google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

CAÇA-FANTASMAS - SAGA REVIEW


Os Caça-Fantasmas


Os Caça-Fantasmas é mais um filho da geração que veio da Nova Hollywood, que implementou o blockbuster e o cinema inteligente, visualmente interessante e que rendia muito dinheiro. O que aqueles caras não sabiam (e digo caras porque não há uma única mulher na direção que fez parte ativamente do processo) é que os filmes marcariam gerações e seriam revisitados até hoje, em forma de remakes, continuações e até mesmo relançamentos.

🔷Os Caça-Fantasmas (1984)

Por obra do acaso, ficamos sabendo por Ray Parker Jr. que se acontecer alguma coisa estranha no seu bairro, quem você vai chamar? Os Caça-Fantasmas. E que se tem algo esquisito e que não parece estar bem Quem você vai chamar? Os Caça-Fantasmas. Mais a frente entenderá porque foi obra do acaso...

Na trama, situada em Nova York, Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis), são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina, eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Caça-Fantasmas". Inicialmente, eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.

No trailer de Os Caça-Fantasmas exibido nos cinemas norte-americanos na época, era apresentado um número de telefone. Quem ligava ouvia mensagens gravadas por Bill Murray e Dan Aykroyd que diziam "Hi. We're out catching ghosts right now" ("Olá. Nós estamos fora capturando fantasmas neste momento"). Na época de lançamento do trailer, o número recebeu uma média de 1000 telefonemas por hora, 24 horas por dia, durante 6 semanas.

O roteiro original de Os Caça-Fantasmas, escrito apenas por Dan Aykroyd, iniciava o filme já mostrando um carro voador dos Caça-Fantasmas saindo da base do grupo. Foi o diretor Ivan Reitman quem sugeriu que seria melhor se o filme mostrasse como os Caça-Fantasmas foram formados. O personagem Peter Venkman foi originalmente escrito para o ator John Belushi, Winston Zeddmore para Eddie Murphy e Louis Tully para John Candy.

John Belushi infelizmente faleceu precocemente em 1982. E para nossa tristeza, John Candy também faleceu precocemente, porém em 1994. Somente Eddie Murphy segue firme... O personagem Winston deveria ter se juntado à equipe muito antes e teria sido eliminado no hotel. Quando Eddie Murphy recusou o papel, o roteiro foi reescrito para que Winston aparecesse na metade do filme.

Gozer seria originalmente interpretado por Paul Reubens, que recusou o papel. No roteiro original, Gozer assumiu a forma de Ivo Shandor (o arquiteto do edifício fantasma, que iniciou o culto original de Gozer), que parecia um homem pálido, esguio e comum em um terno de negócios. A forma final de Gozer foi descrita como "David Bowie encontra Grace Jones". Ivo Shandor apareceu em Ghostbusters (2009) e acabou sendo interpretado por J.K. Simmons em Ghostbusters: Mais Além (2021).

Após o lançamento do filme, William Atherton foi insultado. Um dia, quando ele encontrou o diretor Ivan Reitman, ele ficou furioso e chateado com a forma como as pessoas o tratavam. Ele disse a ele que não poderia nem entrar em um bar sem que as pessoas quisessem brigar com ele. Em outro incidente, Atherton estava andando por um trecho da 7ª Avenida em Nova York, que estava lotado de ônibus escolares, quando ouviu muitas crianças gritando: “Ei, você é idiota!”.

Curiosamente, William Atherton fez um papel igualmente antipático em outro sucesso: Duro de Matar.  E outro ator faz um papel semelhante nos dois filmes: Reginald VelJohnson, que quase foi escalado para interpretar Winston. Quando Ernie Hudson foi finalmente escalado, Ivan Reitman ofereceu-lhe o papel de guarda da prisão.

Em uma cena, Louis (Rick Moranis) bate na janela do restaurante pedindo ajuda, apenas para que os clientes parem e olhem para ele por alguns segundos e depois voltem a comer. Em Os Irmãos Cara-de-Pau (1980), Elwood (Dan Aykroyd) tem a mesma reação ao olhar pela janela para a área de jantar do restaurante onde o Sr. Fabulous era o maitre. Há também uma cena semelhante envolvendo o personagem de Dan Aykroyd em Trocando as Bolas (1983) espiando pela janela de um restaurante, mas ele passa despercebido pelos clientes.

