Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino Unido. Epistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado. O livro foi originalmente publicado na forma de folhetins em The Daily Post, sendo o primeiro romance-folhetim.
O título original da obra é, acredite, "The Life and Strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe, of York, Mariner: Who lived Eight and Twenty Years, all alone in an un‐inhabited Island on the Coast of America, near the Mouth of the Great River of Oroonoque; Having been cast on Shore by Shipwreck, wherein all the Men perished but himself. With An Account how he was at last as strangely deliver’d by Pyrates", tendo sido lançada em Lisboa à época em edição traduzida para o português e cujo título era Aventuras de Robinson Crusoé.
No mesmo ano, foi lançada a segunda e menos conhecida parte do romance, intitulada "The Farther Adventures of Robinson Crusoe, Being the Second and Last Part OF His Life, And of the Strange Surprising Accounts of his Travels Round three Parts of the Globe" e cujo título então em português foi Vida e Aventuras admiráveis de Robinson Crusoé, que contém a sua tornada à sua ilha, as suas novas viagens, e as suas reflexões.
Supõe-se que o enredo básico tenha sido influenciado pela história de Alexander Selkirk, um náufrago escocês que viveu durante quatro anos em uma ilha do Pacífico chamada "Más a Tierra" (renomeada em 1966 para Ilha Robinson Crusoe). Os aspectos da ilha onde Crusoe viveu foram provavelmente baseados na ilha caribenha de Tobago. É também provável que Defoe tenha sido influenciado pela tradução em latim ou inglês de O Filósofo Autodidata, de Ibn Tufail, romance do século XII na época recém-lançado pela primeira vez na Europa e que também gira em torno de um personagem isolado em uma ilha deserta.
No final do século XIX, nenhum livro na história da literatura ocidental tinha mais reimpressões, spin-offs e traduções (até mesmo para idiomas como inuíte, copta e maltês) do que Robinson Crusoe, com quase 700 versões incluindo edições infantis sem texto, apenas com imagens.
Vamos aos filmes
➤Direção: George F. Marion
Baseado em romance clássico de Daniel Dafoe no qual Robinson Crusoé é homem que sofre naufrágio. Único sobrevivente, ele se vê sozinho em uma ilha deserta, tendo que se virar como pode para sobreviver.
➤Direção: Robert F. Hill
Baseado em romance clássico de Daniel Dafoe no qual Robinson Crusoe é homem que sofre naufrágio. Único sobrevivente, ele se vê sozinho em uma ilha deserta, tendo que se virar como pode para sobreviver.
Robinson Crusoe é um filme mudo britânico de 1927, do gênero drama, dirigido por M.A. Wetherell e estrelado por Wetherell, Fay Compton e Herbert Waithe. É uma adaptação do romance homônimo de Daniel Defoe. Um homem náufrago torna-se preso em uma ilha deserta. Foi feito em Cricklewood Studios e Lime Grove Studios, em Londres.
➤Direção A. Edward Sutherland
As apostas Yachtsman Steve Drexel seus amigos que ele pode nadar até a praia de uma ilha sul-mar remoto com nada além de uma escova de dentes e ser "viver a vida de Riley", quando eles retornam. Com artesanal implementa o alegre, Steve Atlético improvável constrói uma casa confortável com todas as comodidades ... e fauna locais treinados para ajudá-lo! Enquanto isso, uma senhora de capim-saia jovem foge um casamento indesejado em uma ilha próxima. Steve chama de sábado, mas o que ele está a fazer com ela?
➤Direção: Mack V. Wright, Ray Taylor
Maia é um agente disfarçado como um operador de rádio da “Pacific Dirigible Airlines”, investiga uma sabotagem na remota ilha de Clipper. Uma gangue de espiões provoca a erupção de um vulcão, e Mala é responsabilizado. Ele convence a princesa nativa Melani de sua inocência e parte em busca do culpado.
Robinson Crusoe se notabilizou por ser o primeiro seriado da Republic a apresentar um “Clipshow”, onde os eventos dos capítulos anteriores são repetidos através de “clips” (a fim de economia financeira). Ao contrário da crença popular, não foi essa a invenção do conceito, que já havia sido usado rotineiramente em seriados antes do lançamento deste.
