google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 3 (2019) - FILM REVIEW


 Como treinar o seu dragão 3.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


Decidido a fazer de Berk um verdadeiro lar ideal de convivência pacífica entre homens e dragões, Soluço e seus amigos seguem atrás de caçadores, para não só libertar suas presas, mas também impedir a matança desenfreada dos animais. O esforço do grupo desperta a atenção de Grimmel ao descobrir que entre eles está Banguela, um legítimo Fúria da Noite. O vilão então desenvolve um plano para capturá-lo a todo custo, usando como arma uma fêmea capturada, da mesma espécie.

Este é o terceiro e último filme da trilogia de sucesso "Como Treinar o Seu Dragão". Os anteriores são Como Treinar o Seu Dragão (2010) e Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014) e foram todos dirigidos pelo canadense Dean DeBlois, que já garante a mesma qualidade e linha traçada para os três filmes, que desde o início, foi programada para ser uma trilogia pelo próprio produtor.


Para quem não sabe, o filme se baseia na série de livros de fantasia infanto-juvenil How to Train your Dragon, da escritora inglesa Cressida Cowell. Quando criança, ela passava o tempo desenhando e escrevendo histórias. Foi quando nasceram os personagens que, mais tarde, dariam origem a Soluço, o mais relutante dos vikings, e seu igualmente relutante dragão Banguela. Ela escreveu no total de 16 livros, entre  2003 e 2015 desta série (ela tem outros trabalhos fora deste universo).

Há pontos interessantes na trama do filme, principalmente se comparamos com os demais. Por exemplo, no primeiro o elemento principal era a tolerância e como as diferenças deveriam ser tratadas, neste terceiro, a história lida com o fato de que mesmo após superar as diferenças, é necessário reconhecer que cada um tem seu lugar e que muitas vezes precisamos tomar rumos diferentes, respeitando todas as variáveis possíveis, não só o destino.


A maioria das continuações tende a apresentarem vários elementos novos a cada sequência, para inflar o filme e atrair o público para coisas novas. Como Treinar o Seu Dragão 3 vai por outro caminho. Ele trabalha o universo pré-estabelecido em uma nova direção.

A franquia da DreamWorks fez um enorme sucesso nos cinemas, com os 3 filmes contabilizando em torno de 500/600 milhões de dólares cada, no mundo todo. Não a toa, se tornou a quarta trilogia da DreamWorks Animation depois de "Shrek", "Madagascar"  e "Kung Fu Panda". Uma situação bem curiosa aconteceu com relação à distribuição: Paramount Pictures distribuiu o primeiro, a 20th Century Fox o segundo e a Universal Pictures o terceiro.

É possível fazer um paralelo entre Toy Story 3 e Como Treinar o Seu Dragão 3. Para quem assistiu os 6 filmes e pensar um pouco, vai facilmente visualizar as similaridades, o que nos faz lembrar de um passado não muito distante. A Pixar começou sua carreira de sucesso nos cinemas em 1995 com Toy Story (foi fundada antes, mas a Pixar como conhecemos, teve seu primeiro filme em 1995). A Dreamworks começou sua história de sucesso em... 1995 (fundada em 1994). Em 1998, A Pixar lançou seu filme de insetos. Em 1998 (!!!), a Dreamworks fez o mesmo. Em 2003, a Pixar foi ao mar com Procurando Nemo. Meses depois foi a vez da Dreamworks com Espanta Tubarões...


Talvez pelo espantoso reconhecimento dos seus filmes no Oscar (9 venceram o prêmio de melhor animação) ou talvez por apresentarem animações com histórias diferenciadas, a Pixar adquiriu mais notoriedade e a Dreamworks sempre causou a sensação de estar “correndo atrás”. 3 filmes da Pixar romperam a barreira do 1 Bi, ao passo que a Dreamworks passou perto apenas em 2004 com Shrek 2.

Mas em momento algum os números traduzem a falta de qualidade por parte da empresa de Spielberg. Elas apenas buscam caminhos mais tradicionais (e quando mirou o rompimento do tradicionalismo Disney, foi genial e estabeleceu sua melhor marca com o Ogro verde).

O objetivo de qualquer filme é o lucro. Mas de uns tempos para cá, surgiram animações como esta, que além de entreter, tem algo a dizer. 


Tecnologia do Blogger.