Elenco afiado, espontâneo e que dominava a arte de atuar.

Quase nenhuma das cenas foi filmada conforme o roteiro, a maioria teve pelo menos um improviso. A maioria das falas de Bill Murray são improvisadas. Quando Louis Tully se mistura com os convidados da festa (comentando sobre o preço do salmão e assim por diante), a cena é um plano contínuo e quase inteiramente improvisado.

Quando Venkman menciona a vez em que Spengler tentou fazer um buraco em sua cabeça, a resposta de Spengler (“Isso teria funcionado se você não tivesse me impedido”) foi na verdade improvisada por Harold Ramis.

No set, Dan Aykroyd referiu-se ao fantasma "Geléia"  como o fantasma de John Belushi. A forma que Geléia se alimenta foi baseada na cena da cafeteria de Belushi em Clube dos Cafajestes (1978).

Quebra-fantasmas

O título 'Os Caça-Fantasmas' já havia sido adquirido por uma empresa que havia feito a série de TV The Ghost Busters (1975), e um longo processo legal se seguiu antes que os fabricantes garantissem os direitos. As filmagens iniciais exigiram que fossem feitas duas tomadas de cada cena que apresentava o título: uma com 'Ghostbusters' e outra com o título alternativo, 'Ghostbreakers', incluindo as cenas em que o uma placa está sendo colocada do lado de fora do corpo de bombeiros e onde a multidão canta para seus heróis.

No final das contas, os cineastas consideraram isso muito trabalhoso e optaram pela primeira escolha, esperando que o título fosse liberado a tempo. Felizmente, o chefe da Columbia Pictures Frank Price, que deu sinal verde para o filme, deixou a empresa devido a desentendimentos com sua empresa controladora, a Coca-Cola. Empresa. Ele então se tornou chefe da Universal Pictures, que por acaso detinha os direitos de Os Caça-Fantasmas (1975); em sua nova função, um acordo sobre o título foi rapidamente acertado.

Gozer, o Gozeriano

Você pode ter pensado que Gozer fez sua primeira aparição em nosso reino em 1984, no filme em questão. Porém foi 14 anos antes em Enfield, uma cidade localizada no norte de Londres. No subúrbio de Enfield, no norte de Londres, em 1977, a família Hodgson foi atormentada por um poltergeist. A família e sua casa mal-assombrada foram notícia de primeira página e, quarenta anos depois, ainda é o caso mais bem documentado desse tipo.

E bom, hoje conhecemos bastante o caso, já que ele foi mostrado em Invocação do Mal 2. O caso Enfield foi tão bem divulgado em todo o mundo que não demorou muito para que Dan Aykroyd ouvisse falar de Gozer na época em que ele estava escrevendo “Os Caça-Fantasmas”; com sua co-estrela Harold Ramis. Ele incorporou o nome do demônio das trevas ao roteiro, dando ao Destruidor sua segunda vinda.

A cena da prisão foi filmada em uma prisão considerada mal-assombrada, e os diários apresentavam arranhões por toda parte, sem causa física aparente. Ivan Reitman ficou preocupado de voltar lá, e ele e a equipe ficaram muito aliviados ao encontrar imagens suficientes para completar as cena sem retornarem ao local.

As cenas dos Caça-Fantasmas correndo e dirigindo o Ectomóvel por Nova York foram feitas no primeiro dia, em grande parte sem autorização. Em uma cena, alguém que parece um segurança começa a persegui-los, e Dan Aykroyd está dirigindo o ectomóvel. 

O roteiro original tinha um romance entre Janine e Egon, mas a maior parte foi editada no filme. Porém, algumas cenas sugerem um carinho a mais entre os dois. 

O fantasma que aparece na biblioteca teria um aspecto mais assustador, porém ele assumiu uma versão light enquanto em A Hora do Espanto (1985), ele aparece como planejado para Caça-fantasmas. Ou seja, a criatura que aparece (e morre) no filme de 85, aparece também na biblioteca no filme de 84.