➤Direção: Aleksandr Andriyevsky
Mais um filme sobre os infortúnios do náufrago, mas que marca o primeiro filme soviético 3D, sendo que é o primeiro 3D falado e o primeiro com sequências coloridas.
➤Direção: Luis Buñuel
Século XVII. O aristocrata inglês Robinson Crusoé consegue chegar a uma ilha deserta, depois que seu navio soçobra. Ele consegue salvar um cão, um gato e também roupas, armas, comida e ferramentas. Com isso, constrói uma cabana e vai sobrevivendo. Um dia, porém, descobre que não está só, pois canibais aportam na ilha. Torna-se amigo de um indígena, a quem dá o nome de Sexta-Feira, resgatado das mãos dos canibais. Mais tarde, ajuda um capitão vítima de motim.
Ao lado do galã Horst Buchholz, com quem contracenou em vários sucessos, incluindo Monpti - Um Amor de Paris, Romy está bela como nunca. O filme mostra os bastidores da criação e publicação do romance Robinson Crusoé (1719), do inglês Daniel Defoe (1659-1731). Conheça um pouco mais da vida deste grande escritor. A Lenda de Robinson Crusoé é uma emocionante história recomendada para os fãs de literatura e da Trilogia Sissi.
➤Direção: Jeff Musso, Amasi Damiani
Baseado em romance clássico de Daniel Dafoe no qual Robinson Crusoe é homem que sofre naufrágio. Único sobrevivente, ele se vê sozinho em uma ilha deserta, tendo que se virar como pode para sobreviver.
As filmagens do filme, originalmente intitulado Robinson Crusoé, começaram em 1951 sob a direção de Jeff Musso, mas o projeto permaneceu inacabado. Uma década depois, Amasi Damiani o completou com vários intérpretes diferentes. O filme não foi lançado nos cinemas até 1962.
As Aventuras de Robinson Crusoé ("The adventures of Robinson Crusoe") é uma série francesa (drama) cuja distribuição para os E.U.A. ocorreu em 1964 (para o Reino Unido em 1965). Ela foi baseada no livro de Daniel Defoe, "Robinson Crusoe", mas talvez seja melhor lembrada por sua música tema. A aventura começa com um no chamado esmeralda navegando em alto mar durante uma terrível tempestade, onde as ondas são muito elevadas e quebram o casco deixando a tripulação à deriva.
Em uma viagem topográfica de exploração em Marte, o comandante Kit Draper (Paul Mantee) e o Coronel Dan McReady (Adam West) estão orbitando pelo espaço quando enfrentam um problema. Eles são obrigados a se ejetar da espaço-nave, mas apenas Draper e e uma macaca chamada Mona conseguem escapar. Para voltar à Terra, o comandante precisa aprender a viver nesse local com alienígenas hostis e a procurar oxigênio, água e comida.
➤Direção: Byron Paul
O piloto da marinha Robin Crusoé, por problemas no motor, ancora seu navio em uma ilha deserta. Robin constrói uma casa no local, encontra um submarino abandonado e cheio de ferramentas úteis. Além disso, o piloto conhece um chimpanzé integrante do programa espacial dos Estados Unidos e uma garota nativa chamada Quarta-feira. A menina pensa que Robin quer casar-se com ela e quando ele recusa o casamento, o pai de Quarta-feira se enfurece.
➤Direção: René Cardona Jr.
Clássica história de Dafoe, que conta a história de Robinson Crusoé através dos olhos atentos de um tigre. Crusoé sobrevive a um naufrágio, mas se vê na condição de existir numa ilha aonde ele precisa correr atrás dos próprios recursos.
➤ Direção: Stanislav Govorukhin
Um marujo sobrevive a um naufrágio mas encalha em uma ilha deserta aonde é obrigado a usar os recursos do local para sobreviver.
