google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 JOGOS DE TIRO QUE MARCARAM OS FÃS DO ATARI NOS ANOS 80


Os dias do 2600 como líder do mercado dos games podem ter acabado, mas o console sempre estará vivo na história dessa indústria que ajudou a criar, e que hoje é maior que a do cinema. Graças à diversos sites, comunidades e o sentimento de saudosismo, a cultura do Atari se manteve por gerações. Diversos jogos ainda são criados todos os anos, não pelas grandes empresas do ramo, mas por fãs que mantém viva a história do console.

Hoje vamos lembrar 13 jogos de tiro, vertical ou horizontal, que o fãs do Atari adoravam.
Detalhe importante:

👉A descrição dos games foi propositalmente retirada do site: http://www.atari2600.com.br/ para que os fãs possam ter a curiosidade de entrar lá e se deleitarem. No site você encontra todos os jogos do Atari para jogar on line. 

Boa diversão:



Após decolar seu avião, o objetivo é destruir todos as aeronaves inimigas, tomando cuidado com altitude, munição e, é claro, com os contra-ataques inimigos Antes de seu lançamento, o protótipo chamava-se Air Battle. Sabe-se da existência de pelo menos um cartucho com esse título.


Antes de seu lançamento, a temática de Missile Command foi considerada muito assustadora para as pessoas. O jogo se chamaria Armageddon (o fim do mundo) e mísseis estariam atacando a California. Como o jogo estava sendo lançado em plena Guerra Fria, algumas coisas foram alteradas.

Em Missile Command um ataque de mísseis está acontecendo a uma cidade e seu objetivo, como responsável pela base anti-mísseis, é proteger a cidade da destruição. O jogador possui munição limitada para passar os níveis, mas seus tiros afetam uma área considerável da tela, possibilitando que o jogador acerte mais de um míssil de uma vez.


Primeiro jogo do Atati 2600 com a temática de “matar” alguém ou alguma coisa, unindo jogabilidade e objetivo simples, fazem com que Space Invaders tenha se tornado um dos maiores games da história sendo conhecido até entres novos jogadores.

Originalmente, a ideia era que os inimigos fossem soldados, mas eles mudaram para alienígenas afim de evitar qualquer controvérsia que o game poderia gerar. Além disso, mesmo utilizando o máximo da tecnologia da época, o processador não era poderoso o suficiente para rodar o jogo como a equipe planejava.


Combat foi um dos nove jogos de lançamento do Atari 2600 e o primeiro a ser criado para o console, nele os jogadores controlam veículos que devem se enfrentar em diversas arenas.

Podendo apenas ser jogado com duas pessoas, os jogadores podem escolher três diferentes tipos de jogo, cada um com seus veículos, sendo esses tanques, aviões e caças. Dentro de cada modo de jogo, pode-se escolher variações de arena. Além dos diferentes veículos, existem modos de jogo onde o tiro rebate nas paredes, ou até mesmo os veículos ficam invisíveis.

Você entrará no mundo de fantasia em Snoopy and The Red Baron (Snoopy e o Barão Vermelho) e controlará a casinha do Snoopy contra as ferozes investidas do Barão Vermelho e disputará uma batalha aérea.

Com gráficos muito bons e com uma jogabilidade de fácil entendimento Snoopy agrada em diversos fatores, mas na questão da continuidade ele peca um pouco, pois como a temática é para crianças a dificuldade não aumenta tornando o jogo repetitivo e não aguça a vontade do jogador a querer continuar jogando.

Os jogos de tiro espacial foram exaustivamente explorados pelos jogos do Atari, mas Megamania conseguiu se destacar dos demais por seus gráficos coloridos e amigáveis e seus inimigos inusitados, como hambúrgueres, gravatas borboletas, dados e pneus. O jogador controla uma nave espacial, que lembra muito a USS Enterprise, do popular seriado Star Trek, e seu objetivo é destruir o maior número possível de inimigos.

Seus inimigos virão com movimentos sincronizados e diversas formações diferentes, alguns podem atirar em sua direção, outros apenas tentam colidir com sua nave. É importante frisar que não é preciso destruir todos os inimigos, sendo assim pode-se deixar escapar os que tentam lhe atingir.


