google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES ESSENCIAIS BASEADOS EM MANGÁS


É inegável que com o crescente aumento de plataformas de streaming, muitas produções antes desconhecidas tiveram a oportunidade de finalmente chegar ao conhecimento do público. Logo, filmes de outros países além dos americanos e europeus, puderam ganhar força e conquistar uma legião de fãs ao redor do mundo. 

Se antes havia um certo estranhamento com produções orientais, visto que elas não eram tão divulgadas ou consumidas por falta de acesso até as mesmas, isto não se mostra mais um problema; afinal, é visível que essa distância entre as culturas tem encurtado e provocado um efeito: o cinema oriental vem tomando espaço nas casas do público. Mas por que falar do cinema oriental? 

Em suma, o post de hoje trata-se justamente das adaptações de mangás para o cinema, e como muitos sabem, o mangá é basicamente a banda desenhada ou histórias em quadrinhos produzida no Japão. O mangá tem características próprias tanto estilísticas quanto narrativas. Com o grande número de exemplares vendidos, os  mangás chamaram a atenção das produtoras americanas e muitas obras foram adaptados por elas. 


A grande questão é que isso não garantiu que a qualidade narrativa dessas obras fosse mantida, demonstrando um problema que as produtoras americanas têm em relação às japonesas: a diferença cultural. É inegável que nem todas as adaptações japonesas são boas, mas a experiência em adaptar mangás mostra-se um fator de peso. Além disso, a diferença cultural como mencionado antes é elemento que recai de forma negativa em adaptações americanas. 

Não estou afirmando que todas as adotações americanas sofrem desse problema, mas que muitas delas não tratam com o mesmo afinco certas tradições e culturas japonesas, ou as representam de forma equivocada em suas produções. E é justamente este um fator decisivo em fazer essas produções não serem tão bem recebidas pelos fãs em geral. 

Ou seja, nem toda adaptação americana é ruim e nem toda adaptação japonesa é boa. A grande questão está na própria tradução do mangá para o cinema, em que as produtoras japonesas levam vantagem ao conhecer mais intimamente o universo cultural que concebeu o mangá que será posteriormente traduzido.

Fique com 10 filmes essenciais baseados em mangás:
Texto e RevisãoThais A.F. Melo
PesquisaM.V.Pacheco


🔶O filme: uma enorme explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.
🔶Ano: 1988
🔶O mangá: "Akira", criado por Katsuhiro Otomo
🔶Primeira publicação: 1982 


🔶O filme: abandonada em um ferro-velho de Iron City, a ciborgue Alita é encontrada pelo cientista Dyson Ido. Revitalizada, ela acorda sem memória e reconhecimento do mundo em que se encontra. Determinada a conhecer seu passado e explorar suas habilidades surpreendentes de luta, Alita se torna uma poderosa caçadora de recompensas, combatendo forças mortais.
🔶Ano: 2019
🔶O mangá: "Gunnm", criado por Yukito Kishiro
🔶Primeira publicação: 1990


🔶O filme: o mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesma.
🔶Ano: 1995
🔶O mangá: "Mobile Armored Riot Police", criado por Masamune Shirow
🔶Primeira publicação: 1989 


🔶O filme: Anjo, um chefe da máfia japonesa, a Yakuza, desaparece com três milhões de ienes. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara, saem em busca de Anjo, mas os métodos extremamente violentos do novo líder acabam chamando a atenção negativamente de gangues rivais. Tudo piora quando ele contrata o misterioso assassino psicopata Ichi, controlado por um policial aposentado.
🔶Ano: 2001
🔶O mangá: "Ichi the Killer", criado por Hideo Yamamoto
🔶Primeira publicação: 1993 


🔶O filme: Yuki, nasce em uma prisão, e, desde seu primeiro minuto de vida, herda um legado obsessivo de vingança dos quatro malfeitores que mataram seu pai e estupraram sua mãe. Desde cedo ela é treinada em artes marciais, já crescida, sai em sua missão de vingança, armada com uma lâmina escondida no seu guarda-chuva.
🔶Ano: 1973
🔶O mangá: "Shura Yuki-hime", criado por Kazuo Koike 
🔶Primeira publicação: 1972


🔶O filme: Especializado em roubar artefatos valiosos, Lupin III é o maior ladrão do mundo. Junto aos seus parceiros, Jigen e Goemon, Lupin une forças com sua principal rival Fujiko Mine, uma bela criminosa profissional, na missão de encontrar o lendário Diário de Bresson. Toda a equipe é constantemente perseguida pelo obstinado Inspetor Zenigata, o incansável agente da Interpol que tem como principal objetivo prender Lupin e seus aliados.
🔶Ano: 2019
🔶O mangá: "Rupan Sansei", criado por Kazuhiko Kato 
🔶Primeira publicação: 1967


🔶O filme: Dae-Su é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.
🔶Ano: 2003
🔶O mangá: "Ōrudo Bōi", criado por  Garon Tsuchiya
🔶Primeira publicação: 1996


🔶O filme: vindo de uma família de pilotos de carros, Speed Racer é uma estrela das corridas. Ao negar uma oferta lucrativa do empresário da Royalton Indústrias, Speed o deixa furioso e acaba descobrindo a corrupção dos patrocinadores em corridas. Para salvar os negócios da família, Speed participa do mesmo rally que matou seu irmão para desafiar um magnata corrupto.
🔶Ano: 2008
🔶O mangá: "Mach Go Go Go", criado por Tatsuo Yoshida.
🔶Primeira publicação: 1966


🔶O filme: Japão, século XVII. Vítima de uma conspiração do clã Yagyu, o samurai Itto Ogami, o executor oficial do Xogum, tem a esposa assassinada e cai em desgraça, acusado de traição. Ao lado do filho Daigoro, ele sai em busca de vingança, tornando-se o mercenário Lobo Solitário. É o início de uma violenta saga que envolve traições, honra, família e filosofia samurai.
🔶Ano: 1972
🔶O mangá: "Kozure Ōkami", criado por Kazuo Koike.
🔶Primeira publicação: 1970


🔶O filme: assassino contratado por organização secreta chinesa chora de remorso toda vez que mata alguém. Ele é visto executando mafiosos japoneses por uma bela artista e os outros membros da Yakuza, pretendem se vingar dele pela morte de seu líder.
🔶Ano: 1995
🔶O mangá: "Kuraingu Furiiman", criado por Kazuo Koike.
🔶Primeira publicação: 1986








 

Tecnologia do Blogger.