15 FILMES QUE CELEBRAM A AMIZADE ENTRE MULHERES
Fiz um passeio pelas décadas cinematográficas buscando filmes centrados na amizade de mulheres (irmãs e/ou amigas) e descobri diversas produções interessantes, muito além de Adoráveis mulheres, que já fiz um post específico sobre as adaptações.
O resultado é imperdível, contendo obras desde a década de 30 até os dias atuais. Veja como ficou:
Em um baile na noite da eleição de 1904, as irmãs Louise (Bette Davis), Helen (Anita Louise) e Grace (Jane Bryan) lidam com perspectivas românticas. Frank Medlin (Errol Flynn) convida Louise para dançar e o casal se apaixona. Eles fogem para se casar e se mudam de Silver Bow para São Francisco. Uma tragédia assola a família e Frank torna-se um alcoólatra, fugindo em um navio em busca de um novo começo.
Naquela mesma noite São Francisco sofre um terremoto e Louise perde o apartamento. Dois anos se passam, a cidade é reconstruída e Louise progride em sua loja de departamentos. Mas quando sua irmã Grace tem problemas, ela volta para sua cidade natal e reencontra suas irmãs, cada uma delas vivendo tormentos pessoais dentro de seus casamentos
´
Baseado no livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, Quatro Destinos é considerada uma de suas melhores adaptações para o cinema, e foi a maior bilheteria do ano de seu lançamento. Tendo como pano de fundo a Guerra Civil americana, o filme relata o crescimento de quatro irmãs e sua mãe, que juntas tentam vencer os períodos difíceis e a pobreza enquanto o patriarca da família serve com o exército confederado. Envolvimentos amorosos, desencontros, tristezas e alegrias farão parte da vida delas. Amy (Elizabeth Taylor) é a egoísta, Meg (Janet Leigh) a romântica, Beth (Margaret O’Brien) a mais jovem e tímida, e Jô (June Allyson) a escritora.
As jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou vindas do interior, em 1958. Elas sonham encontrar um bom trabalho e também um amor para toda a vida. Ao longo de duas décadas, desde a juventude até a maturidade, acompanhamos suas vitórias e seus fracassos, seus amores, desejos e desilusões. As três passarão por situações que testarão suas forças, mantendo, no entanto, sua amizade inabalada. O filme recebeu o Prêmio de Estado da URSS e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1981).
Em Yorkshire, na Inglaterra do século XIX, as três irmãs Brontë, Charlotte (Marie-France Pisier), Emily (Isabelle Adjani) e Anne (Isabelle Huppert), vivem sobre os olhos da tia e do pai que é um pastor anglicano. Elas praticam a escrita, enquanto o irmão é um pintor apaixonado. Porém, dentre as três, somente Charlotte tem sucesso com os seus escritos.
O filme sobre a vida das mais célebres irmãs escritoras da literatura mundial: Emily Brontë (“O morro dos ventos uivantes”), Charlotte Brontë (“Jane Eyre”) e Anne Brontë (“A moradora de Wildfell Hall”).
Um grupo de quatro adolescentes no San Fernando Valley, durante a década de 1970 têm os problemas usuais. Deirdre (Kandice Stroh) é uma rainha da música disco que é fascinada por sua sexualidade, gosta de meninos e tem muitos problemas com o namorado. Madge (Marilyn Kagan) é infeliz com seu excesso de peso e com raiva que ela é virgem. Seus pais são superprotetores, e ela tem uma irmã mais nova chata.
Annie (Cherie Currie) é um adolescente fugitiva que bebe e usa pílulas de comprimidos, e foge de seu pai abusivo, um policial. Jeanie (Jodie Foster) tem que cuidar deles, está lutando com sua mãe divorciada, e tem o desejo de uma relação mais próxima com seu pai distante, um gerente de turnê da banda de rock Angel.
