google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SEDE DE VINGANÇA (2009) - FILM REVIEW

 


O cadillac de Dolan

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


Ainda que haja filmes fracos, adaptações fracas e continuações ruins, de maneira geral você identifica facilmente uma adaptação de Stephen King. Há pouca discrepância, diriam os estatísticos. Sede de Vingança é uma delas. Não falo (ainda) sobre o filme ser bom ou não. Digo pela identificação. 

Na trama, o professor de história do ensino médio, Tom Robinson, mora em Las Vegas com a esposa Elizabeth. Um dia, em um passeio a cavalo no deserto, Elizabeth se depara com um acordo de tráfico humano que deu errado, com o gângster Jimmy Dolan executando os dois coiotes e um dos estrangeiros ilegais. 

Elizabeth é vista, no entanto, e escapa por pouco dos capangas de Dolan que disparam contra ela. Ela deixa cair o telefone, que os bandidos encontram e usam para identificá-la. Logo depois, um cadáver com os lábios costurados é deixado na casa de Elizabeth, uma ameaça para manter silêncio. Os Robinsons vão às autoridades e um oficial os admite no Programa de Proteção a Testemunhas. 

"Dolan's Cadillac" é um conto escrito por Stephen King, que mais tarde foi incluído em sua coleção de histórias intitulada "Pesadelos & Paisagens Noturnas". A história foi publicada pela primeira vez em 1985.

A trama do conto gira em torno de um homem chamado Robinson, cuja esposa é assassinada por um chefe da máfia corrupto e poderoso chamado Dolan. Robinson fica obcecado em buscar vingança e passa anos planejando e se preparando para a oportunidade perfeita de se vingar de Dolan.

O plano de Robinson envolve usar a obsessão de Dolan por seu carro de luxo pessoal, um Cadillac preto, contra ele. Robinson decide cavar um túnel sob um viaduto e enchê-lo de explosivos. Assim que o carro de Dolan passar pelo túnel, Robinson pretende detonar os explosivos, fazendo com que o viaduto desmorone e esmague Dolan e seu carro.

A história segue os preparativos meticulosos de Robinson, seus encontros com vários desafios e contratempos e sua determinação em levar seu plano até o fim. Ele explora os temas de vingança, obsessão e até onde uma pessoa pode ir para buscar justiça.

Como acontece com qualquer adaptação, algumas alterações foram feitas na história original. Essas mudanças incluem alterações em certos pontos da trama, caracterizações e no ritmo geral da narrativa.

O filme expande o personagem Dolan e fornece mais informações sobre suas atividades criminosas e a extensão de seu poder. Algumas sequências de ação adicionais e momentos de suspense foram adicionados para aumentar o impacto visual da história na tela.

No geral, a adaptação cinematográfica tenta capturar a essência da história original de Stephen King ao mesmo tempo que adiciona seu próprio toque cinematográfico. Oferece uma experiência emocionante e cheia de suspense para os espectadores que gostam de narrativas movidas a vingança e jogos de gato e rato entre personagens determinados.

Sylvester Stallone foi originalmente escalado para interpretar o papel de Jimmy Dolan. Mais tarde, ele foi substituído por Christian Slater. Kevin Bacon originalmente seria Robinson e Stacy Title iria dirigir. Bacon também iria interpretar o papel principal em outro filme baseado em um romance de Stephen King, Christine, uma história também centrada em um carro.


Estética 

O filme criou uma atmosfera sombria refletindo os temas de vingança e obsessão da história. Ele utiliza iluminação fraca, paisagens desoladas e uma paleta de amarelos para estabelecer uma sensação de desconforto e tensão.

A fotografia desempenha um papel significativo na transmissão do clima da história e na construção do suspense. Ele emprega uma mistura de planos amplos para capturar a vastidão da paisagem de Nevada e close-ups para enfatizar as emoções dos personagens. A trilha, composta por Jeff Danna, aumenta a tensão com ritmos pulsantes e sons atmosféricos.

Jeff Beesley, o diretor do filme, teve como objetivo criar uma experiência visualmente marcante e cheia de suspense para os espectadores. Ele elaborou cuidadosamente o ritmo e a tensão ao longo do filme para manter o público envolvido.

Kingverso

A descrição de Dolan como tendo o nome de mil demônios, ele pode chamar os lobos e viver com os corvos... é na verdade tirada da descrição de Randall Flagg, no romance 'The Stand' de Stephen King.

King escreveu a história enquanto estava preso no trânsito em meio a algumas obras de estrada. Ele estava em um engarrafamento atrás de um “grande Cadillac Sedan DeVille verde”. Porém,  não prestou atenção em detalhes técnicos, pois ele subestimou o conhecimento de física que seria necessário para concretizar o enredo que pretendia executar. O escritor se refere a si como “um idiota extremamente preguiçoso quando se trata de pesquisa”.

Durante uma entrevista do New York Times em janeiro de 2023 com Chris Vognar, Wes Bentley relembrou seu papel neste filme como o ponto mais baixo de sua carreira de ator: 'Este é provavelmente meu último trabalho como ator', disse ele. 'Vou ser traficante de drogas e DJ'".

Cruel. 

Mas teria ele razão?


Tecnologia do Blogger.