google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MOBY DICK - ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA/TV


Moby Dick é um romance do autor estadunidense Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. 


O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.


O Capitão Ahab e o seu meio-irmão, Derek, estão apaixonados pela mesma mulher, Esther. Como el está apaixonada por Ahab, Derek empurra o irmão ao mar e este é mordido por uma grande baleia branca. Sem uma perna e a pensando que Esther já não o ama, Ahab fica obcecado em caçar a baleia que o atacou.


O filme conta a busca de um capitão do mar por vingança sobre uma grande baleia branca que arrancou a sua perna. Ahab perde a perna para Moby Dick, uma baleia branca lendária. Quando Ahab retorna a New Bedford, ele erroneamente acredita que a mulher que ele ama já não quer vê-lo devido à sua desfiguração, uma opinião incentivada pelo irmão de Ahab. Ele jura vingança contra a baleia, e para matá-la ou ser morto no processo, e retorna ao mar. 
A Warner refilmou apenas 4 anos depois a primeira versão, desta vez, porém, o filme é sonoro.


Consumido por uma raiva completamente insana, o Capitão Ahab tem apenas um objetivo na vida: vingar-se de Moby Dick, a grande baleia branca que o feriu e desfigurou. O obcecado capitão de um baleeiro usa seu poder de comando como uma desculpa para navegar pelos sete mares em uma busca sem fim pelo seu objeto de ódio.


Em 1841, o jovem Ishmael começa a trabalhar a bordo do navio baleeiro Pequod, sob o comando do rígido capitão de uma perna só, Ahab. Ele descobre que o capitão está procurando a lendária baleia Moby Dick, responsável pela perda de sua perna, e nada parece impedi-lo de parar de buscar vingança contra a besta.


Versão de um "homem só" do clássico de Herman. O capitão Ahab em loucura destrói todos ao seu redor. Este personagem poderoso chamou atenção de John Barrymore, Orson Wells e John Huston. Este filme tem sido chamado de a "melhor versão e  mais autêntica Moby Dick" de Herman Melville.


Versão sofisticada e cheia de efeitos especiais da história de Moby Dick, uma baleia assassina que vive em alto mar e está sempre pronta para matar. O roteiro mostra um navio comandado por um homem obstinado e cheio de ódio, marcado pelo encontro anterior e quase fatal com Moby Dick.


1840. Quem poderia imaginar que o jovem menino que lê a Bíblia em uma cabana de caça perdida na mata, se tornaria um dia de capitão de navio baleeiro? 
Ninguém. No entanto, Ahab cresce e se apodera dos oceanos. Torna-se um capitão formidável e tudo muda quando ele conhece uma baleia branca deslumbrante... Moby Dick.


2010: Moby Dick, como o próprio título já deixa claro, trás a clássica história para o presente. O Capitão Ahab, interpretado por Barry Bostwick, desta vez comanda um submarino nuclear. Renée O´Connor (a Gabrielle de Xena: A Princesa Guerreira) vive a segunda em comando, que é também uma biologista. A própria baleia foi atualizada, se tornando um enorme e monstruoso ser.


A história é uma adaptação de Nigel Williams da obra de Herman Melville, publicada em 1851.Na história, o Capitão Ahab e seu primeiro oficial, Starbuck, caçam a baleia branca gigante conhecida como Moby Dick.
A minissérie  foi produzida pela alemã Tele Müchen Group em parceria com a austríaca ORF e com a americana RHI Entertainment.


O filme conta a história do incidente envolvendo o baleeiro Essex em 1820, fato que inspirou o livro Moby Dick de Herman Melville.
A produção para a Tv conta com pelo menos um grande nome no elenco.  E é a mesma história do filme a seguir.


O longa adapta o livro “No Coração do Mar” (In the Heart of the Sea), de Nathaniel Philbrick, que conta a história verídica por trás do clássico da literatura “Moby Dick”, de Herman Melville. A trama é ambientada em 1820 e centra-se em 20 tripulantes do navio baleeiro Essex, que lutaram durante três meses contra uma baleia cachalote que os perseguia. Somente oito deles foram resgatados com vida, e só sobreviveram porque se alimentaram dos próprios companheiros que restaram.

https://www.pipoca3d.com.br/2021/05/moby-dick-no-cinema-tv.html


Tecnologia do Blogger.