Evento de Tunguska

No final do filme, após a cena de cruzamento dos raios, Ray diz ao Louis que ele participou do maior rasgo cruzado interdimensional desde a explosão de Tunguska.

Evento de Tunguska foi uma queda de um objeto celeste que aconteceu em uma região da Sibéria, no Império Russo, próxima ao rio Podkamennaya Tunguska em 30 de junho de 1908. A queda provocou uma grande explosão, devastando uma área de milhares de quilômetros quadrados.

A ausência de uma cratera e de evidências diretas do objeto que teria causado a explosão levou a uma grande quantidade de teorias especulatórias sobre a causa do evento. Apesar de ainda ser assunto de debate, segundo os estudos mais recentes, a destruição provavelmente foi causada pelo deslocamento de ar subsequente a uma explosão de um meteoroide ou fragmento de cometa a uma altitude de 5 – 10 km na atmosfera, devido ao atrito da reentrada. Diferentes estudos resultaram em estimativas para o tamanho do objeto variando em torno de algumas dezenas de metros.

Estima-se que a energia da explosão está entre 5 megatons e 30 megatons de TNT, com 10–15 megatons sendo o mais provável. Isso é aproximadamente 1000 vezes a bomba lançada em Hiroshima na Segunda Guerra Mundial e aproximadamente um terço da Bomba Tsar, a mais poderosa arma nuclear já detonada. 

De volta ao início...

O tema contagiante e inesquecível de Ray Parker Jr. para o filme é uma peça icônica da história do cinema que quase não foi. Parker só foi escolhido para escrever a música depois de já ter reservado um voo para Los Angeles para um projeto completamente diferente - sem mencionar que ele estava, na época, concentrando seus esforços longe da música, a fim de cuidar de seus pais doentes. Ele acabou estendendo sua estadia em Los Angeles por alguns dias, o que, aliás, era todo o tempo que ele teria.

Quando Parker Jr. se envolveu, o filme já estava em processo de mixagem, o que significa que a música seria a próxima adição ao projeto. Dado que o tema Caça-Fantasmas seria usado em vários projetos futuros (presumivelmente), Ray Parker Jr. teve apenas alguns dias para criar algo memorável, e que deveria conter o nome do filme. Ele acabou lembrando dos comerciais de serviços domésticos, como encanamento e extermínio de pragas, o que o levou à frase "Para quem você vai ligar?"

Na prática, o estúdio queria outras opções e acabou escolhendo Parker na última hora, que, conseguiu escrever e gravar seu tema em dois dias e meio. Após a conclusão, ele enviou às pressas uma fita cassete para Ivan Reitman, que imediatamente a incorporou ao filme. Os esforços de Ray Parker Jr. foram recompensados com um nível de sucesso que ele nunca tinha visto. O tema Ghostbusters rapidamente se tornou um sucesso no topo das paradas e foi até indicado para Melhor Canção Original no 57º Oscar. 

E certamente, foi justamente a música que ajudou a imortalizar o filme.

De uma maneira geral, os pontos negativos do filme estão ligados ao que foi citado acima: as inconsistencias de algumas cenas são em razão do roteiro escrito às pressas e o personagen de Ernie Hudson que desaparece e retorna como se não houvesse espaço para ele na trama, o que também é citado acima.

Mas isto é corrigido no filme seguinte:


🔷Os Caça-Fantasmas 2 (1989)

Era dedutível que novas atividades fantasmagóricas corressem em Nova York depois do gigantesco sucesso do primeiro filme. Desde a batalha contra Gozer já se passaram cinco anos. Uma ordem judicial proibiu que Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd), Egon Spengler (Harold Ramis) e Winston Zeddemore (Ernie Hudson) trabalhassem como caça-fantasmas e, como resultado, tiveram que arrumar outros trabalhos. Assim, Ray é dono da Ray's, uma pequena livraria especializada em livros místicos, e com Winston se apresenta em festas de aniversário de crianças. 

