REI ARTHUR - ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA/TV
Rei Artur é uma figura lendária britânica que, de acordo com histórias medievais e romances, teria comandado a defesa contra os invasores saxões chegados à Grã-Bretanha no fim do século V, durante a batalha do Monte Badon. Os detalhes da história de Artur são compostos principalmente pelo folclore e pela literatura, e sua existência histórica é debatida e contestada por historiadores modernos. A escassez de antecedentes históricos de Artur é retratada por diversas fontes.
O lendário Artur cresce como uma figura de interesse internacional em grande parte pela popularidade do livro de Geoffrey de Monmouth, Historia Regum Britanniae (História dos Reis Britânicos). Porém, alguns contos de Gales e da Bretanha e poemas relativos a história do Rei Arthur foram feitos antes deste livro; nestas obras Artur aparece como um grande guerreiro que defende a Grã-Bretanha dos homens e inimigos sobrenaturais, ou como uma figura fascinante do folclore, às vezes associada com o Outro Mundo, Annwn. Quanto ao livro de Geoffrey de Monmouth, foi mais adaptado dessas obras do que inventado por ele mesmo, porque ele é desconhecido.
Embora os temas, acontecimentos e personagens da lenda de Artur variem de texto para texto e não exista uma versão totalmente comprovada, a versão de Geoffrey sobre os eventos é frequentemente usada como ponto inicial das histórias posteriores. Geoffrey descrevia Artur como um rei britânico que venceu os saxões e estabeleceu um império composto pela Grã-Bretanha, Irlanda, Islândia e Noruega. Na realidade, muitos elementos e acontecimentos que agora fazem parte da história de Artur apareceram no livro de Geoffrey, incluindo Uther Pendragon, pai de Arthur, o mago Merlim, a espada Excalibur, o nascimento de Artur em Tintagel, sua batalha final em Camlann contra Mordred em Camelot e o fim de Avalon. Chrétien de Troyes, escritor francês do século XII que adicionou Lancelot e o Santo Graal à história, iniciou o gênero de romance arthuriano que se tornou uma importante vertente da literatura medieval. Nestas histórias francesas, a narrativa foca frequentemente em troca do Rei Arthur para outros personagens, como os Cavaleiros da Távola Redonda. A literatura arthuriana teve sucesso durante a Idade Média, mas diminuiu nos séculos que se seguiram até ter um ressurgimento significativo no século XIX. No século XXI, as lendas continuam vivas, tanto na literatura como em adaptações para teatro, cinema, televisão, revista em quadrinhos e outras mídias.
Sua história merece ser conhecida revistas através destes filmes...
O cavaleiro Galahad, membro da Távola redonda, procura pela lendária espada Excalibur.
A primeira grande adaptação do tema, seguido do clássico mais famoso, em 1953. Mas talvez a melhor versão seja a de John Boorman.
Na Inglaterra do século VI, o fim da ocupação romana deixa o país em turbulência. No local de uma recente batalha entre os senhores de guerra, Arthur Pendragon e sua meia-irmã, Morgana Le Fay, encontram-se conforme combinado com o feiticeiro Merlin para discutir como acabar com o derramamento de sangue.
Morgana afirma que, como ela é a única descendente legítima do último rei, o trono pertence a ela, mas Merlin submete os adversários a um teste para determinar o legítimo soberano da Inglaterra. Merlin os leva à Excalibur, uma espada embutida em uma bigorna, e lhes diz que, segundo a lenda, aquele que conseguir remover a espada, será o verdadeiro soberano da Inglaterra.
O rei Aguar e sua família viking se tornaram cristãos e por isso são vítimas de traição e fogem para o exílio, ficando sob a proteção do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Quando atinge a maioridade, o filho de Aguar, Príncipe Valente, é enviado pelo seu pai à corte do rei Artur, para se tornar cavaleiro. Ao chegar à praia, ele é atacado por um misterioso Cavaleiro Negro. Consegue fugir e chegar até Camelot, onde fala com o rei. Pedindo para ser cavaleiro, o rei lhe põe aos cuidados de Sir Gawain, para treinar como escudeiro.
John, um ferreiro, não esperava ganhar a mão de Linet, filha do Conde de Yeonil. Ele tentará provar ser um nobre cavaleiro, porém, ele toma seu colete como armadura e um capacete improvisado e irá lutar por Rei Arthur como o Cavaleiro Negro. Suas peripécias incluem terras distantes visitando os reis e uma cerimônia de sacrifício Druida em Stonehenge.
A série da televisão britânica "The Adventures of Sir Lancelot" traz a lenda do Rei Arthur e sua Távola Redonda. Nessa produção luxuosa e detalhada. Muitos dos melhores atores ingleses da época participaram desta série. William Russell como Lancelot, Bruce Seton e Ronald Leigh-Hunt como Rei Arthur, Guinevere por Jane Hylton e Merlin "The Sorcerer" por Cyril Smith. O elenco de apoio foi igualmente forte.
O Rei Arthur descobre um dos seus cavaleiros está conspirando para assumir seu trono e se casar com sua filha. Após a morte do rei, os cavaleiros que desejam casar com a princesa, por ordem do grande mago Merlin, terão que remover a espada da bainha e provar o seu direito ao trono.
