2024
Perdidos no tempo, entre indefinições sobre "o que ser" e questionar o que está estabelecido. Ter uma posição ou se encolher? Combater ou ser extremo? Verbalizar ou ser fake? Indiscutivelmente, ser jovem em um mundo com tantas cobranças e indefinições, é tenso. Se uma geração pegou a facilidade de passar em concursos, a de hoje tem que encarar uma concorrência desleal, além da numérica: a corrupção que envolve vagas compradas.
Se antes havia "apenas" a preocupação em ser homem de família, mulher da casa, com no máximo um armário para se esconder, hoje precisar definir até o que se identificar. Tudo hoje é politizado, me levando a acreditar que na minha juventude, nem STF havia (porque se havia, não consigo citar um ministro sequer).
Hoje não podemos "beber" sem que haja alguém filmando ou postando. Um crime, como estupro, por exemplo, conseguia ser até mesmo ocultado pelos envolvidos e internalizado pela vítima. Hoje, o estupro é filmado e postado, para o mundo todo ver, ... e julgar a vítima ainda.
Uma foto que achávamos feia, não era revelada. Hoje, é postada, antes do arrependimento e pode ganhar contornos trágicos se envolver intimidade. Casamentos se desfazem com uma rapidez incrível, afinal, por que passar a vida se sujeitando às vontades de alguém? Tudo mudou. Até uma opinião, dita no lugar errado, na hora errada, pode matar.
Antigamente, aprendíamos a "aturar" um amigo chato, mas hoje, basta um bloqueio e pronto. No meu tempo, aprendíamos a lidar com algo difícil, mas atualmente, tem psicólogos, antidepressivos, calmantes como primeiras opções.
A obesidade de outrora ganhou reforços consideráveis nos dias atuais, como fast food, ifood e toda facilidade em te transformar em um monstro que trará rapidamente complicações para a vida, seja na saúde física ou mental.
Fiz apenas um resumo de uma realidade que não é a minha, mas é a de hoje e mostrada nos 10 filmes a seguir. Entre prós e contras, a humanidade se mostra incapaz de evoluir sem que haja algum retrocesso no meio.
E é isso.
Boa sessão:
Em "Entre risos e lágrimas", após ser abandonada pelo namorado, a comediante Donna Stern é despedida de seu emprego. Ela acha que tudo está indo de mal a pior quando conhece um rapaz gentil, com quem passa a noite. Mas esse encontro resulta em uma gravidez inesperada e Donna precisa decidir como contar para ele.
Em um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema.
Kayla (Elsie Fisher), de 13 anos, como toda jovem do subúrbio americano, sofre na última semana do ensino fundamental - o fim de seu até agora desastroso ano da oitava série/nono ano - antes de começar a frequentar uma escola nova no ensino médio.
As redes sociais podem mudar sua vida em apenas um instante. Especialmente para Mandy, que aos 16 anos se vê em um vídeo que parece mostrá-la sofrendo abuso sexual durante uma noite de que não se lembra. Enquanto tenta recuperar alguma lembrança do que aconteceu, a jovem precisa lidar com as expectativas de sua família e amigos sobre como ela deve enfrentar as consequências do que pode ou não ter acontecido.
O Mistério de Silver Lake acompanha um jovem meio perdido na vida chamado Sam (Andrew Garfield) que um dia encontra a garota perfeita: sua vizinha, com quem passa uma noite. No dia seguinte, ela desaparece. Não existem mais sinais da garota, e todas as suas coisas desapareceram do apartamento onde habitava. Sam começa a investigar o caso, buscando todos os indícios possíveis: os pequenos rabiscos na parede, as mensagens escondidas em músicas. Seria tudo isso parte de uma grande conspiração, ou Sam está ficando louco?
Bee e sua amiga decidem viajar juntas para uma festança em uma mansão remota. Junto com elas, outros convidados da mesma faixa etária. Após beber, usar drogas e dançar, o grupo decide jogar "Morte Morte Morte", uma brincadeira aonde alguém é assassinado e todos precisam adivinhar quem foi o assassino. Mas antes de terminar o jogo, alguns integrantes decidem dormir e o jogo fica inacabado. No meio da noite, após a energia acabar na casa no meio de uma tempestade, Bee vai investigar o local e acaba achando um dos convidados com a garganta cortada.
Em Verdades Dolorosas, Beth uma escritora e professora de literatura cujo relacionamento é abalado ao ouvir sem querer uma confissão do marido Don, um renomado terapeuta: ele não gosta tanto assim dos textos da esposa. A revelação da verdadeira opinião do marido deflagra uma série de crises em Beth, que também passa a avaliar sua própria carreira até aqui.
Em Quando Você Terminar de Salvar o Mundo, de seu estúdio em casa, o estudante do ensino médio Ziggy apresenta músicas originais de folk-rock para uma base de fãs on-line. Sua mãe Evelyn, formal e tensa, administra um abrigo para sobreviventes de abuso doméstico. Enquanto Ziggy está ocupado tentando impressionar sua colega de classe Lila, socialmente engajada, tornando sua música menos chiclete e mais política, Evelyn conhece Angie e seu filho adolescente, Kyle, quando eles procuram refúgio em suas instalações. Ela observa um vínculo entre os dois que ela está perdendo com seu próprio filho.
Em A Baleia, seguimos um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie. Charlie (Brendan Fraser) é um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele dá aulas online, mas sempre deixa a webcam desligada, com medo de sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Mesmo assim, ele é sozinho, convivendo diariamente apenas com a culpa, por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), sua filha hoje adolescente que ele deixou junto com a mãe Mary (Samantha Morton), ao se apaixonar por um homem.
Ambientada em um presente alternativo, a trama acompanha Beau Wassermann (Joaquin Phoenix), um homem extremamente tenso e paranoico que tem uma relação turbulenta com a mãe dominadora, Mona (Patti LuPone), e nunca conheceu o pai. Quando Mona morre, Beau precisa ir até sua antiga casa para o funeral, mas a viagem acaba sendo dificultada por uma série de acontecimentos imprevisíveis que parecem tentar desviá-lo de sua jornada a qualquer custo. Agora, ele deve enfrentar seus piores - e mais absurdos - medos se quiser chegar ao seu destino.