Egon conduz experimentos para o instituto de pesquisa teórica avançada e Peter é o apresentador do Mundo Psíquico, um programa de televisão. Dana Barrett (Sigourney Weaver) rompeu com Peter e se casou, mas já está divorciada, com um filho com oito meses, Oscar (William T. Deutschendorf), trabalhando no momento no departamento de restauração do Museu de Arte de Manhattan. Até que coisas estranhas começam a acontecer, como quando o carrinho de bebê de Oscar anda sozinho e pára no meio da 1ª Avenida. Enquanto isso, Janosz Poha (Peter MacNicol), o chefe de Dana, está restaurando uma pintura do século XVI do Príncipe Vigo (Wilhelm von Homburg), um soberano dos Cárpatos e da Moldávia e um tirano louco e genocida. 

Sua pintura acaba ganhando vida, pois Vigo quer viver outra vez através do corpo de Oscar. Vigo controla completamente Janosz e lhe ordena que consiga que Dana coopere com seus planos. Janosz, por sua vez, tem seus planos, pois quer Dana por estar apaixonado por ela. Peter, Ray e Egon tentam ajudar Dana, mas são presos e levados a julgamento por violarem uma ordem, sendo que já tinham sido condenados por um juiz que não acreditava em nada sobrenatural. 

Mas quando os fantasmas dos Irmãos Scoleri (que quando vivos eram assassinos) aparecem no tribunal, o juiz fica apavorado, pois ele tinha condenado os irmãos à cadeira elétrica. Então é revogada a ordem que proibia Peter, Ray e Egon de serem caça-fantasmas e assim a firma é reaberta. Mas Jack Hardemeyer, um assistente do prefeito, quer atrapalhá-los, pois acredita que são uns charlatões e que podem prejudicar as chances do prefeito de se eleger governador.

O garoto que diz a Ray que, segundo seu pai, os caça-fantasmas são "cheios de merda", é interpretado por Jason Reitman, filho do diretor Ivan Reitman, e futuro Diretor indicado ao Oscar por Juno (2007), Amor Sem Escalas (2009) e Os Caça-Fantasmas: Mais Além (2021). A filha de Reitman Catherine Reitman interpreta a menina com o cachorrinho no laboratório de Egon.

Embora o papel de Vigo tenha sido interpretado por Wilhelm von Homburg, todas as suas falas foram dubladas por Max von Sydow. Wilhelm deixou a estreia furioso quando descobriu.

Vários fatores contribuíram para o intervalo de cinco anos entre o original e a sequência. Bill Murray estava em um período sabático prolongado de atuação e ficou irritado com o novo chefe da Columbia, David Puttnam, chamando-o de “um ator que ganha milhões com filmes, mas não dá nada em troca de sua arte”; em um almoço da Câmara de Comércio Britânico-Americana. 

Quando Puttnam foi demitido no outono de 1987, seu substituto, Dawn Steel, fez da sequência de Os Caça-Fantasmas uma prioridade. Michael Ovitz, que representou Bill Murray, Harold Ramis e Ivan Reitman da Creative Artists Agency, marcaram um encontro no início de 1988 para suavizar as tensões. A tática de resolução de conflitos de Ovitz funcionou e a produção começou logo após o fim da greve do Writer's Guild of America em 1988.

Como o desenho animado Os Caça-Fantasmas (1986) era muito popular entre as crianças, Ivan Reitman, Dan Aykroyd e Harold Ramis fizeram um esforço consciente para suavizar as insinuações e comportamentos adultos do filme. Todos os Caça-Fantasmas pararam de fumar (exceto algumas cenas em que Ray tem um charuto ou cachimbo na mão, ou na boca), e os fantasmas assumiram aparências mais próximas daquelas da série animada, em vez dos efeitos mais assustadores do primeiro filme. A aparência de Janine mudou significativamente de Os Caça-Fantasmas (1984) para se adequar à animação de 1986.

Na festa de aniversário, uma das crianças vê os Caça-Fantasmas e diz: “Achei que seria o He-Man”. Em 1975, a Filmation, empresa de animação por trás de He-Man e os Defensores do Universo (1983), produziu Ghost Busters (1975), uma série live-action sobre 2 homens e um gorila que caçam fantasmas. Como dito no post do primeiro filme, isso foi um problemão. 

