

Quarta-feira

A professora diz a Donnie o significado das palavras Cellar Door.

29 de outubro

Sábado 

Donnie e Elizabeth dão uma festa. Donnie e Gretchen fazem amor.

30 de outubro

Domingo 

Descobrimos quem é Frank e o destino de Gretchen.

2 de outubro

Domingo 

Donnie volta ao Universo Primário e cumpre seu destino. Ele voluntariamente permanece na cama enquanto o motor cai, escolhendo morrer. Há indícios que Roberta Sparrow foi uma  Receptora e de suas experiencias, escreveu o livro. Por tanto, o sacrifício de Donnie foi opcional já que o personagem entendeu, naquele momento, que sua missão foi cumprida.

Mad World

A música cantada por Gary Jules parece feita para o filme. Ainda que lançada no mesmo ano, ela é uma canção de 1982 da banda britânica Tears for Fears. Escrita por Roland Orzabal e cantado pelo baixista Curt Smith.

Ao meu redor estão rostos familiares

Lugares desgastados, rostos desgastados

Claro e cedo para sua corrida diária

Indo a lugar algum, lugar algum

E suas lágrimas estão encharcando seus óculos

Sem expressão, sem expressão

Escondo minha cabeça, eu quero acabar com meu sofrimento

Não há amanhã, não há amanhã

E eu acho isso meio engraçado

Acho isso meio triste

Os sonhos em que estou morrendo

São os melhores que já tive

Acho difícil dizer isso pra você

Pois acho difícil de encarar

Quando as pessoas andam em círculos

É um mundo muito, muito

Louco, louco

Crianças esperando pelo dia em que sentirão bem

Feliz aniversário, feliz aniversário

Feitas para se sentir da maneira que toda criança deveria

Sentar e escutar, sentar e escutar

Fui à escola e estava muito nervoso

Ninguém me conhecia, ninguém me conhecia

Oi professor, diga me qual a minha lição

Olhe através de mim, olhe através de mim

E eu acho isso meio engraçado

Acho isso meio triste

Os sonhos em que estou morrendo

São os melhores que já tive

Acho difícil dizer isso pra você

Pois acho difícil de encarar

Quando as pessoas andam em círculos

É um mundo muito, muito

Louco, louco

 






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