google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LOUCA OBSESSÃO (1990) - FLM REVIEW


Misery.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


É certo afirmar que Rob Reiner nos deu algumas das melhores adaptações de uma obra do mestre King. E hoje vou falar de Louca obsessão, tida com uma das 10 melhores e que rendeu um Oscar para Kathy Bates. Stephen King tão impressionado com a atuação de Bates neste filme, que escreveu mais dois papéis para ela; o personagem-título em seu romance "Dolores Claiborne" e que Bates mais tarde estrelou a adaptação cinematográfica chamada Eclipse Total (1995); 

E também escreveu o roteiro da minissérie A Dança da Morte (1994). Seu romance original apresentava um personagem (masculino) chamado Ray Flowers; ao ouvir que Bates queria se envolver na minissérie, King reescreveu o papel como uma mulher (Rae Flowers) apenas para que Bates pudesse fazer o papel.

Rob Reiner ficou com vontade de dirigir um filme baseado em texto de Stephen King após ver O Iluminado (1980). Jack Nicholson foi inclusive convidado a interpretar Paul Sheldon, mas não aceitou. James Caan ficou com o papel após a negativa de Jack. Curioso que já havia recusado o papel vencedor do Oscar de Nicholson em Um Estranho no Ninho (1975), no qual ele também é vítima de uma enfermeira psicótica, Louise Fletcher, que também ganhou um Oscar por seu papel.

King publicou "Angústia" em 1987. Stephen King inicialmente relutou em vender os direitos do filme "Misery" porque estava cético que um estúdio de Hollywood faria um filme fiel à sua visão. No entanto, King ficou impressionado com uma adaptação de suas obras, Conta Comigo (1986), e concordou em vender "Misery" sob a condição de que Rob Reiner produziria ou dirigiria o filme.

Na trama do filme, o escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.

Annie Wilkes foi classificada como a décima sétima vilã mais icônica na lista do American Film Institute de "100 Heróis e Vilões". Em 1991, Kathy Bates se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de Melhor Atriz em um filme de terror ou suspense. O primeiro intérprete a ganhar um Oscar de filme de terror foi Fredric March por sua atuação como personagem-título em O Médico e o Monstro (1931). 

Os únicos outros vencedores por atuar em um filme de terror foram Ruth Gordon por sua atuação como a nova vizinha de Mia Farrow com uma agenda oculta em O Bebê de Rosemary (1968) (Melhor Atriz Coadjuvante), Anthony Hopkins e Jodie Foster por Melhor Ator e Melhor Atriz em O Silêncio dos Inocentes (1991), e Natalie Portman de Melhor Atriz em Cisne Negro (2010).

O filme minimiza um dos temas principais do livro: os vícios e o abuso de substâncias de Paul e como isso afeta seu cativeiro. O livro nos dá muitos antecedentes sobre sua história de abuso de substâncias; e como ele recentemente voltou aos trilhos. Ser mantido em cativeiro; juntamente com ela alimentando-o com pílulas de Novril o tempo todo (Novril é uma forma fictícia de codeína; um opiáceo); causou a recaída de Paul, e ele se tornou viciado em Novril /codeína. 

Essas cenas do escritor viciado em drogas batendo compulsivamente na máquina de escrever como uma espécie de panaceia trazem memórias não apenas de O Iluminado e seu escritor viciado em drogas; mas também do próprio King; que era o verdadeiro negócio e a inspiração para todos esses. O próprio King disse que Annie é um símbolo dos próprios vícios de Paul;  esses vícios ganham vida; mantendo-o cativo; tentando matá-lo.

Annie exibe traços associados a uma série de doenças mentais (no mínimo, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome de Munchausen por procuração, um grave transtorno de personalidade com características paranoicas, antissociais e limítrofes e provavelmente algum tipo de esquizofrenia.

Este foi o primeiro longa produzido pela empresa de Rob Reiner, Castle Rock Entertainment, batizada com o nome da pequena cidade que apareceu em seu filme anterior Conta Comigo (1986) e em várias outras histórias de Stephen King. O romance em que este filme se baseia, no entanto, tem mais conexões com uma cidade vizinha em seu universo ficcional, Derry. 

Quando criança, Paul Sheldon era amigo de Eddie Kaspbrak, que se mudou para Boston após os acontecimentos de It - Uma Obra Prima do Medo (1990). Misery se passa na cidade fictícia de Sidewinder, Colorado, perto do Hotel Overlook - cenário de O Iluminado (1980). O personagem de Dick Halloran (Scatman Crothers) também serviu no exército com o pai de Mike Hanlon, outro personagem de It.

Paul preferia escrever em papel mimeo branco de granulação longa. O corte de papel de granulação longa resiste ao enrolamento, que é frequentemente causado pelo martelar das máquinas de escrever manuais, a tinta pesada das canetas e as mudanças nas condições climáticas. Da mesma forma, as sobrecapas em livros de capa dura e as capas de brochuras maiores geralmente são atalhos. Assim, eles tendem a se afastar do livro em vez de abraçá-lo.

No romance original, Annie Wilkes corta um dos pés de Paul Sheldon com um machado. Goldman adorou a cena e defendeu que ela fosse incluída, mas Reiner insistiu que fosse alterada para que ela apenas quebrasse seus tornozelos. Goldman posteriormente escreveu que esta foi a decisão correta, pois a representação visual de uma amputação faria com que o público odiasse Annie em vez de simpatizar com sua loucura.

No primeiro rascunho do romance, Annie planejava matar Paul Sheldon alimentando-o com o porco Misery e tirando sua pele para encadernar o livro que ele havia escrito. O título seria "The Annie Wilkes 1st Edition".

E ainda bem que isso não ocorreu, pois pareceria mais uma versão de O silêncio dos inocentes com o Leatherface como protagonista, características que fugiriam bastante dos perfis de personagens escritos por King. E certamente ele pensou na possibilidade de aparecer uma fã número 1 revoltada com a abordagem...

Tecnologia do Blogger.