O ILUMINADO (1980) - FILM REVIEW
Texto: M.V.Pacheco e Thais A.F. Melo
Revisão: Thais A.F. Melo
Muito já foi dito sobre O iluminado, clássico regido por Stanley Kubrick, um dos maiores diretores da história do cinema. Inclusive que Stephen King não gosta do filme, preferindo a versão de 1997, o que é muito curioso, já que sua preferência, nas palavras do próprio rei, esta associada à adaptação em si, mais condizente com a obra original.
Algo que até poderia ser verdade, se não tivessem ocorrido diversas vezes, mudanças capitais na transposição de alguma de suas obras para o cinema, inclusive com o reconhecimento do próprio, que o final adaptado ficou melhor.
O objetivo do post de hoje é analisar o filme sob outros aspectos pouco comuns, mas não menos interessantes. Na trama de "O iluminado" acompanhamos Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, que aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook.
Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver elementos do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo após se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural que faz com que perca a sanidade.
O iluminado (filme) é genial em muitos aspectos, mas hoje quero falar um pouco da perspectiva e da simetria no filme e na obra de Kubrick.
De maneira geral, quando algo pode ser dividido em partes exatamente iguais, afirmamos que há simetria. Se traçarmos uma linha reta dividindo ao meio uma figura e as duas partes, quando colocadas, uma sobre a outra, forem iguais, podemos dizer que a figura é simétrica.
A simetria pode ser reflexiva, rotacional, radial e bilateral, mas comumente utilizada nos filmes de Kubrick. E logo na primeira cena de O Iluminado, podemos perceber elementos dessa simetria, começando por uma pequena ilha que divide o cenário ao meio, e duas montanhas com seus respectivos reflexos simétricos.
Kubrick buscava em seus enquadramentos fazer pontos de perspectiva, técnica comum do renascimento. A arquitetura renascentista se materializou durante o período do renascimento, entre os séculos XIV e XVI, e tinha como princípios a proporção, a regularidade e a simetria.
Renascimento foi movimento de ordem artística, cultural e científica que ocorreu na passagem da Idade Média para a Moderna. E quando olhamos as principais características do Renascimento, identificamos como eles influenciaram a carreira e até mesmo, como Kubrick se portava atrás das câmeras. O vídeo mostra uma prática comum do diretor, centralizando o ponto de fuga da cena como em uma pintura renascentista.
Ele encarava seus filmes como pura arte. Basta olharmos Barry Lyndon, onde muitas tomadas foram compostas e filmadas para evocar certas pinturas do século XVIII, especialmente as de Thomas Gainsborough. Para obter tal efeito, ele encomendou três lentes especiais Zeiss 50mm f/0.7. Foram fabricadas apenas 10.
A centralização do ponto de fuga é a melhor forma de jogar o telespectador para dentro de sua obra. A pintura renascentista e a fotografia (bem como a cinematografia) têm o mesmo objetivo: alcançar a tridimensionalidade a partir de imagens bidimensionais. E a extensão da realidade é conseguida através dos enquadramentos e a profundidade de campo que ele utiliza.
Kubrick tinha um olho excepcional para fotografia. A carreira profissional do diretor iniciou na fotografia e foi quando vendeu para a revista Look a foto de um homem em uma banca de jornais, cercado por notícias da morte do presidente Roosevelt, ainda em 1945, que seu talento ganhou atenção.
E uma curiosidade aleatória uniu a genialidade Kubrick com o mestre do horror Stephen King: quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Kubrick pesquisou vários livros com a finalidade de achar um que o interessasse. Mas quando, já cansado, deu uma olhada nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "O iluminado". E foi aí que resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em uma obra-prima do horror.