TORRE NEGRA (2017) - FILM REVIEW
Torre negra.
Texto: M.V.Pacheco
Revisão: Thais A.F. Melo
É impossível narrar a história de Frodo Baggins e a sociedade do anel na saga para destruir o anel do poder, em uma hora e meia de filme sem picotar a história, roubando tramas importantes, personagens capitais ou tornando incompreensíveis certas passagens. O livro O Senhor dos Anéis tem mais de mil páginas e Torre Negra também.
Ele poderia ganhar uma minissérie boa, uma série razoável, mas nunca um filme de 1 hora e meia. Foi, sem dúvidas, a pior decisão tomada pelos produtores. A direção foi do dinamarquês Nikolaj Arcel, que roteirizou a obra-prima Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009).
Na história, Jake Chambers é um aventureiro de 11 anos (Tom Taylor) que descobre pistas sobre outra dimensão chamada Mid-World. Ao seguir o mistério, ele se afasta de Mid-World onde encontra um pistoleiro, Roland Deschain (Idris Elba). Roland está em busca de alcançar a "Torre Negra" que reside no End-world e atinge o ponto nexo entre o tempo e o espaço ao qual ele espera salvar toda existência da extinção pelo inferno.
Mas com vários monstros e um feiticeiro vicioso chamado Walter Padick (Matthew McConaughey) no seu rastro, a dupla improvável descobre que sua missão pode ser difícil de completar.
Os esforços para adaptar a série Torre Negra para a tela estão em andamento desde 2007. A ideia inicial era que a obra fosse adaptada nas mãos de J.J. Abrams logo após o sucesso de Lost (2004), mas depois que o cineasta desistiu do projeto, o filme passou por Ron Howard antes de chegar até Nikolaj Arcel.
Não li o livro, mas há um conto de Mark Twain "A Connecticut Yankee in King Arthur's Court" que me lembrou muito a narrativa do filme. Ele foi adaptado para o cinema diversas vezes como "Um Garoto na Corte do Rei Arthur'', de 1995. Mas ainda que King trabalhe a figura infantil de forma muito pertinente em seus filmes, em Torre Negra, o filme, Jake Chambers parece o garoto do conto de Mark Twain, ou seja, um peixe fora d'água guiando pessoas que entendem o que estão fazendo.
Stephen King disse que uma das principais inspirações para escrever a saga foi justamente O Senhor dos Anéis de Tolkien. A própria Torre Negra é uma referência óbvia à Torre de Orthanc, em Isengard, onde vemos Saruman forjar seus orcs para as batalhas da Terra Média.
A outra grande inspiração foi Três Homens em Conflito, inclusive, o personagem principal ser um pistoleiro e todo jogo de gato e rato entre ele e o Homem de preto.
A torre e o multiverso de King
A Torre Negra é uma série de oito livros que abrangem todo um universo conectado que liga vários outros livros e histórias de Stephen King, incluindo Saco de Ossos, O Talismã, Casa Negra, Dança da Morte, Tudo é Eventual, Buick 8, Lembranças de um Verão, Insônia, Os Olhos do Dragão e Vampiros de Salem, IT, Nevoeiro e O Iluminado.
Se você prestar bem atenção, perceberá que existe um quadro do Hotel Overlook no escritório do doutor Hotchkiss (José Zuniga), o psiquiatra do personagem Jake.
Nicholas Hamilton, o garoto que faz bullying no colégio, fez conceitualmente o mesmo papel em It: A Coisa (2017), no mesmo ano.
Um parque temático abandonado tem uma placa que diz 'Pennywise', com uma escultura de balão. Pennywise é o palhaço vilão da IT.
Jake e um amigo estão em seu quarto no início do filme. O amigo está brincando com um carrinho modelo Plymouth Fury 1957 vermelho e branco com vidros escurecidos. O modelo é do carro assassino Christine.
A família do garoto tem o sobrenome Chambers, mesmo de Chris Chambers, personagem de River Phoenix em Conta Comigo.
As gêmeas chamando para brincar, como em O Iluminado (1980) podem ser vistas.
A natureza do "demônio da casa" que ataca Jake é semelhante ao movimento em Colheita Maldita (1984), enquanto é invisível e parcialmente formado a partir do próprio material que compreende os arredores de sua presa.
O fato de ser referido como um demônio (por Walter) também pode implicar que ele pode possuir os corpos das pessoas, assim como Aquele que Anda Atrás das Fileiras (de "Colheita Maldita") pode.
Ao longo do filme, é dito que Jake tem o 'brilho'. Perto do final do filme, Jake usa o 'brilho' e fala telepaticamente com Roland para incentivá-lo a continuar lutando. Em "O Iluminado, os personagens Danny e Hallorann são capazes de se comunicar telepaticamente, uma habilidade chamada de 'brilho'.
Mais para o final, a foto de Rita Hayworth de Um Sonho de Liberdade (1994) também pode ser notada.
Uma placa de loja com o nome "Barlow and Straker's", pode ser vista. Eles são figuras antagônicas de Vampiros de Salem.
Um cachorro São bernardo é visto fazendo referência ao cão de Cujo (1983).
A queda de Isengard
A Sony considerou substituir Nikolaj Arcel por um diretor mais experiente no início do processo. O produtor Ron Howard e o escritor Akiva Goldsman intervieram em seu nome. Em entrevistas posteriores, Ron Howard admitiu que o filme foi uma decepção e que poderia ter funcionado melhor como uma série de TV, como se pretendia originalmente.
E após exibições de teste ruins, a Sony ainda gastou mais 6 milhões em refilmagens para desenvolver o personagem de Idris Elba. Pelo visto, em vão.
Torre Negra não é ruim. É um desastre.