DRÁCULA - ESSENCIAL
Bram Stoker foi um autor irlandês mais conhecido por seu romance gótico “Drácula”. Nascido em 8 de novembro de 1847, em Dublin, Irlanda, Stoker cresceu em uma família de classe média. Ele inicialmente seguiu carreira no serviço público, mas acabou obtendo sucesso como escritor.
A obra mais famosa de Stoker, “Drácula”, foi publicada em 1897 e desde então se tornou uma das obras mais influentes e duradouras da ficção de terror. O romance conta a história do Conde Drácula, um vampiro da Transilvânia, e suas tentativas de se mudar para a Inglaterra para espalhar a maldição dos mortos-vivos. "Drácula" popularizou muitos dos tropos de vampiros que agora são comuns na literatura e na cultura popular.
Embora "Drácula" tenha trazido reconhecimento a Stoker, ele também escreveu vários outros romances, contos e obras de não-ficção. Algumas de suas obras notáveis incluem “A Jóia das Sete Estrelas”, “A Toca do Verme Branco” e “A Dama do Sudário”.
A escrita de Stoker foi fortemente influenciada por seus próprios interesses e experiências. Tinha um grande interesse pelo folclore, pela mitologia e pelos contos sobrenaturais, o que fica evidente nos temas e motivos presentes nas suas obras. Além disso, o tempo de Stoker trabalhando como gerente de negócios do Lyceum Theatre em Londres permitiu-lhe desenvolver relacionamentos com figuras notáveis como o ator Henry Irving, que teria inspirado o personagem do Conde Drácula.
Apesar de suas contribuições para a literatura, Stoker não obteve sucesso financeiro significativo durante sua vida. Ele faleceu em 20 de abril de 1912, em Londres, Inglaterra, aos 64 anos. Com o tempo, porém, seu trabalho ganhou imensa popularidade e aclamação da crítica, consolidando Bram Stoker como um dos escritores mais influentes da ficção de terror.
E uma curiosidade mórbida: o navio Titanic partiu justamente da Inglaterra, para a sua jornada final, que se encerrou 14 de abril de 1912, menos de uma semana antes de Stoker falecer.
Fique com o Drácula no cinema e TV ao longo dos tempos. E um detalhe: Nosferatu é uma versão não oficial.
Boa sessão:
O corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.
Drácula (Bela Lugosi) é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.
O estudioso de vampiros Dr. Van Helsing chega à cidade e descobre que Jonathan Harker foi mordido pelo Drácula. Forçado a enfiar uma estaca no peito do amigo, ele sai em busca da sua esposa Lucy e sua família, que agora também estão na mira do Conde.
O Conde Drácula (Jack Palance) deixa seu castelo na Hungria e vai para Londres, na Inglaterra, para ficar mais próximo de seu amor reencarnado, a bela Lucy Westenra (Fiona Lewis). Mas o caçador de vampiros Dr. Van Helsing (Nigel Davenport) está à espreita de Drácula.
Um clássico cult dos anos setenta, considerado uma das adaptações mais fiéis ao romance "Drácula" de Bram Stoker. Feito pela TV britânica, o milenar conto vampírico desenrola-se com Jonathan Harker visitando o conde da Transilvânia para ajudá-lo com os preparativos para ir a Inglaterra. No castelo do Conde (este interpretado magnificamente por Louis Jourdan), Jonathan torna-se um prisioneiro e aos poucos descobre a verdadeira natureza de seu sanguinário anfitrião...
Escuna naufraga perto de Whitby e o único sobrevivente é o Conde Drácula (Frank Langella), que chegou com abundância de terra da Transilvânia para levar para sua residência em Carfax Abbey. Ele faz amigos como o Dr. Seward (Donald Pleasence), que administra um asilo, sua filha Lucy (Kate Nelligan), a amiga dela Mina (Jan Francis) e Jonathan Harker (Trevor Eve), o noivo de Lucy. Mas logo Mina morre de perda de sangue e Drácula se defronta com o Van Helsing (Laurence Olivier), um caçador de vampiros que deseja aniquilá-la.
Jonathan Harker é enviado ao castelo do conde Drácula para lhe vender uma casa em Virna, onde mora. Mas o conde é um vampiro. Inspirado por uma foto de Lucy Harker, mulher de Jonathan, Drácula se muda para Virna, trazendo morte e destruição.
No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.
Os habitantes da Transilvânia sempre travaram batalhas épicas contra o Império Otomano até que foi feito um acordo no qual o rei local aceitou entregar centenas de crianças, dentre elas o filho de Vlad. Após dez anos, o rei turco exige mais crianças, só que, dessa vez, Vlad, agora nomeado príncipe, recusa-se a entregá-las, dando início a uma nova guerra. Mesmo sendo famoso por sua ferocidade nas batalhas, Vlad vai atrás de um ser das trevas para ganhar poderes sobre-humanos.
A trama conta a terrível história do navio mercante Deméter, que foi fretado para transportar cargas particulares — cinquenta caixotes de madeira sem identificação — de Carpathia a Londres. Estranhos eventos acontecem à tripulação condenada enquanto tentam sobreviver à viagem oceânica, perseguidos todas as noites por uma presença impiedosa a bordo do navio. Quando o Deméter finalmente chega à costa da Inglaterra, é um naufrágio carbonizado e abandonado. Não há vestígios da tripulação.