STAN WINSTON - 10 CRIAÇÕES ESSENCIAIS
Em 15 de junho de 2008, um câncer múltiplo tirou a vida de um doe nomes mais marcantes do cinema: Stan Winston. Ele foi um dos fundadores das empresas de efeitos visuais Digital Domain, Stan Winston Digital e Stan Winston studios.
Winston estudou pintura e escultura na Universidade da Virgínia em Charlottesville e se formou em 1968 e mudou-se para Hollywood. No início queria ser ator, mas não conseguiu emprego e no ano seguinte tornou-se aprendiz no Departamento de Maquiagem do Walt Disney Studios. Ele se tornou conhecido principalmente como um "criador de criaturas". Seu primeiro trabalho foi para o telefilme Os Demônios dos Seis Séculos (1972).
Stan Winston afirmou de todos os filmes em que trabalhou em sua longa carreira, AI: Inteligência Artificial de Steven Spielberg (2001) foi o mais ambicioso. Curiosamente, ele ficou de fora da minha seleção por não ter monstros muito específicos, ainda que seja um filme visualmente perfeito.
Confira 10 filmes inesquecíveis:
Eu não faço efeitos especiais. Eu faço personagens. Eu faço criaturas.
Stan Winston
Grande parte do trabalho da criatura na cena dentro da gaiola do cachorro, quando ele se transforma e ataca os demais, foi feita por Stan Winston e sua equipe, já que Rob Bottin estava sofrendo de exaustão na época, devido à sua carga de trabalho imensamente pesada.
A maior parte do roteiro foi escrito de trás para frente: o endoesqueleto teria que ser futurista, mas como Cameron não podia se dar ao luxo de ambientar o filme no futuro, a solução foi trazer o futuro para o presente e colocar o elemento 'viagem no tempo' no roteiro. Stan Winston foi trazido, e trabalhou na criação com o diretor. O endosqueleto do Exterminador era muito pesado e difícil para a equipe de Stan Winston carregar. Eles descobriram da pior forma que construir um robô de metal é realista, mas não prático.
Stan Winston estava trabalhando neste filme e Aliens: O Resgate (1986) ao mesmo tempo. Inspirado pelo conceito de rainha alienígena de Aliens, Stan quis explorar outras maneiras de se criar um monstro. "Eu queria criar um invasor alienígena que não se parecesse com um cara de terno", disse ele em uma entrevista. "Então eu tive a ideia de colocar uma pessoa pequena nas costas de um cara grande que ficaria de pé e andaria para trás."
Aliens é o único filme da série no qual a lenda dos efeitos especiais Stan Winston fez os efeitos especiais e inclusive ganhou seu primeiro Oscar. Ele foi auxiliado por Alec Gillis e Tom Woodruff Jr. Em Alien 3 (1992) e Alien, a Ressurreição (1997), Winston passou a tocha dos efeitos especiais para a dupla, que na época haviam fundado sua própria empresa.
O estúdio escolheu o Boss Studio para o primeiro design do Redator para economizar dinheiro. O Redator deles era mais parecido com um artrópode/inseto e, de acordo com Arnold Schwarzenegger, parecia alguém em um traje de lagarto com a cabeça de um pato. No entanto, o traje não foi considerado assustador o suficiente, e o ator Jean-Claude Van Damme (que era a pessoa dentro do monstro) não conseguiu se mover adequadamente nele. Por sugestão de Schwarzenegger, Stan Winston foi contratado para redesenhar a criatura por 1,5 milhão de dólares (o dobro do que o Boss Studio havia cobrado).
Stan Winston projetou e construiu trinta bonecos de pinguim mecânicos de corpo inteiro, dez de cada uma das três espécies diferentes de pinguins e seis cabeças e trajes mecânicos, todos intercalados com pinguins vivos para criar o exército visto no filme. Winston também esculpiu visual complexo do Pinguim em argila, baseado no rosto do ator.
Apesar de serem personagens principais, os dinossauros têm apenas cerca de quinze minutos de tela: nove minutos são os animatrônicos feitos pelo mestre Stan Winston e seis minutos são CGI da Industrial Light & Magic.. Isso significa que apenas 10% do filme é dedicado a cenas de dinossauros, algo que é uma marca registrada do diretor Steven Spielberg.
Durante a produção de Jurassic Park (1993), Crichton ficou impressionado com os dinossauros que o estúdio de Stan Winston havia criado. A produtora Kathleen Kennedy (que produziu os dois filmes) sugeriu o Winston para a criação dos macacos. Além de Amy, Stan Winston e a equipe criaram doze gorilas cinzentos geneticamente modificados, oito dos quais foram construídos como cabeças e trajes totalmente articulados. Para iniciar o design dos doze tons de cinza, Chris Swift fez uma série de desenhos. Stan Winston então deu aos principais artistas do estúdio a oportunidade de projetar e esculpir um personagem cada. Como “os cinzas” eram uma raça fictícia e mutante de gorilas, os escultores desfrutavam de muita liberdade criativa na elaboração de seus projetos.
Joe Dante originalmente queria que o elenco de O Predador (1987) dublasse o comando: Arnold Schwarzenegger dublaria Chip Hazard, Shane Black dublaria Kip Killagin, Carl Weathers dublaria Butch Meathook, Jesse Ventura dublaria Brick Bazooka, Sonny Landham dublaria Nick Nitro e Bill Duke dublaria Link Static. Não deu, mas Stan Winston veio a bordo para ele e sua equipe de efeitos especiais darem vida ao esquadrão. Eles inclusive se reuniram com a Hasbro para entender melhor como os brinquedos funcionavam.
O crocodilo como CGI ou animatrônico tem cerca de 3 minutos e 43 segundos de tempo de tela. O homem que criou o crocodilo para o filme não era outro senão Stan Winston. E o monstro era realmente gigante, completo, com cabeça e cauda em movimento e mandíbulas. E funcionaria plenamente debaixo d'água.