HAVEN (2010/2015) - SÉRIE REVIEW
Vagamente
Em 1948, um homem não identificado foi encontrado morto em uma praia australiana com um bilhete indecifrável no bolso dizendo "Tamam Shud". O caso gerou inúmeras teorias, mas a identidade do homem e o motivo de estar lá continuam sendo um mistério.
O Homem de Somerton foi um indivíduo não identificado cujo corpo foi descoberto em 1 de dezembro de 1948 na praia de Somerton Park, um subúrbio de Adelaide, Austrália do Sul. Este caso ficou conhecido também pela presença de uma frase em persa, "tamám shud", que significa "Acabou" ou "Está terminado". Essa frase foi encontrada impressa em um papel que foi descoberto meses mais tarde no bolso da calça do homem. O pedaço de papel havia sido arrancado da página final de uma cópia do "Rubaiyat de Omar Khayyám", escrito pelo poeta do século XII, Omar Khayyám.
Após um apelo público da polícia, o livro do qual a página havia sido arrancada foi localizado. Na contracapa interna, os detetives encontraram marcas deixadas por caligrafias anteriores: um número de telefone local, outro número não identificado e um texto que se assemelhava a uma mensagem codificada. Até o momento, o texto não foi decifrado ou interpretado de forma que satisfizesse as autoridades do caso.
Desde os estágios iniciais da investigação policial, o caso tem sido considerado "um dos mistérios mais profundos da Austrália".
Vagamente
O que nos leva a Colorado Kid.
Stephen King se inspirou no caso australiano para conceber "The Colorado Kid", publicado pela editora Hard Case Crime em 2005. Inicialmente lançado em formato de bolso pela editora especializada em crimes e mistérios, o livro foi seguido por "Joyland", outro romance de King para a Hard Case Crime, publicado em junho de 2013. Em maio de 2019, "The Colorado Kid" foi relançado em uma edição de bolso ilustrada pela Hard Case Crime.
A história, narrada em terceira pessoa, aborda a investigação do corpo de um homem não identificado encontrado em uma pequena ilha na costa do Maine por dois adolescentes. Sem identificação ou pistas evidentes, o caso leva a becos sem saída repetidamente. Mais de um ano depois, a identidade do homem é revelada, mas questões importantes permanecem sem resposta.
Vagamente
A história nos leva a Haven. Na história da série de TV, uma agente do FBI com um passado perdido chega à pequena cidade de Haven, no Maine, para investigar o assassinato de um ex-golpista. No meio disso, acaba descobrindo que o lugar é um refúgio para pessoas com poderes sobrenaturais e, de todos os segredos que a cidade esconde, até o do seu próprio passado, Audrey (Emily Rose) ao qual ela irá descobrir.
A série é vagamente baseada em "Colorado Kid" de Stephen King, que por sua vez é vagamente baseado no caso do Homem de Somerton.
Dando vida ao refúgio
Em 2009, a Universal Networks International anunciou a série de TV "Haven", inspirada de forma livre no universo do romance de King. Originalmente planejada com 13 episódios, foi concebida pela E1 Entertainment e Piller/Segan/Shepherd, os mesmos produtores por trás da série "O Vidente". Scott Shepherd foi o showrunner, com Lloyd Segan e Shawn Piller atuando como produtores executivos, ao lado dos roteiristas do piloto da série, Sam Ernst e Jim Dunn. O programa estreou no Syfy em 9 de julho de 2010 e permaneceu no ar por cinco temporadas, encerrando em 17 de dezembro de 2015.
Caso não se lembre, o Syfy é o antigo Sci-Fi Channel, aquele canal que optou por um estilo de produção que prioriza o entretenimento barato, sacrificando a qualidade. Com produções originais independentes, classificadas como "B", o canal investe entre 1 a 2 milhões de dólares em cada obra, oferecendo trabalho a atores sem muitas oportunidades.
Entres erros e acertos, uma série vagamente memorável
Curioso pensar Haven durou 5 temporadas. Há muitos elementos positivos, como personagens bem desenvolvidos e cativantes, cada um com suas próprias histórias e complexidades ou a trama da série, que é repleta de mistérios intrigantes que mantêm os espectadores envolvidos e ansiosos por descobrir mais a cada episódio.
Porém, há outros muitos elementos negativos como diversos episódios considerados "preenchedores", com tramas secundárias que não contribuem significativamente para o desenvolvimento geral da história além de personagens subutilizados e resoluções previsíveis.
Com a crítica e a audiência ficando sempre no "mediano", foi uma verdadeira surpresa a série durar tantos anos.
Kingverso da loucura
Ao longo da série, as cidades de Derry e Castle Rock são mencionadas em várias ocasiões. Ambas as cidades são frequentemente usadas por Stephen King em seus romances e contos. "It", "Saco de Ossos" e "O Apanhador de Sonhos" acontecem, pelo menos em parte, em Derry. "Trocas Macabras", "Metade Negra", "Cujo" e "A Hora da Zona Morta" estão entre as histórias que acontecem em Castle Rock.
Junto com Jerusalem's Lot (Salem's Lot), Derry e Castle Rock formam uma trindade de cidades fictícias que King frequentemente usa como cenário para suas histórias, todas elas são colocadas no Maine. A trindade é uma homenagem à trindade de 'HP Lovecraft' de Arkham, Innsmouth e Dunwich.
Nos créditos de abertura vemos um folheto, datado de 1698 onde você lê "The most Revered Flagg". Randall Flagg é o vilão de A Dança da Morte/The Stand séries de TV que adaptam uma história de King.
O romance "Tommyknockers" também se passa em Haven.
No episódio 10 da Temporada 4 'The Trouble with the Troubles', um panfleto de comida para viagem é visto com o nome 'Captain Trip's Cafe'. Captain Trip's era o nome dado à praga no livro Dança da Morte.
The Gun & Rose Diner é uma referência à série Torre Negra. Roland é um pistoleiro de outro mundo protegendo uma rosa em um lote abandonado na Terra da Destruição.
Na cena de abertura da 1ª temporada, episódio 13, o nome estampado na bolsa de lona: "Prisão Estadual de Shawshank" é outro cenário e recorrente em várias histórias de Stephen King. Mas uma em especial, "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" foi inspiração para o filme "Um Sonho de Liberdade (1994)".
O episódio 'Fear and Loathing' homenageia "It" e o episódio 'Love Machine' une "Comboio do Terror" e "Christine".
Na temporada 1, episódio 12, "Resurfacing", há um carro movido pelo pai através de uma mesa em seu escritório. Este carro é um modelo de um Plymouth Fury 1958, o mesmo carro usado em Christine.
Em Haven, os Troubles retornam a cada 27 anos. Esse número também é significativo em "It", onde o antagonista da história é um metamorfo extra dimensional que retorna a cada 27 anos para se alimentar do medo em Derry, Maine.
Nicholas Campbell, o ator que interpreta o Chefe de Polícia Wuornos (pai de Nathan) também interpretou Frank Dodd, o serial killer no filme de 1983 "A Hora da Zona Morta".