LADY CHATTERLEY - ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA/TV
A amoral Lady Chatterley ou a amoral censura da Lady Chatterley?
Antes de tudo, o autor D. H. Lawrence nada tem a ver com o oficial britânico T.E. Lawrence, que tanto conhecemos do filme Lawrence da Arábia. Dito isso, O Amante de Lady Chatterley, escrito em 1926 e 1927 foi qualificado como um romance obsceno por uma sociedade preconceituosa. Tanto que ficou proibido por mais de 30 anos.
O romance foi banido por obscenidade no Canadá, Austrália, Reino Unido, EUA, Índia e Japão, principalmente por suas descrições explícitas de sexo e a representação de um relacionamento entre uma mulher de classe alta e um homem da classe trabalhadora.
Indecente e imoral ou uma sociedade hipócrita desde sempre?
Falecido em 2 de março de 1930, D. H. Lawrence não viu sua obra ganhar o mundo e muito menos seu trabalho nela reconhecido. Pelo menos ele veio com o tempo, ainda que no cinema ou TV, não haja uma adaptação definitiva do livro.
A obscenidade só aparece quando a mente despreza e teme o corpo.
Fique com as 10 melhores adaptações até hoje:
Após um acidente de carro, Cássio (Rômulo Estrela), perde a mobilidade, o que faz com que sua esposa, Júlia (Bianca Bin) e ele tenham problemas no relacionamento. Por conta disso, ela acaba tendo um novo relacionamento com outra pessoa.
Lady Chatterley (Emma Corrin), uma mulher nascida para uma vida de riqueza e privilégios, logo se vê casada com um homem por quem acaba eventualmente se apaixonando. Porém, Clifford Chatterley é paralisado da cintura para baixo devido a um ferimento na Grande Guerra. É então que ela se envolve em um caso tórrido com um guarda-caça em sua propriedade inglesa.
Constance vive numa propriedade rural com o marido, Clifford Chatterley, tenente condenado a uma cadeira de rodas por causa da 1ª Guerra Mundial. Ela amarga uma vida monótona, presa à obrigação com o casamento. Um dia, durante um passeio na floresta, conhece Parkin, o guarda-caça da propriedade. A atração entre os dois desperta nela um desejo nunca antes experimentado.
1921. Constance (Marina Hinds) vive numa propriedade rural com o marido, Clifford Chatterley (Hippolyte Girardot), tenente condenado a uma cadeira de rodas por causa da 1ª Guerra Mundial. Ela amarga uma vida monótona, presa à obrigação com o casamento. Um dia, durante um passeio na floresta, conhece Parkin (Jean-Louis Coullo'ch), o jardineiro da propriedade. A atração entre os dois desperta nela um desejo nunca antes experimentado.
Cal Montero, um rico cineasta recentemente paralisado da cintura para baixo, vai para sua fazenda para recuperação e fisioterapia. Ele é taciturno, mas tenta manter o controle total ainda que perceba as carências de sua esposa, Gail, que por sua vez, procura por ternura e a encontra na cabana de Satur, um dos trabalhadores da fazenda.
Uma mulher casada com um homem paralítico apaixona-se por um empregado da família, causando polêmica pelo fato da diferença de classe social. Minissérie concebida pela BBC quatro episódios de 55 minutos exibidos entre 6 e 27 de junho de 1993.
Joelle (Malú) vive numa grande propriedade com o seu marido enfermo, o Conde (Anthony Steffen). Assim que começa a sentir que não consegue corresponder às necessidades sexuais da sua mulher, o ex-amante da sua mulher, Charles, é libertado da prisão. O seu marido convida-o a tornar-se guarda do terreno na propriedade.
Adaptação cinematográfica italiana do clássico romance erótico de D.H. Lawrence. Depois de uma lesão incapacitante deixar seu marido impotente, Lady Chatterley fica dividida entre seu amor por seu marido e seus desejos físicos. Com o consentimento dele, ela procura outros meios de satisfazer suas necessidades.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Este filme e o anterior, de 1991, são muitas vezes confundidos, mas são filmes diferentes, com diretores diferentes, apesar de ambos terem enredos muito parecidos e com atriz Malú fazendo o papel principal. A direção do filme de 91 foi de Pasquale Fanetti, enquanto o de 1989 ficou a cargo de Lorenzo Onorati. Outra diferença capital fica por conta do ator de faroestes italianos Anthony Steffen, que atua no filme de 89.
Depois que o marido descobre ter ficado impotente, Chatterley fica dividida entre o amor que ainda sente por ele e seus desejos físicas. O marido logo percebe tanto a tristeza quanto a carência da esposa. E assim consente que Lady Chatterley possa encontrar outras maneiras de satisfazer suas necessidades carnais.
Clifford Chatterley retornou da Segunda Guerra Mundial invalido por causa das feridas graves que ele sofreu. Esta incapacidade torna-se ao longo do tempo, o sentimento de fardo com sua esposa que dada a sua impossibilidade, não pode desfrutar do corpo. Por isso ele sugere que ela procure um amante para atender às suas necessidades.
https://www.pipoca3d.com.br/2023/03/lady-chatterley-top-10.html