13 MARCANTES TRILHAS SONORAS DO CINEMA DE HORROR
Certamente, você relaciona um momento de sua vida a algum filme que assistiu. Como se a lembrança daquele filme despertasse em você a memória do que estava fazendo, ou do que acontecia na sua vida naquele momento. Mais ainda, as cenas do filme ou a narrativa em si, vem a sua mente acompanhados de uma trilha sonora. Afinal, o que seriam dos filmes sem suas famosas trilhas sonoras? Muitas obras cinematográficas são reconhecidas por elas.
Você ouve a trilha e logo vem o filme a sua cabeça. O que dizer, por exemplo, da famosa música tema de 'E o Vento Levou'? Decerto, somos transportados para o casarão dos O'Hara. As trilhas sonoras tem história. Se antes nos filmes mudos, elas preenchiam os buracos da falta do áudio, depois, elas passaram a dividir espaço com as falas dos personagens.
Mas uma coisa é certa, uma trilha pode mudar tudo. Exemplificando, se temos uma cena com uma criança brincando no parque, e uma música suave é tocada, pensamos que aquele é um momento de diversão e até mesmo lúdico.
Mas se a música dá lugar a algo num tom de suspense, pensamos que a criança está sozinha e o perigo é eminente. Ou seja, as trilhas também fazem parte da narrativa: elas indubitavelmente são partes imprescindíveis de um filme. Os filmes de terror devem muito às suas trilhas. E se há algo que podemos afinar é que, no terror, temos as maiores liberdades criativas.
O uso de instrumentos nada convencionais e o experimentalismo dos music editor é verdadeiramente marcante. Mesmo que alguns tenham composições simples, como a do filme Halloween -, elas não deixam de ser icônicas. A trilha deste último, por exemplo, foi composta pelo próprio John Carpenter.
Fica uma última indagação, qual é a trilha sonora da sua vida?
Texto: Thais A.F. Melo
Revisão e Pesquisa: M.V.Pacheco