Três jantares consecutivos de Ação de Graças marcam o passar dos anos para as irmãs Hannah, Lee, Holly e os homens em sua vidas. Seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee está tendo um caso com o marido de Hannah e tentando terminar seu romance com o manipulador Frederick. Holly está frustrada com a sua carreira e a crescente dependência da gentileza de Hannah, enquanto é cortejada pelo hipocondríaco Mickey.
M'Lynn é a mãe de Shelby Eatenton, que está para ficar noiva. A amiga Truvy Jones faz o seu cabelo para o noivado com a ajuda de Annelle Dupuy Desoto. Shelby é diabética e talvez não possa ter filhos. O tempo passa, e o grupo de mulheres experimenta tragédias e momentos felizes, se fortalecendo e se aproximando uma das outras.
Quatro garotas chinesas que nasceram nos Estados Unidos, filhas de quatro mulheres que nasceram na China Feudal, exploram as relações entre si e entre suas mães e o restante de suas famílias. As meninas procuram compreender, através do passado, a forma de convivência com cada uma das suas mães.
Depois de vinte e cinco anos, quatro amigas de infância que tiveram rumos diferentes na vida se reencontram quando uma delas, Chrissy Williams (Rita Wilson), vai ter um bebê. Uma delas é Roberta Martin (Rosie O'Donnell), sua ginecologista, e as outras que chegam na cidade são Tina Tercyll (Melanie Griffith), que se tornou uma famosa atriz, e Samantha Albertson (Demi Moore), que é uma conhecida escritora. Juntas elas recordam as férias de 1970, quando tinham apenas doze anos e viveram as primeiras emoções do início da adolescência.
Savannah (Whitney Houston), Bernadine (Angela Bassett), Robin (Lela Rochon) e Gloria (Loretta Devine) estão em busca do amor verdadeiro. Bernadine achava que tinha encontrado a felicidade, até que seu marido a deixou por outra mulher. Savannah e Robin são bem sucedidas em suas carreiras, mas suas vidas amorosas são um fracasso. E a divorciada Gloria está de volta à parada flertando com seu novo e muito interessante vizinho.
Em meados da década de 70, numa sonolenta comunidade de Michigan, vivem as irmãs Lisbon, cinco adolescentes cuja beleza encantou um grupo de rapazes vizinhos. Isoladas por seus superprotetores pais, elas são como visões na paisagem suburbana, luminosas e inatingíveis. Mas quando o bonitão da escola, Trip Fontaine, convence Lux Lisbon e suas irmãs a ir ao baile de formatura, as fantasias românticas dos rapazes ameaçam tornar-se reais – até que são envolvidos em uma espantosa série de acontecimentos que mudará suas vidas para sempre.
Bridget, Carmen, Lena e Tibby são superamigas e vivem em Maryland. Depois de muitos verões juntas, as quatro finalmente seguirão caminhos diferentes: Bridget irá para o México e Lena visitará sua família na Grécia, enquanto Carmen e Tibby ficarão mais perto de casa. Não importa onde estejam, as amigas sempre estarão ligadas por uma calça jeans que serve nas quatro e que mostra o forte vínculo entre elas.
No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
Quatro amigas de longa data partem em uma longa jornada em busca de diversão por Nova Orleães, para participar dos grandes festejos anuais da cidade, o Essence Festival. Lá, a as intimidades são reavidadas e todos voltam a se aproximar com a animação. Ao mesmo tempo, o lado selvagem de algumas se mostra, e a experiência pode mudar a vida de todas para sempre.
Um grupo de amigas decide fazer uma viagem para celebrar os 50 anos de uma delas. O destino escolhido é Napa, Califórnia, conhecida pelas vinícolas. Em meio a várias rodadas de taças de vinho, as amigas acabam se metendo em confusões.
Amy Poehler faz sua estréia como diretora de longa-metragem. Anteriormente, ela havia dirigido episódios das séries Parks and Recreation e Broad City.