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O QUE É SURREALISMO NO CINEMA

O conceito de surrealismo é de certa forma, intuitivo, afinal, sugere algo que extrapola a realidade. Os surrealistas inicialmente buscavam de forma inconsciente, ir além do racionalismo e do realismo literário, já que entendiam que elas reprimiam a imaginação, poluída por dogmas. Eles desejavam explorar o inconsciente e transpor para a arte, as eventuais contradições e anseios.

A obra de Sigmund Freud foi profundamente influente para os surrealistas, particularmente seu livro A Interpretação dos Sonhos (1899). E um dos destaques na pintura foi o espanhol Salvador Dali, o que nos leva ao cineasta espanhol Luis Buñuel e o surrealismo no cinema.

Com origens em Paris na década de 1920, nomes como René Clair, Jean Renoir, Jean Epstein ganharam destaque com Entreato (1924), A filha da água (1925) e A Queda da Casa de Usher (1928), respectivamente. Mas o maior destaque foi justamente para Um cão Andaluz  (1929) em que Luis Buñuel fez justamente com Salvador Dalí.

Ainda que busquemos teorizar tudo, as obras surrealistas não eram definidas por estilos e formas, mas eram resultados da prática do surrealismo. Propor a teoria é uma forma de reduzi-lo a um estilo, quando seu objetivo é romper barreiras, buscando perspectivas cada vez mais amplas. Curiosamente trazemos essa essência do surrealismo para nosso dia a dia, quando nomeamos algo, que em nossa percepção, é surreal. E não podemos qualificar nem quantificar este valor que colocamos no elemento que julgamos surreal.

Foi o surrealismo - não o expressionismo - o primeiro movimento literário e artístico a ser seriamente associado ao cinema. Os surrealistas reconheceram no cinema uma forma bem abrangente de explorar os limites da realidade.

Mas há traços para identificação de um filme surrealista? Claro, e vai além de visuais alucinantes (no sentido de alucinógeno mesmo). O mais marcante é a distorção da realidade e a esse elemento, associo diretamente "Um corpo que cai", obra-prima  de  Alfred Hitchcock  e "O segundo rosto", de John Frankenheimer, lançada em 1966. Obras que buscam trazer confusão ao telespectador, a ponto de se questionarem sobre o que é real e o que não é.

Outro elemento comum é a fotografia psicodélica ou mesmo impressionista.  Um ótimo exemplo de um filme que podemos encontrar este traço é "A árvore da vida (2011)" de Terrence Malick. Irreversível (2002) de Gaspar Noé também combina elementos surreais com seus movimentos de câmera e com a fotografia psicodélica. Sete anos depois, ele lançou "Viagem Alucinante", que leva a fotografia psicodélica a um patamar extremo.

Um adendo: há um elemento bem comum nos filmes “não surreais”- quando o personagem reconhece sua presença como espectador. Quando isso ocorre, dizemos que ele quebrou a quarta parede. E neste instante, que costuma ser breve, o surreal toma conta da produção. "Bons Companheiros (1990)", de Martin Scorsese, faz uso deste elemento de forma memorável.

Por fim, muitos ótimos filmes deixam você na dúvida quanto aos acontecimentos. E neste ponto, "A Origem (2010)"de Christopher Nolan, me representa. Mas em um filme surrealista, o significado torna menos importante que a trajetória. E neste ponto, "À Beira do Abismo", Noir de Howard Hawks lançado em 1946 é a obra que indico para visualizar esta ideia.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


Fiz uma lista parcial com indicações de filmes interessantes sobre o tema. Confira a seguir:



O detetive aposentado John Scottie sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa. Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.


Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.


Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, já atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.


El Topo (Alejandro Jodorowsky), um pistoleiro que veste negro, inicia uma transformadora jornada pelo deserto. Lá ele desafia quatro mestres guerreiros, testemunha a violência brutal de um mundo sádico e cruel e se declara Deus. Topo é acompanhado pelo filho (Brontis Jodorowsky), que deve enterrar sua infância para tornar-se um homem.

Henry e Mary têm um bebê que nasceu prematuro e é desumano. Quando a mãe os abandona por não conseguir suportar seu terrível aspecto, Henry deve se esforçar para cumprir seu papel de pai solteiro.


Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. 


Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton (Kim Greist), uma terrorista.


Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente e perigosa aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil. O animador tcheco Jan Svankmajer criou uma obra-prima, interpretando de maneira mais surreal e absurda possível o clássico conto de Lewis Caroll. 


Em Manhattan vive Max, um jovem gênio que evita contato com outras pessoas e sofre de terríveis dores de cabeça. Quando ele descobre o número completo de pi, compreende todos os segredos da existência de vida na Terra e, com isso, desperta o interesse de representantes da bolsa de mercado.


Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.



 

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