google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

EDGAR ALLAN POE - 13 MELHORES ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA

edgar-allan-poe-13-melhores-adaptacoes

Se há um nome que mexe com o imaginário com os cinéfilos fãs do horror é Edgar Allan Poe. Ele não viveu sua infância em um castelo e muito menos tinha corvos de estimação. Edgar nasceu em Boston, nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1809. Filho de atores de teatro, ficou órfão de mãe e foi abandonado por seu pai. Foi acolhido por uma família em Baltimore, e este fato mudou seu destino, já que ele conseguiu estudar nos melhores colégios por conta da boa posição financeira dos novos pais.

Na universidade já se envolveu com o causador de sua morte: a bebida. Sua carreira de escritor começou pouco após abandonar a Universidade, com a publicação de uma coleção anônima de poemas, que recebeu o nome de “Tomerlane and Other Poems”, em 1827.

Indisciplinado, inquieto, alcoólatra, mas genial. Em 1836 casou-se em segredo com sua prima Virgínia, na época com apenas 13 anos. Por conta de seu vício em bebidas, perdeu seu emprego. Nesta mesma época, sua esposa adoece, e Poe se vê obrigado a produzir como freelancer, porém sem grandes resultados. Afunda-se ainda mais na bebida, e a morte de sua esposa agrava ainda mais o seu problema. Edgar Allan Poe deixou diversos poemas, contos, romances, temas policiais e de horror.

Partiu no dia 07 de outubro de 1849, mas um escritor, muito maior, nasceu a partir daí e reside até hoje em nossos lares.

➤Direção: Sergio Martino

Enquanto Irina (Anita Strindberg) é maltratada constantemente por seu marido, Oliviero (Luigi Pistilli), uma onda de assassinatos começa a assolar muitas das pessoas próximas do casal. Devido às mortes serem majoritariamente relacionadas aos ciclos sociais de Oliviero, sua esposa torna-se uma suspeita, mas a verdade parece ser bem mais complexa do que isso.

➤Direção: Gordon Hessler

Após ter seu rosto desfigurado em um obscuro ritual vudu na África, homem retorna a Inglaterra e passa a ter surtos psicóticos, obrigando seu irmão a trancá-lo em um calabouço. Desesperado para conseguir novamente a liberdade e se valendo de conhecimentos mágicos, o homem simula sua própria morte para escapar da mansão e se vingar de seus inimigos.

➤Direção: Roger Corman

No século XIII, o sinistro príncipe Prospero (Vincent Price) vive afastado do mundo, enclausurado em seu castelo, enquanto a temível Peste Vermelha toma conta do resto da cidade. As injustiças do monarca serão vingadas durante um baile à fantasia realizado no interior do seu castelo, quando uma misteriosa figura vestida com uma máscara vermelha revela sua identidade.

Direção: Antonio Margheriti, Sergio Corbucci

Em 1840, o jornalista  de Londres Alan Foster segue a visita de Edgar Allan Poe, ansioso por entrevistar o famoso autor americano. Foster localiza-o num pub, onde Poe (Silvano Tranquili) conta uma história macabra ao seu companheiro, o rico aristocrata Sir Thomas Blackwood (Umberto Raho). O jornalista apresenta-se, e logo se envolve num cavalheiresco debate sobre questões da metafísica. Poe afirma que os seus contos são baseados em casos da vida real. Foster educadamente goza. 

Eventualmente Blackwood faz uma proposta surpreendente... Para testar as convicções do repórter, ele desafia-o para passar a noite num castelo assombrado que possui. Ele afirma que, numa certa noite, em cada ano, os espíritos daqueles que morreram lá vivem novamente. 

➤Direção: Roger Corman

O viúvo Verden Fell (Vincent Price) ainda acredita, mesmo após alguns anos, que sua esposa Ligeia (Elizabeth Sheperd) continua viva. Após a queda da jovem Rowena (Elizabeth Sheperd) sobre a sepultura de Ligeia, Verden a ajuda e acaba casando-se com ela. Certo dia, Rowena começa a ter sonhos obscuros e o marido crê ser avisos da falecida esposa.