A Columbia Pictures teve que comprar os direitos do título da Filmation. A Filmation capitalizou a popularidade do filme ao produzir Os Fantasmas (Ghostbusters -1986), baseado em suas séries anteriores. Para evitar confusão, a série animada baseada no filme foi chamada de Os Caça-Fantasmas (1986), teve o nome original alterado para Ghosts R Us! - The Real Ghostbusters.

Mortes precoces, Titanic e a Bolha Assassina.

Tudo bem que passaram décadas desde o lançamento, mas podemos dizer que as mortes de alguns atores e atrizes foram precoces: Mary Ellen Trainor em 2015 devido a um câncer pancreático, Wilhelm von Homburg em 2004 devido a um câncer de próstata, Janet Margolin aos 50 anos em 17 de dezembro de 1993 de câncer de ovário e Henry J. Deutschendorf II, um dos gêmeos que interpretaram Oscar (o neném), morreu em 14 de junho de 2017, por suicídio, aos 29 anos.

Vigo, o Cárpato, e o lodo do humor fazem com que, entre outras coisas, o Titanic e seus fantasmas retornem. Na vida real, o navio de resgate que ajudou os sobreviventes chamava-se Carpathia. O policial de Nova York que recebe a denúncia da chegada do Titanic afirma que a ligação vem do Píer 34. Na realidade, esse era o destino original do navio. Na verdade, o Titanic estava programado para chegar ao Pier 59 em 17 de abril de 1912, mas, após o desastre, o Carparthia  entregou os botes salva-vidas do Titanic no cais 59. O local em Nova York tem um memorial.

A grande pintura de Vigo é, na verdade, uma fotografia e está pendurada nos escritórios da Industrial Light and Magic.

E a cena em que você vê o lodo rastejando em direção à cidade era, na verdade, uma filmagem não utilizada de A Bolha Assassina (1988).

De uma maneira geral, os pontos negativos do filme estão ligados à maneira forçada de inflamar a população com a Estátua da Liberdade. É um bom filme, porém que divide opiniões até mesmo do elenco.

E para finalizar, uma curiosidade bastante... curiosa.

Venkman entrevista um possível picareta (Kevin Dunn) que lançou um livro sobre o fim do mundo. E, na verdade, ele estava certo!!! Se não fosse pelos Caça-Fantasmas, a previsão de Milton Angland de que o mundo terminaria à meia-noite teria se tornado realidade.

🔷Caça-Fantasmas (2016) e o Mimimi...

Caça-fantasmas é o filmaço* que ninguém esperava. Divertido, interessante, com um 3D incrível, atores certos nos lugares certos. Tudo funciona. Depois da péssima recepção com o trailer (recorde de dislikes do You Tube) e do mimimi por ser um filme de mulheres, a produção é uma grata surpresa.

*Obs: entenda-se filmaço, como um respeitoso remake de um filme muito legal dos anos 80. Não confundam o termo, achando que se trata de um novo clássico. O filme é para deixar o preconceito com remakes de lado, e aceitar o fato que às vezes acertam o alvo em cheio, como este.

Após o anúncio do elenco e da equipe técnica do filme, uma forte polêmica eclodiu nas redes sociais. Os fãs da série de filmes originais criticaram o elenco exclusivamente feminino e a escolha de Paul Feig como diretor.

A história segue a linha "filme de origem", prestando as devidas homenagens aos Caça-Fantasmas antigos, encaixando-os perfeitamente na história. Os efeitos são impressionantes. Vale cada centavo. Recomendo a versão 3D, inclusive a inesperada sequência pós-créditos. 

Na trama, uma respeitada professora da Universidade de Columbia, Erin Gilbert (Kristen Wiig) escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy). A obra, que nunca foi levada a sério, é descoberta por seus pares acadêmicos e Erin perde o emprego. Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) se unem e partem para a ação pela salvação da cidade e do mundo.

