google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES ENVOLVENDO PERSONAGENS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA


Você se expressar hoje em dia está cada vez mais difícil. O politicamente correto se tornou extremo, e a preocupação de não ofender se tornou prioritária para pessoas como eu, que escrevem por amor ao cinema, não para mudar o mundo ou criar polêmicas. Para a lista de hoje, tive diversas dúvidas quanto ao tratamento do título (escolher os filmes foi bem mais fácil). Dizer "deficiente auditivo" me soa ofensivo, até depreciativo, ainda que retrate a realidade, afinal, deficiente significa ausência total ou parcial de algo. 

Enfim, pesquisei bastante e vi que o tema é tratado desta forma mesmo. Congênita ou adquirida, o deficiente auditivo é considerado surdo quando ele apresenta um grau de perda auditiva profunda. Nos filmes da lista de hoje, falar que os personagens são surdos-mudos é uma inverdade.  Há casos, por exemplo, que a pessoa perdeu a audição quando adulto, mas a fala permaneceu intacta.

Bom, são 15 filmes imperdíveis. Boa sessão:



A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

James Leeds (William Hurt) é um idealista professor de linguagem de sinais que gosta de usar métodos pouco convencionais. Na escola em que acaba de ser contratado, ele conhece Sarah Norman (Marlee Matlin), uma mulher arredia e fechada que continua na escola mesmo após ter se formado. Ao perceber o medo que a jovem tem do mundo, ele tenta se aproximar e ajudá-la, e o que era um desafio profissional logo transforma-se em uma louca paixão.


Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal descobre mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após este tempo uma grande decepção o aguarda.

Frankie (Jack McElhone) é um garoto de 9 anos que vive com sua mãe, Lizzie (Emily Mortimer), com quem segue de um lado para outro. Tentando proteger Frankie da verdade, Lizzie escreve cartas para ele em nome de um pai fictício, que trabalha a bordo de um navio que passa por terras exóticas. Porém o que Lizzie não contava era que logo o navio em que o "pai" trabalha estará aportando no lugar em que estão, o que faz com que ela tenha que escolher entre contar a verdade para o filho ou encontrar um homem desconhecido que se faça passar pelo pai de Frankie durante algum tempo.


Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.


Anna Holtz (Diane Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris), o mais celebrado artista vivo da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.


Em Silêncio conta a história de uma escola para crianças surdas, que durante 5 anos, nos anos 2000, foi ambiente para diversos abusos sexuais cometidos pelo próprio corpo docente da instituição. Baseado em fatos reais, o retrato chocante do abuso acompanha a saga para se fazer justiça e proteger as crianças, para que atrocidades como essas não se repitam.

Ucrânia, período indefinido entre a queda do muro até os dias atuais. Um adolescente surdo-mudo desembarca em uma escola especializada e se junta aos líderes da gangue que assola a cena. Absolutamente entregues a si mesmos, esses jovens – sem passado, sem família e claramente sem futuro – exploram os mais jovens mais fracos, mandando-os vender cacarecos em trens ou, até pior, seu próprio corpo em uma obscura rede de prostituição.


Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais… Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?


Em 1897, Marie Heurtin nasceu cega e surda, filha de um humilde artesão e sua mulher. Aos 14 anos, Marie vive em seu próprio mundo, incapaz de se comunicar com as pessoas ao seu redor. Seu pai, desesperado para estabelecer uma conexão com a filha, não quer enviá-la para um manicômio. Ele descobre que uma ordem de freiras católicas cuida de um instituto para crianças surdas, e a leva até lá. No convento, a jovem aprende a se comunicar com a ajuda da idealista Irmã Marguerite


A escritora Maddie Toung vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio. Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.


Depois de um ano, a maior parte da população humana da Terra foi aniquilada por criaturas cegas com audição hipersensível que atacam qualquer coisa que faça barulho. As criaturas alienígenas são cobertas por uma armadura de proteção imune a balas e explosivos. Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por estas criaturas e precisam descobrir uma forma de lidar com elas.

A vida de um jovem baterista muda totalmente quando ele percebe que está perdendo a audição. As suas duas grande paixões estão em jogo: a música e a sua namorada, integrante da mesma banda de heavy metal que ele faz parte. 
O enredo e os principais personagens são muito parecidos com os de Metalhead (2018), filme de Derek Cianfrance no qual o baterista de uma banda de heavy metal estoura os tímpanos e precisa aprender a se adaptar a um mundo silencioso.


Em 5000 A.C., dez Eternos superpoderosos, Ajak, Sersi, Ikaris, Kingo, Duende, Phastos, Makkari, Druig, Gilgamesh e Thena são enviados pelo Celestial Arishem para a Terra na nave "Domo", para exterminar os invasores Deviantes. Ao longo dos milênios, eles protegem a humanidade dos perigos representados por essas criaturas, mas não podem interferir no desenvolvimento da população mundial. Depois que os supostos últimos Deviantes são mortos em 1500, há uma ruptura dentro do grupo, já que as opiniões divergem sobre sua responsabilidade para com a população. Eles passam os próximos quinhentos anos separados um do outro, esperando que Arishem os envie de volta ao seu planeta natal.

O filme conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.


https://www.pipoca3d.com.br/2022/03/15-filmes-deficientes-visuais.html

Tecnologia do Blogger.