google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

UM SONHO DE LIBERDADE (1994) - FILM REVIEW

Redenção em Shawshank.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


Afinal, o que é liberdade? O que é ser livre? Há diferença entre ser livre e se sentir livre? Algumas prisões são interiores. Portanto, para alguns, liberdade é uma questão de ponto de vista. Para Andy Dufresne  (Tim Robbins) ficar preso em Shawshank, por muito tempo, foi uma chance de se reconstruir, fazer novas amizades, dar sentido a um novo mundo, já que o seu anterior perdeu sentido.

Olhando o personagem, nos faz pensar que ele se sentia mais preso fora da prisão. Principalmente por viver uma relação que não era para ele. Mesmo jovem e sendo um banqueiro bem-sucedido, sua apatia durante a falta de sentido de sua vida faz com percebamos que sua condenação por um crime que não cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela, seja uma chance de redenção. 

Andy é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá, ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo conhece Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

1994

O ano em que Um Sonho de Liberdade foi lançado marcou muita gente. Seja por acontecimentos como a vitória do Brasil na copa do mundo ou a morte do piloto de fórmula 1: Ayrton Senna. Até mesmo o cinema viveu um ano de ouro com filmes como Entrevista com o Vampiro, Pulp Fiction - Tempo de Violência, Forrest Gump - O Contador de Histórias, O Rei Leão, Velocidade Máxima, O Corvo e claro, Um Sonho de Liberdade.

O filme foi a mais bem sucedida adaptação de King, até hoje, em termos de reconhecimento de crítica e público (financeiramente, foi It, de 2017, com 701 milhões arrecadados). Indicado a 7 Oscars, não venceu nenhum porque Pulp Fiction e Forrest Gump disputavam as atenções das premiações. Mas basta uma rápida pesquisa na internet para fazermos duas constatações: é o filme mais bem avaliado na maioria dos sites importantes e é o filme "da vida" de muita gente. 

Boa parte de Um Sonho de Liberdade foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como a penitenciária estava em péssimas condições, foi necessário que se fizesse uma pequena reforma que deixasse o local em condições para que se pudesse ali rodar um filme.

As sete indicações ao Oscar do filme não incluem Design de Produção para Terence Marsh, que ganhou dois Oscars de Direção de Arte na década de 1960. Conforme o diretor Frank Darabont, o cenário da prisão que Marsh construiu parecia tão realista que todos pensaram que era uma prisão de verdade.

Esta foi a primeira indicação ao Oscar de Roger Deakins de Melhor Fotografia. Seriam 23 anos e 12 indicações depois que finalmente conquistou a cobiçada Estatueta, por Blade Runner 2049 (2017).

Frank Darabont assistia Os Bons Companheiros (1990) todos os domingos durante as filmagens e se inspirava nele, ao usar a narração em off e mostrar a passagem do tempo.

Para se preparar para seu papel como Andy Dufresne, Tim Robbins passou algum tempo em confinamento solitário. Ele pediu para ficar trancado na solitária por um tempo para ter uma ideia, embora soubesse que sua experiência não seria a mesma porque era voluntário.

As fotos de Red com aparência jovem anexadas aos papéis da condicional são, na verdade, fotos do filho mais novo de Morgan Freeman, Alfonso Freeman. Alfonso também teve uma participação especial no filme como um rapaz gritando ao receber novos prisioneiros: "Peixe fresco! Peixe fresco hoje! Vamos pescar pessoal… ". Peixe quer dizer "novato".

Um ano depois de "Um sonho de Liberdade", ele apareceu como técnico em impressões digitais em outro filme com Morgan Freeman, Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995).

Aliás, esta foi a primeira vez de Morgan Freeman narrando um filme, impulsionando o elemento de sua carreira que aumentou ainda mais sua popularidade.

O título completo da novela de Stephen King, "Rita Hayworth and the Shawshank Redemption", não foi usado porque havia uma percepção em Hollywood de que o filme seria, na verdade, uma cinebiografia de Rita Hayworth. De fato, Frank Darabont até recebeu solicitações de audições de várias atrizes e supermodelos e seus agentes para interpretar o papel principal.