Nos anos 90, Dan Aykroyd desenvolveu um conceito para o roteiro de um terceiro filme dos Caça-Fantasmas, onde a trupe viajaria para uma versão alternativa da cidade de Nova York. O estúdio, entretanto, embarreirou a produção do longa devido ao seu orçamento proposto: 150 milhões de dólares. Curiosamente, o novo longa de 2016 custou estimados 154 milhões de dólares - ainda que, devido à inflação, ele tenha sido mais barato que o proposto no passado. E de certa forma, o conceito se encaixa aqui.  

Jason Reitman, filho do diretor original de Os Caça-Fantasmas (1984) Ivan Reitman, foi questionado em uma entrevista se ele consideraria dirigir a reinicialização. Ele brincou que, com base em seu trabalho existente, sua versão do filme seria apenas de pessoas falando sobre fantasmas. Três anos após o lançamento do filme, foi anunciado que ele dirigiria "Caça-Fantasmas - Mais Além", que seria uma sequência dos filmes de seu pai na linha do tempo original. 

Jason já havia aparecido no segundo filme, conforme dito mais acima. 

Referências:

Os livros não podem voar, e os bebês também não.

Erin


(Isso acontece em Os Caça-Fantasmas (1984) e Os Caça-Fantasmas 2 (1989), respectivamente.)

Depois que Erin chega ao laboratório de Abby e anuncia que foi demitida, Abby diz: “Ao contrário de Columbia, este instituto nos apoia 100%”. Esta é uma referência a Os Caça-Fantasmas (1984), onde a Universidade de Columbia permitiu que suas instalações fossem utilizadas para filmagens, desde que seu nome nunca fosse mencionado.

Embora Harold Ramis tenha falecido em 2014 e, portanto, não pudesse fazer uma participação especial ao lado de seus colegas de elenco, há um busto de Ramis'; saia do escritório da universidade de Erin, perto do início do filme. O busto foi posteriormente doado à Harold Ramis Film School na Second City de Chicago, onde Ramis iniciou sua carreira.

A certa altura do filme, Holtzmann diz que os pacotes de prótons “são mais pesados ​​do que você pensa”. Durante as filmagens dos dois primeiros filmes originais dos Caça-Fantasmas, os atores frequentemente reclamavam do peso dos pacotes de prótons.

A versão inicial do pacote de prótons falha e é esmagada pelo trem do metrô, o som que ele emite é o mesmo som do hiperpropulsor Millennium Falcon falhando em Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980).

Em Caça-Fantasmas 2, os irmãos Scoleri eram os fantasmas de dois criminosos que apareciam presos às suas cadeiras elétricas. Neste filme, o fantasma que aparece no metrô é de uma antiga prisão, ainda com seu traje de prisioneiro e a tira de metal na cabeça ainda presa por sua execução.

O guia turístico da mansão Aldridge mencionou que o relógio de pêndulo foi colocado em um barco salva-vidas do RMS Titanic, navio que apareceu em Os Caça-Fantasmas 2 (1989).

'Escute, você consegue sentir o cheiro disso?' é uma frase clássica de Dan Aykroyd do filme original referenciada aqui quando Chris Hemsworth é instruído a não ouvir uma conversa e o faz cobrindo os olhos. Mais tarde, quando há um barulho alto, ele faz a mesma coisa novamente. 

O nome da personagem "Erin Gilbert" é uma combinação dos nomes de duas pessoas da vida real interpretadas por Julia Roberts. “Erin” é uma referência ao livro de Roberts, premiada como Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000), enquanto o sobrenome "Gilbert" refere-se à autora Elizabeth Gilbert, em quem Roberts interpretou Comer, Rezar, Amar (2010). O livro de Gilbert também é mencionado no filme.

Em uma dupla referência ao filme original, o clímax do filme não apenas mostra um confronto com uma entidade gigante, mas também é uma versão do logotipo dos Caça-Fantasmas.

E finalizando, 3 caça-fantasmas fazem pequenas participações: no novo filme Leslie Jones' Patty pega emprestado o carro funerário de seu tio para usar como móbile fantasma. No final do filme, seu tio aparece para recuperá-lo, interpretado por ninguém menos que Ernie Hudson, que fez Winston Zeddemore nos filmes originais.  

