A24: 10 DOCUMENTÁRIOS IMPERDÍVEIS LANÇADOS ATÉ 2024
Uma breve história no tempo
A24 é uma produtora e distribuidora de filmes conhecida por sua gama distinta e diversificada de filmes. Foi fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges e está sediada na cidade de Nova York. A A24 ganhou reputação por produzir filmes independentes aclamados pela crítica e com sucesso comercial.
Alguns dos filmes notáveis produzidos e distribuídos pela A24 abrangem uma ampla variedade de gêneros e receberam elogios por sua qualidade artística e narrativa única. A produtora também se aventurou na produção televisiva, com séries como “Euphoria” (2019-presente) e “Ramy” (2019-presente) recebendo elogios da crítica.
A A24 tem se destacado por produzir filmes que contam histórias diversas, representando diferentes grupos étnicos, culturas e identidades. Eles têm recebido elogiados por promover maior inclusão e representatividade na indústria cinematográfica.
O termo "A24" não tem significado específico. "A" e "24" são simplesmente parte do nome escolhido pela empresa. Algo aleatório e instigante, como os próprios filmes que produz.
Uma breve intro do tema
Um documentário é um tipo de filme ou programa de televisão que se destina a documentar a realidade de forma objetiva. Geralmente, os documentários buscam informar, educar e/ou entreter o público ao apresentar fatos reais, pessoas reais e eventos reais. Eles podem abordar uma ampla variedade de assuntos, desde questões históricas e políticas até ambientais, sociais, científicas e culturais. Os documentários muitas vezes utilizam entrevistas, imagens de arquivo, filmagens de eventos reais e narração para contar uma história ou transmitir informações sobre um determinado tema.
Conheça 11 produções imperdíveis da empresa:
O diretor estadunidense Brian De Palma já passou por momentos muito diferentes em sua carreira: começou com produções experimentais, foi convidado a trabalhar em Hollywood e conquistou alguns sucessos marcantes, como em Os Intocáveis, mas também acumulou fracassos que colocaram a sua carreira em risco. O próprio diretor narra sua história, filme a filme, ressaltando as principais parcerias, as decepções, a amizade com Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Steven Spielberg e as lições aprendidas com o cinema de Alfred Hitchcock.
Val Kimer ficou conhecido pelo seu talento e suas polêmicas em Hollywood. Além de atuar, ele também ama gravar vídeos caseiros para registrar momentos especiais. O documentário é um compilado de materiais nunca vistos nos últimos 40 anos, para celebrar de forma original a jornada profissional dessa grande estrela.
Athena é uma carismática e cheia de atitude elefante que carrega o destino do seu bando em suas costas, uma responsabilidade que ela leva muito a sério. Enfrentando desafios como cuidar de um elefante recém nascido e uma seca, Athena lidera seu bando com amor e praticabilidade, os guiando em busca de um novo lugar para chamar de lar.
Boys State é uma história política de amadurecimento, examinando a saúde da democracia americana por meio de um experimento incomum: mil meninos de 17 anos de idade de todo o estado do Texas se reúnem para construir um governo representativo desde o início. Os ideais de espírito elevado colidem com truques sujos e baixos, enquanto quatro garotos de diversas origens e visões políticas enfrentam os desafios de organizar partidos políticos, formar consenso e fazer campanha pelo mais alto cargo no Texas.
Stephen Curry: Subestimado é um documentário sobre a trajetória de um dos jogadores mais influentes da história do basquete: Stephen Curry, considerado por muitos o melhor arremessador de todos os tempos. Com imagens de arquivo e entrevistas exclusivas, o filme mostra os passos de Curry desde sua juventude, como um jogador universitário de baixa estatura, passando por seus desafios para conciliar a vida pessoal e profissional até conquistar um lugar entre os maiores jogadores de basquete do mundo e reunir quatro títulos da NBA, além de revolucionar as estratégias de cestas de 3 pontos.
Isabel II: Uma Rainha como Nunca Viu é uma crônica nostálgica, edificante e moderna do extraordinário reinado de 70 anos de Sua Majestade, a Rainha, a monarca britânica mais longeva e reinante e a chefe de estado feminina mais antiga da história.
O ponto central de The Confession Tapes está nas confissões dos acusados dos crimes que, segundo eles e suas defesas alegam, foram feitas em um contexto forjado e de coação, o que tornaria a prova inválida e mentirosa. Importante lembrar que todas as condenações retratadas no seriado tiveram como prova principal para seus resultados as confissões.
Ao longo dos episódios, são entrevistados familiares de acusados, investigadores, advogados de defesa e jornalistas envolvidos nos casos, com o objetivo de refazer o passo a passo das investigações e pontuar possíveis falhas que corroborem com as versões dos réus confessos de que houve práticas policiais reprováveis.
Occupied City é um documentário baseado no livro Atlas Of An Occupied City, Amsterdam 1940-1945 de Bianca Stigter e explora as histórias pessoais e a vida cotidiana do povo de Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial. O filme destaca os desafios e as experiências do povo neste período sombrio da história, durante a ocupação nazista na capital holandesa.
De Tirar o Fôlego acompanha a impressionante jornada de Alessia Zecchini, uma premiada mergulhadora italiana que treinou incansavelmente para bater o recorde mundial de mergulho livre. Porém, ela não esteve sozinha nessa missão: Alessia também contou com a ajuda de Stephen Keenan, seu fiel treinador e especialista em segurança. Compartilhando a paixão pelo mergulho livre, o documentário mostra as recompensas e desafios do sonho compartilhado pela dupla, mostrando sua paixão quase obsessiva pelos oceanos e como os dois estiveram dispostos a fazer e arriscar tudo a fim de conquistarem um lugar na história.
Ainda adolescente, Amy Winehouse já demonstrava para a família o talento vocal que possuía. Aos 18 anos ela já fazia shows na Inglaterra e, com o tempo, passou a ganhar fama. O sucesso do álbum "Back to Black" a tornou uma celebridade mundial, mas também fez com que seus problemas com álcool e drogas aumentassem exponencialmente.
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário