15 FILMES QUE MOSTRAM VINGANÇAS DE MULHERES
Filmes sobre vinganças arquitetadas por mulheres costuma ser gloriosos. Fiz uma lista excluindo filmes de comédia por questões óbvias. O assunto aqui é sério. Estas 15 mulheres merecem cada gota de sangue derramada em suas vinganças.
Como diria Hans Landa: Au Revoir Shoshanna! Bom, ela Voou e explodiu um cinema lotado de nazistas, incluindo Adolph Hitler. Tarantino sabe muito bem que as mulheres tem o poder...
Direção: Robert Aldrich
Jane Hudson (Bette Davis) é uma estrela infantil idosa, que cuida de Blanche (Joan Crawford), sua irmã em uma cadeira de rodas, também um ex-atriz mirim. Vivendo juntas em uma mansão na velha Hollywood, Blanch planeja se vingar de Jane pelo acidente de carro que a deixou paralítica anos atrás. Mas Jane está desesperada voltar à fama, e tenta esconder a existência de Blanche de médicos, visitantes e vizinhos enquanto ela pensa em uma maneira de se livrar de sua irmã.
Direção: François Truffaut
O marido de Julie Kohler (Jeanne Moreau) é assassinado em seus braços, nos degraus da igreja logo, após o casamento. A viúva sai a procura dos responsáveis pelo disparo, com um determinado desejo de vingança. Ao encontrar os cinco culpados do crime, ela começa um jogo de sedução e perseguição para matá-los.
Direção: Bo Arne Vibenius
Garota é violentada quando criança e perde a fala. Na adolescência, ela vai ser enganada por um pilantra que a vícia em heroína e a prostitui, controlando-a através do vício. Após passar por todo tipo de sofrimento, a jovem consegue um treinamento em tiro e artes marciais, partindo finalmente para a vingança.
Direção: Toshiya Fujita
Uma mulher é violentada e espancada por um grupo de ladrões, que ainda assassinam seu marido e seu filho. Ela consegue matar um dos assaltantes, e acaba na prisão por isso. Na cadeia, ela morre ao dar à luz a uma menina chamada Yuki, que então é criada para se tornar uma assassina com o único objetivo de vingar a mãe.
Direção: Jack Hill
Após a morte do seu namorado, Michael (Terry Carter), por gângsteres liderados pelo perverso casal Steve Elias (Peter Brown) e Miss Katherine (Kathryn Loder), a bela Foxy Brown (Pam Grier) busca vingança. Usando seu corpo como forma de atração e sua arma como meio de matar, ela aceita um trabalho como prostituta de alta-classe para conseguir completar seus planos.
Direção: Lamont Johnson
Chris McCormick (Margaux) é uma modelo de sucesso, o rosto de uma popular marca de batom e sua imagem pode ser vista em revistas e cartazes ao redor do mundo. Ela conhece Gordon Stuart (Sarandon), um compositor e professor de música de sua irmã de treze anos, Kathy (Mariel). Um psicopata com forte complexo de inferioridade, Stuart estupra Chris na casa dela, após se sentir rejeitado. Denunciado, Stuart é levado a julgamento e acaba sendo inocentado.Chris parte para a vingança.
Direção: Meir Zarchi
Jennifer Hills (Camille Keaton) está trabalhando em um novo livro e precisa sair da cidade para concluí-lo. Para tanto ela aluga uma casa à beira do rio, perto de Nova York. Sua presença chama a atenção de alguns moradores locais, que resolvem atacá-la. Eles tiram sua roupa e a estupram, além de destruírem o livro que estava escrevendo. Apesar do forte trauma, Jennifer se recupera e passa a planejar em detalhes sua vingança.
Direção: Abel Ferrara
Thana (Zoë Lund), uma costureira muda de Nova York, é estuprada por um homem mascarado. Ela sobrevive e volta para casa, onde se depara com um ladrão que a estupra pela segunda vez. Enlouquecida e com sede de vingança, ela passa a caminhar pelas ruas da cidade, após o anoitecer, para, munida de um revólver calibre 45, matar homens aleatoriamente.
Direção: Curtis Hanson
Quando é agredida por seu médico, Claire Bartel o denuncia à polícia. Mas em vez de ir para a prisão, o acusado comete suicídio. O choque provoca em Peyton, a esposa do médico, um aborto espontâneo. Enlouquecida de raiva pela dupla perda, ela se passa por babá na casa da família Bartel. Peyton trama acabar com a vida de Claire seduzindo seu marido para finalmente matar a mulher que ela acredita ter arruinado sua vida.
Direção: Sam Raimi
O vilarejo de Redemption recebe, todos os anos, um concurso de pistoleiros organizado por John Herod. Ellen vai ao evento disposta a enfrentar Herod, que destruiu sua vida no passado. Assim que chega à vila, ela conhece o pastor Cort, que decidiu nunca mais apontar uma arma para ninguém. Porém, Herod sabe que Cort é um dos principais pistoleiros da região e tenta convencê-lo a também participar do concurso.
Direção: Quentin Tarantino
A Noiva (Uma Thurman) decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta com um único desejo: vingança.
Originalmente concebido como um único filme, foi lançado em dois volumes (nos EUA, Kill Bill: Volume 1 no outono de 2003 e Kill Bill: Volume 2 na primavera de 2004), devido à sua duração de aproximadamente quatro horas.
Direção: Park Chan-wook
Aos 19 anos, Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek e põe em prática seu minucioso plano.
Direção: Neil Jordan
Nova York. Erica Bain (Jodie Foster) é uma apresentadora de rádio, com um noivo que a adora. Ela está feliz com sua vida, até que um ataque brutal a deixa seriamente ferida e mata seu noivo. Sem conseguir superar a tragédia, Erica passa a vasculhar as ruas à noite, em busca dos homens que considera ser os responsáveis pelo que lhe aconteceu. Sua busca por justiça chama a atenção da população, que passa a acompanhar sua perseguição anônima. Porém, Mercer (Terrence Howard), um obstinado detetive, está decidido a encerrar sua jornada. Ao mesmo tempo, Erica começa a se questionar, sem saber se está se tornando justamente aquilo que deseja evitar.
Direção: Olivier Megaton
Cataleya (Zoe Saldana) testemunhou a morte de seus pais quando era apenas uma menina. Agora, trabalha para o seu tio como uma assassina profissional, mas não consegue esquecer seu objetivo maior que é se vingar daqueles que tiraram da sua vida as pessoas que ela mais amava. Para isso, os mafiosos que cometeram o crime sentirão o gosto de sua vingança.
Direção: Sarah Daggar-Nickson
Sadie (Olivia Wilde) é uma mulher que sofreu violência doméstica e enquanto ajuda outras vítimas a se livrarem de seus agressores, tenta matar o próprio marido (Morgan Spector) para ser realmente livre. A Vigilante é um thriller inspirado na força e bravura de sobreviventes de abuso doméstico e os obstáculos que enfrentam para ficarem seguras.
E antes que alguém pergunte, Bastardos inglórios não está na lista por ser um filme sobre muitas situações acontecendo, inclusive, a vingança. Preferi colocar Kill Bill.
E antes que alguém pergunte, Bastardos inglórios não está na lista por ser um filme sobre muitas situações acontecendo, inclusive, a vingança. Preferi colocar Kill Bill.