A aparição de Dan Aykroyd no filme é breve, mas divertida. Durante um surto de fantasmas, Gilbert (Kristen Wiig) chama um táxi dirigido por Aykroyd. Ele não fica bravo em pagar a passagem e diz a ela (algo como): “Não trabalho depois das dez, não dirijo para Chinatown e não tenho medo de fantasmas", fazendo uma referência clara à clássica música-tema.

Bill Murray tem um papel relativamente maior. Ele interpreta um notável cético e desmistificador no filme chamado Martin Heiss. Uma citação direta do personagem de William Atherton, Walter Peck, Mais tarde, ele os visita para exigir provas e acaba "saindo pela porta errada".

Sigourney Weaver também aparece como mentora de Holtzmann e Annie Potts, a recepcionista atrás de uma mesa de hotel atendendo telefones com todo o calor e charme do primeiro filme. Ou seja: nenhum.

Este filme existe em um cânone separado de Os Caça-Fantasmas (1984), Os Caça -Fantasmas 2 (1989) e Ghostbusters: Mais Além (2021) (embora existam histórias em quadrinhos na qual os personagens se encontram). Os planos para uma sequência foram abandonados depois que o filme não fez sucesso de bilheteria. Em 2019, Ghostbusters: Mais Além (2021) foi anunciado, colocando a franquia nos "trilhos", continuando a história do segundo filme. 

🔷Caça-Fantasmas: Mais Além (2021)

ou O Homem-Formiga e as Stranger Things?

Talvez haja uma síntese de como uma continuação de um clássico (feita 40 anos depois) devesse ser feita. Mas na falta de um exemplo melhor, Caça-Fantasmas: Mais Além é o case de sucesso mais perfeito que posso lembrar.

Tudo no filme funciona. Mesmo que tenhamos o Homem-Formiga (o ótimo Paul Rudd que mesmo se repetindo, é bom ator sempre) e um visual que lembra bastante a série Stranger Things.

Na trama, uma mãe solteira resolve se mudar para uma pequena cidade do interior com seus filhos por questões financeiras. Ao chegar na nova casa, ainda sem saber ao certo o que vai acontecer, ela e seus filhos acabam descobrindo uma conexão com os Caça-Fantasmas originais e o que o seu avô, um dos integrantes dos Caça-Fantasmas, deixou para trás como legado para sua família. 

Mas nem tudo é brincadeira, com a descoberta de objetos e a chegada da casa, acontecimentos paranormais começam acontecer e só tem um jeito de acabar com eles: chamando os Caça-Fantasmas!


O que o próton disse para o elétron? Você é muito negativo...


O diretor Jason Reitman é o filho de Ivan Reitman, cineasta que dirigiu Os Caças-Fantasmas (1984) e Os Caça-Fantasmas 2. E tendo vivido neste universo desde criança, talvez fosse a pessoa ideal para suceder o pai, caso tivesse algum talento. Ainda bem que tem e demonstra aqui toda sua maestria em realizar um ótimo blockbuster, criar um ambiente nostálgico e fazer do passado, um norte, não um easter egg para ser descoberto.


Como se chama um urso polar morto? De qualquer forma, ele não escuta, já que está morto...


Mas claro, há easter eggs...

A torradeira de 2 fatias de Os Caça-Fantasmas 2 (1989) aparece na cozinha da casa de Egon.

Muitos dos lanches favoritos de Egon reaparecem no filme, como os biscoitos Cheese-It, Cr.


O Twinkie no porta-luvas do Ecto-1 lembra a frase "Esse é um grande Twinkie" discussão de Os Caça-Fantasmas (1984), quando Egon afirmou que as leituras de energia psicocinética anormalmente altas que ele estava rastreando, eram comparáveis ​​a um Twinkie de trinta e poucos anos. Um metro e meio de comprimento e seiscentos quilos.

A embalagem de doce que Phoebe encontra no bolso do velho macacão de Egon é de uma barra Crunch. Esse é o mesmo tipo de barra de chocolate que Peter deu a Egon como recompensa por determinar que era possível capturar um fantasma.

No original, Egon diz a Janine que coleta esporos, bolores e fungos. A coleção fica visível quando Phoebe encontra o bunker subterrâneo de Egon.

