MOBY DICK - ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA/TV
Moby Dick é um romance do autor estadunidense Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral.
O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.
O Capitão Ahab e o seu meio-irmão, Derek, estão apaixonados pela mesma mulher, Esther. Como el está apaixonada por Ahab, Derek empurra o irmão ao mar e este é mordido por uma grande baleia branca. Sem uma perna e a pensando que Esther já não o ama, Ahab fica obcecado em caçar a baleia que o atacou.
O filme conta a busca de um capitão do mar por vingança sobre uma grande baleia branca que arrancou a sua perna. Ahab perde a perna para Moby Dick, uma baleia branca lendária. Quando Ahab retorna a New Bedford, ele erroneamente acredita que a mulher que ele ama já não quer vê-lo devido à sua desfiguração, uma opinião incentivada pelo irmão de Ahab. Ele jura vingança contra a baleia, e para matá-la ou ser morto no processo, e retorna ao mar.
A Warner refilmou apenas 4 anos depois a primeira versão, desta vez, porém, o filme é sonoro.
Consumido por uma raiva completamente insana, o Capitão Ahab tem apenas um objetivo na vida: vingar-se de Moby Dick, a grande baleia branca que o feriu e desfigurou. O obcecado capitão de um baleeiro usa seu poder de comando como uma desculpa para navegar pelos sete mares em uma busca sem fim pelo seu objeto de ódio.
Versão de um "homem só" do clássico de Herman. O capitão Ahab em loucura destrói todos ao seu redor. Este personagem poderoso chamou atenção de John Barrymore, Orson Wells e John Huston. Este filme tem sido chamado de a "melhor versão e mais autêntica Moby Dick" de Herman Melville.
Versão sofisticada e cheia de efeitos especiais da história de Moby Dick, uma baleia assassina que vive em alto mar e está sempre pronta para matar. O roteiro mostra um navio comandado por um homem obstinado e cheio de ódio, marcado pelo encontro anterior e quase fatal com Moby Dick.
1840. Quem poderia imaginar que o jovem menino que lê a Bíblia em uma cabana de caça perdida na mata, se tornaria um dia de capitão de navio baleeiro?
Ninguém. No entanto, Ahab cresce e se apodera dos oceanos. Torna-se um capitão formidável e tudo muda quando ele conhece uma baleia branca deslumbrante... Moby Dick.
2010: Moby Dick, como o próprio título já deixa claro, trás a clássica história para o presente. O Capitão Ahab, interpretado por Barry Bostwick, desta vez comanda um submarino nuclear. Renée O´Connor (a Gabrielle de Xena: A Princesa Guerreira) vive a segunda em comando, que é também uma biologista. A própria baleia foi atualizada, se tornando um enorme e monstruoso ser.
A história é uma adaptação de Nigel Williams da obra de Herman Melville, publicada em 1851.Na história, o Capitão Ahab e seu primeiro oficial, Starbuck, caçam a baleia branca gigante conhecida como Moby Dick.
A minissérie foi produzida pela alemã Tele Müchen Group em parceria com a austríaca ORF e com a americana RHI Entertainment.
A produção para a Tv conta com pelo menos um grande nome no elenco. E é a mesma história do filme a seguir.
O longa adapta o livro “No Coração do Mar” (In the Heart of the Sea), de Nathaniel Philbrick, que conta a história verídica por trás do clássico da literatura “Moby Dick”, de Herman Melville. A trama é ambientada em 1820 e centra-se em 20 tripulantes do navio baleeiro Essex, que lutaram durante três meses contra uma baleia cachalote que os perseguia. Somente oito deles foram resgatados com vida, e só sobreviveram porque se alimentaram dos próprios companheiros que restaram.
https://www.pipoca3d.com.br/2021/05/moby-dick-no-cinema-tv.html