10 MELHORES ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE STEPHEN KING PARA O CINEMA
O meu trabalho se resume em duas coisas: prestar atenção em como as pessoas reais se comportam e então contar a verdade sobre o que você vê..
Stephen King
Monstros, espíritos, vampiros e até gente estranha... O que todos têm em comum? Todos foram trazidos a vida por contos e romances do escritor norte-americano Stephen Edwin King, popularmente conhecido como Stephen King. Nascido em Portland em 21 de setembro de 1947, o escritor se tornou um dos autores mais traduzidos do mundo com várias obras sendo adaptadas em filmes, séries, quadrinhos e minisséries.
Além de ser um mestre na literatura do horror e da ficção, Stephen também escreveu obras notórias como The Green Mille (1996) e The Body (1986) que tinham o drama como grande elemento narrativo e estilístico. Essas duas obras citadas foram posteriormente adaptadas para o cinema arrancando suspiros da crítica e do público.
É importante destacar a relação de King com o cinema e principalmente sua grande contribuição para a sétima arte - afinal, o cinema de terror não seria mais o mesmo sem a colaboração do autor. Seu primeiro romance publicado: Carrie (1974) também foi sua primeira obra adaptada para o cinema, isso dois anos depois pelo diretor Brien de Palma. O filme logo se tornaria um clássico atemporal, tratando de temas atuais até para a contemporaneidade como bullyng e fanatismo religioso.
Além desta, podemos citar outras obras memoráveis que foram adaptadas e que consolidaram Stephen King como mestre do terror, tais como: The Shining (1977), Pet Sematary (1983), Cujo (1981), Cristine (1983), Children of the Corn (1977), Cycle of the Werewolf (1983), Misery (1987), It (1986), entre outros. O que é importante destacar e posso dizer que aprendi com King, é que muitas das vezes os verdadeiros monstros estão mais perto do que podemos imaginar.
Eles não possuem caras ferias ou aterrorizantes, são seres humanos comuns: com fobias, medos e complexidades. Stephen King não é apenas o escritor com mais de 400 milhões de livros, ele conhece o medo dos homens e cria histórias com ele.
Afinal, do que você tem medo?
Pesquisa M.V.Pacheco
Texto: Thais A.F. Melo
Conheça os 10 melhores filmes que adaptam obras do mestre:
Carry White (Sissy Spacek) é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida.
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo.
Donna Trenton (Dee Wallace) é uma dona de casa entendiada que descobre que está sendo traída por seu marido. Brett Camber (Billy Jayne) é um menino que tem como único amigo um cão da raça São Bernardo chamado Cujo, que acaba de ser mordido por um morcego.
Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes.
O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas aos poucos sua personalidade doentia se revela.
Todd (Brad Renfro), um garoto, descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias.
1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
27 anos depois dos eventos de "It - A Coisa", Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) voltou à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas.