GUERRA E PAZ - ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA/TV
Confesso que ao fazer esta lista, achei que tinham muitas versões, mas elas são poucas e longas. Primeiro algumas informações sobre a obra:
Considerada a obra prima de Tolstói, Guerra e Paz é grandioso não somente pelo volume de páginas ou por sua densidade psicológica - esta última, a meu ver, nem tão densa assim - mas por conter, em um só trabalho, nuances tão distintas e, ao mesmo tempo, tão relacionadas entre si.
Paralelamente, Tolstói já pulveriza em todo o texto, em diversos personagens - especialmente em Pierre e Mária - o seu entendimento religioso. Quem já leu "Minha Religião", obra do mesmo autor escrita já próxima de sua morte, depois que Tolstói se voltou fervorosamente para o catolicismo, poderá enxergar no texto de "Guerra e Paz", através dos devaneios de seus personagens, várias ideias contidas em sua obra sobre a religião.
A grande sacada é que Tolstói consegue, na mesma obra, abordar temas tão distintos, como romance, história da guerra, filosofia da guerra e teologia, dentre outros assuntos de menos destaque, de forma tão ordenada, tão bem elaborada, que mal se percebe a riqueza da obra enquanto se lê. Guerra e Paz é talvez o livro que mais pode agregar a alguém, justamente por não se limitar a apenas um objeto. Assim, pode haver livros que agreguem mais como romance, como pode haver livros que agreguem mais em história da guerra, ou em filosofia de guerra, ou em teologia.
Mas, ao mesmo tempo, com tanta profundidade, todos estes assuntos, acho muito improvável. Há também feroz crítica à sociedade aristocrática russa, que é debulhada, dissecada, analisada e exposta ao leitor. Embora já muito diferente do que se vê por aí, ainda guardando muitas semelhanças com a sociedade atual.
Mas, ao mesmo tempo, com tanta profundidade, todos estes assuntos, acho muito improvável. Há também feroz crítica à sociedade aristocrática russa, que é debulhada, dissecada, analisada e exposta ao leitor. Embora já muito diferente do que se vê por aí, ainda guardando muitas semelhanças com a sociedade atual.
Por fim, a leitura de Guerra e Paz não é uma leitura difícil, como "Ulysses", de James Joyce, ou mesmo "Crime e Castigo" de Dostoievski. Pelo contrário, é bem corrida e simples, até. Acredito que muitos consideram como de difícil leitura muito mais pela quantidade de páginas. Tolstói, com Guerra e Paz, é o melhor exemplo que leitura edifica, engrandece, expande horizontes e diverte.
Vamos aos filmes:
Título original: Voyna i mir
Direção: Vladimir Gardin, Yakov Protazanov
Elenco: Vladimir Gardin, Vera Karalli, Olga Preobrazhenskaya
Duração: 1h 38 min
Primeira versão, já demonstrando que longos filmes viriam com o tempo (1 hora e 40 para 1915 é muito tempo ).
A história segue a mesma , porém na condução de dois diretores, sendo um deles Yakov Protazanov, o famoso diretor russo de Aelita - A Rainha de Marte (1924), uma obra prima da época. As produções daria um salto de 40 anos, até ser produzido o filme de Vidor.
Título original: War and Peace
Direção: King Vidor
Elenco: Audrey Hepburn, Henry Fonda, Mel Ferrer
Duração: 3h 28min
Ele, intelectual e filho bastardo de um aristocrata que após sua morte o deixa toda sua herança, também não pode fazer à corte a Natasha, pois já esta casado com a infiel Helene (Anita Ekberg). Quando uma nova guerra se inicia, Moscou é incendiada pelos próprios moradores para afugentar invasores. Mas uma tragédia mudará a vida de todas as pessoas desse país.
Título original: Voyna i mir
Direção: Sergey Bondarchuk
Elenco: Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov, Sergey Bondarchuk
Duração: 7h 7min
Guerra e Paz relata o eterno romance entre Natasha Rostova e o Príncipe Andrei Bolkonsky, cujas vidas espelham as convulsões sociais que o seu país vivia na época. Com uma fotografia espetacular e imagens surpreendentes, este filme rivaliza com "Lawrence das Arábia" e com "O Vento Levou", como espetáculo de primeira qualidade. Foi premiado com o Oscar para melhor filme de Língua Estrangeira em 1968.
O filme foi produzido pela Mosfilm entre 1961 e 1967 com um grande apoio das autoridades soviéticas. Com um custo de 8. 291 712 rublos soviéticos – 9 .213 013 dólares em valores de 1967, ou aproximadamente 87 milhões em valores atuais – Voyna i Mir foi o filme mais caro já produzido na União Soviética. Ao ser lançado, ele foi um enorme sucesso de público, atraindo mais de 135 milhões de espectadores. Voyna i Mir venceu o Grand Prix do Festival de Moscou, o Golden Globe Award de Melhor Filme Estrangeiro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Título original: War and Peace
Direção: John Davies
Elenco: Anthony Hopkins, Morag Hood, Alan Dobie
Duração: 14h 50min divididos em 20 episódios
Guerra e Paz é um microcosmo de famílias, casas, pessoas, de sentimentos, de anseios, de ambições e frustrações, um mundo onde há um pouco de tudo do nosso mundo. Virginia Woolf disse do autor: “Desde a primeira palavra nós sentimos, temos a certeza que Tolstoï é um homem que vê o que nós vemos, que procede como nós temos o hábito de proceder, não de dentro para fora, mas de fora para dentro. Nada escapa ao seu olhar que tudo regista.”
Título original: War and Peace
Direção: Humphrey Burton
Elenco: Sergei Alexashkin, Gennady Bezzubenkov, Irina Bogachova
Duração: 4h 9min
A história de amor da jovem condessa Natasha Rostova e Pierre Bezukhov, se confunde com a "Grande Guerra Patriótica" de 1812 contra os exércitos de Napoleão onde o povo da Rússia, de todas as classes da sociedade, se levantam unidos contra o inimigo. Ambos lados sofrem grandes perdas durante a guerra, e a sociedade russa é mudará para sempre.
Direção: François Roussillon
Elenco: Nathan Gunn, Olga Gouriakova, Margarita Mamsirova
Duração: 4h 49min
Trata-se de um painel profundo e verdadeiro da aristocracia russa, pois foi escrito por alguém de dentro dela. As duas principais famílias retratadas - Rostov e Bolkonski - representam as famílias Tolstói e Volkonski, respectivamente do pai e da mãe do autor, Liev Tolstói. Guerra e paz retrata ainda o preconceito e a hipocrisia da nobreza, e também suas tradições religiosas, ao lado da vida cotidiana dos soldados e dos servos.
Esta versão é uma ópera filmada.
Título original: War and Peace
Direção: Robert Dornhelm
Elenco: Clémence Poésy, Alessio Boni, Alexander Beyer
Duração: 6h 34min divididos em 4 episódios
Esta nova versão, dirigida por Robert Dornhelm, teve o vultuoso orçamento de US$30 milhões e contou com a participação de 7 países (Rússia, Estados Unidos, Itália, Alemanha, França, Espanha e Polônia) em sua produção. Fazem parte do elenco atores e atrizes com grande experiência no cinema e em seriados, destacando-se os nomes de Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica”), Clémence Poésy (“Harry Potter e o Cálice de Fogo”) e Alexander Beyer (“Adeus, Lênin!”).
Direção: Tom Harper
Elenco: Paul Dano, James Norton, Lily James
Duração: 7h 30min divididos em 6 episódios
Situada na Rússia entre os anos 1805 e 1820, a história tem como pano de fundo as invasões de Napoleão Bonaparte. A narrativa trata, primordialmente, de cinco famílias aristocratas, em especial os Bezukhovs, os Bolkonskys e os Rostovs, e o vínculo de suas vidas pessoais com o curso da História do país.
O Excelente Paul Dano dá vida ao personagem que já foi interpretado por Anthony Hopkins em outra versão.
O Excelente Paul Dano dá vida ao personagem que já foi interpretado por Anthony Hopkins em outra versão.
E UM FILME BASTANTE FAMOSO BASEADO EM PARTE DO LIVRO DE TOLSTOI, PORÉM QUE NÃO LEVA O NOME DA OBRA:
Título original: Love and Death
Direção: Woody Allen
Elenco: Woody Allen , Diane Keaton , e Harold Gould , Sol Frieder , Olga Georges-Picot
Duração: 1h 35min
De Guerra e Paz, o cineasta tirou, além da paráfrase do título original de seu filme, o contexto histórico, a época em que a ação se passa – a Rússia imperial do início do século XIX, a invasão da Rússia pelos exércitos de Napoleão. Às vezes o personagem de Bóris Grushenko faz lembrar o conde Piotr Bezukov do romance de Tosltói, com suas dúvidas existenciais, metafísicas – e também sua intenção de assassinar o ditador francês durante sua estadia em Moscou.