➤Direção: Francesco Maurizio Guido
Robinson Crusoé, o marinheiro que acaba em uma ilha deserta, mas ele não está sozinho. Ele tem alguns animais de estimação: um cachorro, dois gatos e um papagaio bêbado. Nossos personagens logo se juntam a outro peculiar: sexta-feira. Haverá muitos danos por causa de uma tribo canibal que termina da maneira mais inesperada e hilária.
➤Direção: Jack Gold
Sexta-Feira é uma adaptação da peça de 1973 por Adrian Mitchell baseado no romance de Daniel Defoe Robinson Crusoe, mas inverte os papéis, retratando Crusoe como um contundente, o inglês rígida, enquanto o nativo ele chama Man sexta-feira é muito mais inteligente e empática. O filme pode ser considerado como sendo crítico da civilização ocidental, contra a qual ele desenha uma imagem idealizada do Caribe vida tribal.
➤Direção: Ken Dixon
Um filme um pouco diferente dos encontrados aqui nesta lista. É um filme exploitation, que satiriza situações referentes à Robinson Crusoé.
➤Diretor: Mozael Silveira
Após violenta tempestade, chega a uma ilha deserta o único sobrevivente de um naufrágio: Robinson Crusoé (Costinha). Sozinho, ele se torna amigo da natureza, aprendendo suas lições e extraindo dela os elementos básicos de sua existência. Tudo faz para sobreviver naquela ilha.
Enfrentando perigos, vê as coisas se complicarem com o aparecimento de Sexta-Feira (Grande Otelo), um silvícola remanescente de uma tribo antropófaga, da qual fora rei. Robinson, graças às suas habilidades de homem civilizado, consegue ganhar a simpatia de Sexta-Feira. Amigos e aliados, partem juntos para enfrentar um traiçoeiro e feroz inimigo que os ameaça.
➤Direção Caleb Deschanel
Mais uma história do náufrago famoso, contando as peripécias de Crusoé numa ilha. Uma versão interessante da clássica lenda de Crusoé. Este drama historicamente fiel desafia a moral da época. Robinson Crusoé, agora um comerciante de escravos americano, está aprendendo a respeitar a vida humana.
➤Direção: George Miller, Rod Hardy
O aristocrático Robinson Crusoé foge da Grã-Bretanha após matar seu amigo pelo amor da mulher amada. Durante a viagem, uma tempestade violenta atinge sua embarcação, naufrágio do qual ele e o cachorro saem como os únicos sobreviventes. Sozinho em uma ilha desconhecida, Crusoé tenta fazer o possível com o que a natureza oferece até encontrar Sexta-feira, um nativo que salva de um sacrifício canibal. Os dois estabelecem uma amizade respeitosa apesar das diferenças entre eles.
➤Direção: Thierry Chabert
Filme feito para Tv com mais de 4 horas de duração contando a história do náufrago mais famoso do cinema.Curiosamente, o personagem não teve uma magistral adaptação para o cinema ou tv, porém várias versões longas foram feitas.
➤Criadores: Stephen Gallagher, Justin Bodle
Crusoé é uma série de televisão estadunidense exibida originalmente pela NBC e baseada no conto de Robinson Crusoe, de Daniel Defoe.
Um jovem rapaz deixa seu verdadeiro amor para embarcar em uma aventura, porém, acaba por ficar preso em uma ilha tropical por 28 anos, completamente afastado da civilização que ele um dia conheceu. Seu desejo de retornar para sua esposa e seu amigo Sexta-feira são as únicas coisas que o livram da insanidade na ilha, onde ele encontra inimigos e outros perigos.
➤Direção: Ben Stassen, Vincent Kesteloot
Terça-feira, um extrovertido papagaio, vive com seus amigos animais em uma pequena ilha, um verdadeiro paraíso. Entretanto, ele não consegue parar de sonhar em descobrir o mundo. Após uma violenta tempestade, Terça-feira e seus amigos encontram uma estranha criatura na praia: Robinson Crusoé. Ele imediatamente enxerga Crusoé como seu passaporte para realizar seu sonho. Por outro lado, Crusoé logo descobre que a chave para sua sobrevivência na ilha é através da ajuda de Terça-feira e os outros animais.