➤Direção: Roger Corman

Erasmus Craven (Vincent Price), filho de um grande feiticeiro que já morreu, é um ex-feiticeiro. Certo dia, Adolphus Bedlo (Peter Lorre), que foi transformado em um corvo por Scarabus (Boris Karloff), vai até Craven pedindo ajuda para voltar ao normal. E, para convencer o ex-feiticeiro, Bedlo também conta a ele que Lenore (Hazel Court), sua esposa desaparecida, está vivendo com Scarabus.

➤Direção: Roger Corman

Baseado na obra de Edgar Allan Poe, contém 4 contos interpretados pelo mestre no gênero Vincent Price. O filme tem 3 episódios:"Morella", sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, "O Gato Preto" e "O Barril de Amontillado", onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é "O Estranho Caso do Sr. Valdemar" sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.

➤Direção: Roger Corman

O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard, o jovem cunhado inglês de Nícolas Medina (filho do carrasco da Inquisição Espanhola, Sebastian Medina), vem ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth. Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ver a mãe ser morta por seu pai.

➤Direção: Roger Corman

Philip Winthrop viaja até a Casa dos Usher, uma desolada mansão circundada por um pântano, para se encontrar com a noiva Madeline Usher que conhecera em Boston. Madeline é irmã de Roderick que se opõe ao relacionamento dos dois, alegando que a família é possuidora de uma maldição sanguínea que leva todos os membros à loucura. Philip não se conforma e quer que Madeline vá embora com ele, mas o amor dos dois está condenado.

Direção: Lew Landers

A linda Jean Thatcher sofre um acidente de carro. De imediato, seu pai e um amigo imploram ao cirurgião aposentado, Dr. Richard Vollin, que faça uma cirurgia de emergência para restaurar a saúde da moça. Com uma amizade crescente com a jovem, o doutor revela seu fascínio pela obra de Edgar Allan Poe e sua coleção de aparelhos de tortura, para então pedir a mão de Jean em casamento. 

O pai da moça o desencoraja e, cheio de raiva, Richard se utiliza do pedido de mudança de rosto feita por Bateman, um assassino fugitivo, para arquitetar sua vingança contra os Thatcher.

Direção: Edgar G. Ulmer

Em lua-de-mel na Hungria, Joan (Julie Bishop) e Peter Allison (David Manners) dividem uma cabine de trem com o Dr. Vitus Verdegast (Bela Lugosi), um cortês, mas sofrido homem, que está retornando para as ruínas da cidade que defendeu antes de se tornar prisioneiro de guerra por 15 anos. Verdegast disse que está ali para visitar Hjalmar Poelzig (Boris Karloff), um velho amigo, mas, na verdade, é um acerto de contas. Após saírem do trem pegam um ônibus, que durante uma tempestade sofre um acidente. 

O motorista morre e Joan fica ferida, assim os viajantes buscam abrigo na casa de Poelzig, que por ser engenheiro fez uma casa bem diferente. Mas o que acontece dentro daquelas paredes é muito mais estranho e lá Verdegast vai extravasar sua fobia por gatos, descobrir o destino da sua mulher, sofrer por sua filha Karen (Lucille Lund) e jogar uma partida de xadrez para tentar salvar a vida de Joan.

Direção: Robert Florey

Paris, 1845, Dr. Mirakle (Bela Lugosi) apresenta seu show com Erik, o homem-macaco, mostrando suas teorias do parentesco do homem com o macaco. Ao mesmo tempo, ocorrem assassinatos de jovens mulheres nas redondezas, os quais o estudante de medicina Pierre Dupin (Leon Waycoff) acredita estarem relacionados, e em sua investigação descobre que pode haver uma ligação com o Dr. Mirakle, e a vida de sua namorada Camille (Sidney Fox) pode estar em risco. 

Direção: Jean Epstein

O Lorde Roderick Usher vive numa casa perdida no meio dos lagos, evitada pela população da vila próxima, e está muito preocupado com a saúde da esposa Madeleine. Ele envia uma carta a um velho amigo, que vai visitá-lo neste lugar carregado de angústia e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Certo dia, a esposa de Usher morre e é enterrada na cripta da propriedade. Mas Roderick está convencido de que ela está apenas adormecida. Baseado no conto clássico de Edgar Allan Poe, com adaptação do surrealista Luis Buñuel.


Tecnologia do Blogger.