O papel de Andy Dufresne foi originalmente oferecido a Tom Hanks, que não aceitou devido a conflitos de agenda com Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994). Hanks, no entanto, trabalhou no próximo filme de Frank Darabont, À Espera de um Milagre (1999), também uma adaptação de um romance de Stephen King, que se passa em uma prisão.

James Whitmore (de Mundo em Perigo, 1954, Planeta dos macacos, 1968 e Revolta dos sete homens, 1969) foi escalado para o papel de Brooks porque ele era um dos atores favoritos de Frank Darabont. O papel de Tommy Williams foi destinado a Brad Pitt, que optou pelo papel principal em Entrevista com o Vampiro (1994) no mesmo ano. Acabou caindo na mão de Gil Bellows. E Tommy é um pequeno papel fundamental na trama, já que ele revela que Andy é inocente.

James Cromwell foi considerado para o papel de Warden Sam Norton, mas foi preterido em favor de Bob Gunton. Anos depois, o diretor Frank Darabont escalaria Cromwell para o papel do diretor em À Espera de um Milagre (1999).

Shawshank Multiverso King

A prisão Shawshank também é mencionada em outro filme de Stephen King, Eclipse Total (1995), quando Dolores (interpretada por Kathy Bates) grita com o marido que ele cumprirá pena em Shawshank por tocar na filha de forma inadequada.

O personagem Andy Dufresne teve uma participação especial em "O Aprendiz", outra história de Stephen King. Andy cuidou dos investimentos de Dussander, o nazista escondido.

O rio no qual Andy joga sua arma chama-se Royal River, e é o mesmo onde os meninos do filme Conta Comigo atravessam, e são atacados por sanguessugas.

O número da cela de Red é 237. Em O Iluminado (1980) (também baseado em livro de Stephen King), a morta reside no quarto 237 do Overlook Hotel.

Na série "O Vidente"(2007) A xerife Anna Turner menciona que Duncan Miller cumpriu pena em Shawshank. 

The end

No final do filme, há uma dedicatória a Allen Greene. Ele era o agente de Frank Darabont e também um amigo pessoal próximo. Ele morreu pouco antes da conclusão do filme devido a complicações da AIDS.

Stephen King nunca descontou seu cheque de 5 mil dólares pelos direitos do filme. Vários anos após o lançamento, King emoldurou o cheque e o enviou de volta para Frank Darabont com uma nota com a inscrição: "Caso você precise do dinheiro da fiança. 

Com amor, Steve."


Brooks was here


Voltando ao filme...

A morte de Brooks é muito representativa, já que contrasta com o título do filme e com a ideia de que todos na prisão querem ser livres. Mas após passar a vida na cadeia, Brooks é liberto e tira sua própria vida, após se deparar com um mundo que não fazia sentido para ele e que, por sua idade, não haveria tempo suficiente para ele recomeçar.

A virada de chave de Andy foi aos 38 minutos, quando ele negociou com Capitão casca-grossa Hadley uma troca: ele o ajudaria com uma situação de isenção de impostos em troca de cerveja para os amigos. Nesse momento, Andy se redescobre, e quando começa a se mover no tabuleiro e a manipular as demais peças em seu entorno conforme o tempo passa…

Andy enfim, acha um propósito: dar vida a prisão. Trazer liberdade para todos. A forma mais clara encontrada é aumentar a biblioteca, já que ampliando os livros, amplia o conhecimento. E ampliando o conhecimento, torna os presos inteligentes, capazes e eventualmente livres. O conhecimento liberta em muitos sentidos.

A virada de chave de Andy, parte II, vem quando o prisioneiro Tommy chega a Shawshank e com ele, a revelação de que Andy é inocente. Mas ao levar a informação para o diretor, ele abafa o caso e manda matar Tommy. E se antes, Andy não tinha motivação para viver em liberdade, e aos poucos foi conquistando-a na prisão, nesse momento, descobre que era apenas uma ilusão. Ele não estava no controle. Era apenas uma peça de um tabuleiro maior.

Daí Andy mudou seus planos de novo, contando com a possibilidade de levar a liberdade que encontrou na prisão, para fora dali. E ela veio pela amizade com Red. A grande ironia é que Andy foi preso por um crime que não cometeu: matar sua esposa e o amante. Mas na cadeia, ele se libertou pela amizade do único assassino convicto de Shawshank.

And so was Red

 

 


Tecnologia do Blogger.