O reino de Camelot é abalado quando Lancelot, o mais valoroso cavaleiro da corte, apaixona-se por Guinevere, noiva de Arthur, seu amigo e rei, gerando intrigas e traições.
O filme retrata a história de amor entre o rei Arthur e Guinevere. O rei criou os Cavaleiros da Távola Redonda, uma alta ordem de cavalheirismo no qual todos eram imbuídos do desejo de ajudar os oprimidos. Um cavaleiro francês, Lancelot Du Lac, foi se unir a esta ordem e logo se tornou o mais célebre de todos os cavaleiros. Guinevere acabou se apaixonando por Lancelot e provocando uma sucessão de conflitos no reino.
Retornando da Demanda do Graal, que fora um fracasso, Lancelot do Lago retorna à corte do rei Arthur, Camelot, lá encontra Guinevere, esposa do rei, que é fiel a sua senhora. Ela faz Lancelot crer que seus atos foram responsáveis pela falha dele na procura do Graal. Modred, ciumento, fomenta um plano contra Lancelot para confundi-lo com a rainha e assim acabar com Camelot. Trata-se de um retrato cinematográfico medieval afastado da fantasia que poderia ser impregnado e centrado no limo e no sangue.
O mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue. Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra.
Nesta aventura medieval, baseada nas histórias do Rei Arthur, o jovem cavaleiro Gwain, que foi um escudeiro da corte, busca decifrar um enigma que pode salvar sua própria vida.
A história do Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda, contada pelo mago Merlin. Sua principal inimiga, Morgana, tudo faz para destruir a unidade do reino. Dragões, magia e espíritos malignos.
Antes mesmo de nascer, Guinevere (Sheryl Lee) já estava prometida em casamento ao rei Arthur. Criada e educada sob esta perspectiva, aprendeu todos os preceitos de uma rainha e o papel que deveria desempenhar ao lado do rei em importantes batalhas. Mas o coração da futura rainha se apressa a mostrar que segue leis muito próprias, e que a sua escolha difere completamente do que havia sido traçada pelo destino. Diante da responsabilidade de fazer cumprir a antiga promessa ou seguir sua paixão e tomar outro caminho, Guinevere se desespera… E um sombrio dilema se coloca em sua vida. É assim que tem início uma comovente história de lutas, amores, decepção e renúncia, em que pessoas são feridas mortalmente por estarem em busca dos mais simples ideais humanos.
Quando o boêmio e espirituoso Lancelot (Richard Gere) salva a bela Guinevere do ataque de um ex-cavaleiro, Sir Malagant (Ben Cross), eles se apaixonam à primeira vista. Só que a donzela está a caminho de Camelot para se casar com o rei Arthur (Sean Connery), e assim segue seu caminho. Pouco tempo depois, Lancelot é nomeado cavaleiro do rei mas não conta a ele que conhece sua futura noiva. No reencontro com Guinevere (Julia Ormond), os dois precisam decidir entre o verdadeiro amor e a lealdade ao rei.
Merlin, é uma criatura nascida da magia pagã, vivendo em um mundo que se converte ao cristianismo, ele está ao lado de Arthur, quando ele toma Excalibur, quando constrói Camelot e quando ele é traído por sua esposa, Guinevere. Lado a lado são ameaçados pelos planos de Morgan Le Fey, e seu filho com Arthur, Mordred. Minissérie em 3 episódios e teve uma continuação.
Logo após a coroação do rei Arthur, a menina Kayley quer se tornar cavaleira da Távola Redonda. Sua chance surge quando vilões roubam Excalibur, a espada do monarca, e ela decide reavê-la com a ajuda do mago Merlin, de um rapaz cego e de um engraçado dragão de duas cabeças.
O filme narra a história de Rei Arthur (Edward Atterton) sob a perspectiva de Morgana (Julianna Margulies), uma sacerdotisa da lendária ilha de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa mãe. Os saxões varriam a Bretanha matando igualmente cristãos e seguidores da Deusa mãe. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a região estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igraine (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon.
Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.
Merlin é uma série britânica do famoso canal BBC. Conta a história do jovem e talentoso Merlin, que chega ao povoado de Camelot, onde a feitiçaria é castigada com a morte. Lá Merlin conhece Arthur, o filho do rei, é aí que Merlin começa a descobrir qual seu verdadeiro destino, a partir daí, Merlin se encontra frente a frente com personagens lendários e fantásticos.
Com a morte súbita do Rei Uther, o caos ameaça engolir a Grã-Bretanha. Quando o mago Merlin tem visões de um futuro sombrio, ele ajuda o jovem e impetuoso Arthur, um jovem que desde o nascimento é criado como um plebeu e que tem total desconhecimento de sua linhagem real, para tomar a coroa. Mas a fria e meticulosa meia-irmã de Arthur vai lutar até o fim, convocando as forças não naturais para reivindicar a coroa nesta batalha épica pelo controle.
Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem das ruas que controla os becos de Londonium e desconhece sua predestinação até o momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur. Desafiado pela espada, ele precisa tomar difíceis decisões, enfrentar seus demônios e aprender a dominar o poder que possui para conseguir, enfim, unir seu povo e partir para a luta contra o tirano Vortigern, que destruiu sua família.