KATHRYN BIGELOW - 10 FILMES ESSENCIAIS
James Cameron foi um diretor (acho que podemos colocar no passado né? Pelo visto, vai se aposentar fazendo Avatares) muito marcante no cinema. Mas sua vida pessoal foi cercada de casamentos marcantes com mulheres ligadas ao cinema.
Ele era casado com (a desconhecida) Sharon Williams até 1984. Ele fez Exterminador do futuro e conheceu Gale Anne Hurd, com quem trabalhou em vários filmes e ficou casado até 1989.
Kathryn Bigelow foi o terceiro (de cinco) casamentos que Cameron emendou. Aliás, Cameron era danado. Fez depois Exterminador do futuro 2 e casou com a Linda Hamilton. Fez Titanic e casou com a atriz Suzy Amis (que faz a Lizzy Calvert) e pelo visto, só não casou mais vezes porque parou de fazer filmes. Fez apenas Avatar, com um universo virtual maior que o elenco, e as duas únicas atrizes famosas eram Sigourney Weaver (casada com Jim Simpson desde 1984 até hoje) e Zoe Saldana, que provavelmente era muito nova para ele e já namorava seu futuro marido.
Kathryn Ann Bigelow era uma daquelas diretoras que começou fazendo filmes medianos, daquelas fitas esquecidas em VHS, até fazer um cult movie de vampiros bem original. Depois fez o excepcional filme de ação Caçadores de emoção, totalmente diferente do que havia feito até aqui.
Após quase uma década realizando filmes acima da média, porém nada memoráveis, veio Guerra ao terror e a disputa no Oscar com o ex-marido. Avatar parecia arrebatador nas premiações, só que o filme de Kath surpreendeu. Desde então, subiu de patamar, e todo filme que ela fez foi para o Oscar ou esteve cotado para vencer alguma categoria. Podemos dizer que houve momentos que ela foi subestimada. Em outros, superestimada. Mas na média, é uma ótima realizadora que consegue fazer filmes populares e reconhecidos pela crítica. E isto é uma qualidade para poucos.
Confira os seus 10 filmes essenciais:
Uma gangue de motociclistas se reúne dentro e ao redor de um restaurante e posto de gasolina na estrada a caminho de uma corrida em Daytona. Os proprietários ficam nervosos e um dos clientes, Tarver, parece estar ressentidamente violento com eles. Os motociclistas também agem de forma hostil de diversos problemas surgem a partir dai, até que a situação vai fugindo do controle.
Certa noite, o jovem Caleb Colton conhece uma bela garota, Mae, e acaba sendo mordido e transformado em vampiro por ela. Logo Caleb descobre que Mae faz parte de um grupo de vampiros errantes que atacam caroneiros e bares de beira de estrada através dos Estados Unidos. Ele é forçado a seguir com o bando e se aproxima cada vez mais de Mae. Mas seu pai, o veterinário Loy, começa a investigar o sumiço do filho.
Jamie Lee Curtis é a oficial Megan Turner, uma mulher que finalmente realiza seu sonho de se tornar uma policial. Em sua primeira noite de patrulhamento pelas ruas, ela impede um assalto a um supermercado dando um tiro fatal no ladrão armado. Nas investigações, a arma dele não é encontrada e ela é suspensa da força policial acusada de matar um suspeito desarmado.
Na verdade, a arma do bandido foi pega por um psicopata (Ron Silver) que passa a cometer assassinatos em série. Cada bala usada por ele leva o nome de Megan, o que obriga o departamento de polícia que investiga as mortes a reintegrá-la à força. Ao lado do detetive Nick Mann (Clancy Brown), Megan descobre que o assassino, sem motivo aparente, a convocou para participar de um jogo perverso e mortal.
Em uma cidade costeira da Califórnia atua uma gangue de ladrões de banco que se autodenomina "Os Ex-Presidentes", pois cometem seus assaltos usando as máscaras de Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O F.B.I. acredita que os membros da quadrilha possam ser surfistas e manda para lá um jovem agente disfarçado, Johnny Utah (Keanu Reeves), que tem como missão se infiltrar entre os surfistas e obter informações. Para isto ele precisa aprender a surfar, algo que seu chefe não gosta muito.
Com o auxílio de Angelo Pappas (Gary Busey), outro agente, Johnny chega a uma comunidade de surfistas onde os dois se infiltram, desconfiados que o autor dos assaltos está ali. Lá ele conhece Bodhi (Patrick Swayze), um homem místico e muito inteligente, que começa a mostrar a Johnny uma maneira diferente de ver o mundo.
Nos últimos dias de 1999 em Los Angeles, um ex-tira (Ralph Fiennes) negocia com CDs contendo informações sobre emoções e memórias de outras pessoas. Desta maneira, um homem casado "vai para cama" com outra mulher e não é infiel. No entanto, quando um disco que contém informações gravadas por uma prostituta assassinada que testemunhou um crime vai parar nas mãos deste ex-policial, sua vida corre perigo, pois se o conteúdo for revelado uma reação popular inimaginável pode acontecer na cidade.
Jean (Catherine McCormack) é uma fotojornalista que está pesquisando sobre o assassinato de duas mulheres a golpes de machado, ocorrido em 1873, para usá-lo em um editorial sobre outro duplo assassinato, este ocorrido atualmente.
Para ajudar na pesquisa, ela, seu marido Thomas (Sean Penn), seu cunhado Rich (Josh Lucas) e Adaline (Elizabeth Hurley), a esposa dele, partem juntos em uma viagem de navio para New Hampshire. É quando Jean descobre documentos que explicam a morte ocorrida no século XIX através de uma testemunha ocular, fazendo com que ela mude o modo de escrever sobre o assassinato ocorrido mais recentemente.
Em 1961, Alexi Vostrikov (Harrison Ford) precisa comandar a equipe do submarino K-19 em uma delicada operação nuclear, causada pelo fato do sistema de refrigeração do próprio K-19 ter deixado de funcionar repentinamente. Sem condições de se comunicar com outras embarcações russas, já que o rádio deixara de funcionar, Vostrikov e o capitão Mikhail Polenin (Liam Neeson) precisam deixar suas diferenças de lado para salvar a tripulação do submarino e, ao mesmo tempo, evitar que um desastre nuclear aconteça e possa causar a 3ª Guerra Mundial.
JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson.
Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue-frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.
Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por descobrir os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso, ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, para capturar e matar bin Laden.
Uma operação policial sem planejamento originou uma rebelião civil, gerando uma devastadora revolta popular que tomou conta da cidade de Detroit ao longo de cinco dias em 1967. O que resultou em uma batalha campal e deixou um saldo impressionante de 43 mortos, mais de 340 feridos e 7 mil prédios queimados.