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10 ITENS QUE QUASE TODO MUNDO USOU NOS ANOS 80



Os Anos 80 foram antológicos por diversos motivos. E desta atual necessidade de revisitar esta época, dei início a uma série de muitos posts sobre elementos que fazem daquela década tão divertida de ser explorada. Afinal, qual o motivo dos anos 80 em particular, ser tão nostálgico? A identidade visual daqueles anos foi muito forte. Em todos os setores.

Hoje vamos lembrar 10 itens que fizeram sucesso nos Anos 80 e que você certamente usou. Alguns "nasceram" em décadas anteriores, mas fizeram história nos anos 80. 

Nostalgia pura.


O Kichute foi lançado na esteira da vitória de nossa seleção brasileira na copa do mundo de 1970. Mas foi com a juventude oitentista que o calçado foi eternizado, inclusive a propaganda televisiva era feita pelo Zico, craque de 1982. Misto de tênis e chuteira, ele era uma ostentação para os jovens que amavam futebol. 


O Bamba é o típico caso de uma marca eternizado em uma década diferente da que foi criada. Ele veio ao mundo nos anos 60, foi sucesso de vendas na década de 1970 mas fez parte determinante do contexto dos anos 80.


A Company era um termômetro social da época, que estendeu o auge até os anos 90. Não só as mochilas, mas calças, camisetas e outras vestimentas. Ela veio ao mundo em meados nos anos 70, mas a febre foi nos anos 80. 


A Casio é um dos fabricantes líder no mercado mundial de produtos eletrônicos ao consumidor e de soluções de equipamentos empresariais. Criada nos anos 40, foi somente 30 anos depois que ela lançou o seu primeiro relógio digital. E na década seguinte, lançou uma linha que se popularizou (que podemos ver na imagem), além do primeiro G-shock, que muitos adquiriram também.

Iniciada por um jovem e inovador casal, Leila Barreto e Peter Simon, a história de sucesso do Cantão começa em 1967, véspera de um intenso momento em que uma geração inteira dizia não ao conformismo. Porém, nos anos 80, a marca passa a ser um grande pólo catalisador de tendências, tornando-se sinônimo de moda para o público feminino.


Ter este monte de chaveiros era uma verdadeira ostentação. Ainda mais quando a gente saia com ele na presilha da calça jeans ou bermuda. E talvez tenha sido minha única coleção da época que resistiu ao tempo (digo, aos pais que dão tudo das crianças). 

Ter o boliche de canetas nem era ostentação. Era outro patamar. Eu me lembro até da textura da embalagem para guardar as canetinhas. Aquela década era vida.


O Creme foi concebido em meados da década de 70, mas parece ter se tornado a única opção disponível no mercado nos anos 80. Ele era como a Coca Cola, que não tinha concorrência. A memoria afetiva coloca ele em qualquer casa que eu já tenha ido na época. Talvez porque ele inaugurou no Brasil a categoria de condicionadores.

Criado em 1983, o tênis Redley foi inicialmente vendido nas lojas Cantão e se tornou uma febre imediata. O sucesso foi tanto que Peter Simon, criador da marca, não teve dúvidas em abrir uma loja que vendesse uma linha completa de calçados e vestuário assinados com esse nome.


E para finalizar, quem tinha a caneta simpática por um preço milimétrico?

Aliás, quem não tinha...






 

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