 Vivendo em um submarino amarelo (entendeu a referência?) o jogador deve resgatar os mergulhadores que estão perdidos no oceano. Enquanto tenta encontrá-los, o jogador terá que tomar cuidado com os diversos tubarões e submarinos inimigos, que tentarão lhe atacar. Além dos inimigos, existe um outro pequeno detalhe, caso o submarino esteja totalmente embaixo d’agua, você perderá oxigênio aos poucos, sendo necessário calcular bem quando é melhor submergir. 

A Activision não achou que o jogo estava difícil o suficiente, então duas regras foram criadas. O jogador só poderá tirar seu submarino da água (para recuperar todo o oxigênio) se ele tiver resgatado seis mergulhadores, caso contrário você perderá um mergulhador. A outra regra é um complemento, caso o jogador tente retornar a superfície sem nenhum mergulhador, ele perderá seu submarino.

Criado por Steve Cartwright, também conhecido por jogos como Frostbite e Megamania, Seaquest possui bons gráficos e jogabilidade viciante. É impossível jogá-lo apenas uma vez, sempre fica uma vontade de tentar bater seu recorde.


River Raid é o pai dos Vertical Shooter (jogos de tiro onde o jogador anda verticalmente) e um dos maiores sucessos do Atari 2600. O jogador controla um pequeno avião amarelo que deve percorrer o rio atirando em tudo que estiver em seu caminho, aviões, helicópteros, barcos, pontes e muito mais, tudo é destrutível e lhe dará pontos, inclusive os tanques de combustível, que o jogador deve coletar para continuar seu vôo, portanto cuidado para não acertá-los.

Tome cuidado para não encostar nas bordas do rio, pois isso fará com que seu avião seja abatido, o mesmo ira acontecer caso você encoste em um dos veículos ou obstáculos. River Raid possui gráficos coloridos e bem desenhados, tanto em relação aos veículos como para os objetos estáticos, como casas e árvores.


Estamos no planeta Hoth e o Império está começa a invadir a base rebelde e você terá que parar essa investida. Star Wars The Empire Strike Back traz para o mundo dos videogames a clássica cena do filme, mas com uma jogabilidade terrível e com alvos mal distribuídos, o jogo pode acabar desapontando e não seguir em frente com o jogo.


USS Moonsweeper é o nome da nave que o jogador controla neste brilhante jogo da Imagic. Enquanto patrulha a região em torno das luas de Júpiter, o jogador deve desviar dos raios solares e das naves inimigas enquanto busca uma das luas do planeta.

Ao encontrar uma lua a nave ira chegar próxima a superfície, possibilitando ao jogador destruir bases e naves inimigas que lá estão, enquanto busca seis mineradores que estão precisando de resgate. Após resgatar os mineradores o jogador terá que passar pelos anéis de aceleração, que lhe mandarão para fora do planeta, começando outra procura por luas de Júpiter.


Em Atlantis você controla o sistema de defesa da cidade de Atlântida contra um ataque Gorgon, sua missão é destruir as naves antes que elas cheguem próximo o suficiente da cidade para bombardeá-la.

Você controla 3 canhões, sendo que 2 atiram nas diagonais da tela e um no meio. Cada nave inimiga aparece na tela três vezes até ter altitude suficiente para atacar a cidade. De pouco em pouco as estruturas que forem destruídas pelos inimigos voltam a aparecer.


Vanguard traz para o jogador uma trama muito diferente da maioria dos jogos, seu objetivo é apenas explorar um planeta. Com apenas essa premissa, Vanguard consegue prender o publico com fases dinâmicas onde a sua habilidade de movimentação é o que conta, sendo que o tiro vai na direção do seu movimento.

Vanguard ainda tem um ponto muito importante na história dos games do Atari, ele foi o primeiro no a possuir a opção continue.


Em Defender, alienígenas estão abduzindo pessoas na terra, seu objetivo é destruir o máximo de naves possíveis. O jogador controla uma nave que pode aumentar ou diminuir de velocidade, além de ter liberdade de movimentação para qualquer direção.

Defender é um dos sucessos do Atari, mas o jogo não surgiu no console, ele é uma versão do fliperama Defender, de 1980.




Tecnologia do Blogger.