A profecia de Apocalipse 6:12 escrita no lixo em frente à casa da fazenda é o mesmo versículo bíblico que Ray cita em Os Caça-Fantasmas (1984). Quando Ray é visto novamente, ele tem tatuado em seu braço. O versículo diz: “Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou preto como um saco feito de pelo de cabra, a lua inteira ficou vermelha como sangue".

Cada um dos principais atores mirins emula um dos Caça-Fantasmas originais: Phoebe, Egon Spengler; Podcast, Ray Stantz; Trevor, Winston Zeddemore e Lucky emula Peter Venkman. Até mesmo Geleia tem um fantasma semelhante.

Callie, Trevor e Phoebe se escondem debaixo de uma mesa de cozinha devido a um terremoto, a cena parece intencionalmente uma reminiscência de Ray, Egon, Venkman que também se escondem debaixo de uma mesa de fantasmas na cena do tribunal de Os Caça-Fantasmas 2 (1989).

A filha de Dan Aykroyd, Stella Aykroyd, interpreta a delegada Medjuck, uma homenagem ao produtor executivo dos filmes subsequentes dos Caça-Fantasmas e cofundador da produtora Ghostcorps. Joe Medjuck.

Mckenna Grace usa a mesma armação de óculos que Harold Ramis usou como Dr. Egon Spengler no original Os Caça-Fantasmas (1984), e tem um penteado semelhante.

A certa altura, Grooberson (Paul Rudd) é visto lendo uma história em quadrinhos dos Vingadores durante uma aula. Grooberson olha uma vitrine de sorvetes Baskin-Robbins e escolhe um para comprar. O Homem-Formiga trabalhou como funcionário da Baskin-Robbins. Aliás, ele passa para os alunos O Brinquedo Assassino e Cujo. Bem pitoresco...

O mini Stay Puff sendo morto em um liquidificador é uma referência a Gremlins, que foi lançado exatamente no mesmo dia que os Caça-Fantasmas original, 8 de junho de 1984. Aliás, toda a sequência do mercado lembra bastante a dinâmica dos Gremlins interagirem.

Em Os Caça-Fantasmas (1984), Gozer pergunta a Ray se ele é um deus, e ele diz que não. Depois disso, Winston grita com Ray: “Quando alguém perguntar se você é um deus, diga sim!” Desta vez, quando Gozer pergunta a Ray se ele é um deus, ele diz “sim”, depois de vários estímulos de Peter e Winston. Na verdade, Gozer até faz a pergunta de forma um tanto zombeteira, como se estivesse se lembrando dos acontecimentos do primeiro filme.

Quando Phoebe menciona que Gozer não é homem nem mulher, Lucky comenta que está “bem acordado há 3.000 a.C.”. A mitologia suméria tem as referências literárias mais antigas conhecidas a pessoas que podem ser interpretadas como intersexuais ou não binárias.

No Ghostbusters Fan Fest, Jason Reitman agradeceu Paul Feig por Caça-Fantasmas (2016): "E, Paul... queria expressar gratidão a você por arrombar a porta daquele Caça-Fantasmas e quem poderia ser um Caça-Fantasmas. Sempre que vejo um filme onde há uma equipe da SWAT, tem aquele primeiro cara que passa pela porta e leva todas as malditas balas, e você foi o primeiro a passar pela porta e foi a pessoa que permitiu que eu e muitas outras pessoas fizéssemos filmes dos Caça-Fantasmas sobre pessoas de todas as raças, gêneros, de pessoas ao redor do mundo. Há todos os tipos de filmes dos Caça-Fantasmas que eu quero ver e obrigado por tornar isso possível."

Jason Reitman

Sendo o diretor Jason Reitman da minha geração (ele nasceu em  19 de outubro de 1977), o cinema que marcou sua infância é o mesmo que marcou a minha. Portanto, compreendo bem certas mudanças no tom do filme. Primeiro, como fomos regados com clássicos como Goonies e Conta Comigo, ele trouxe para o filme um elemento particular das aventuras da época: um grupo de crianças investigando algo. 

O segundo elemento é o tom sombrio. Diversas obras como Indiana Jones e o Templo da Perdição e até o próprio Goonies, tem momentos de puro horror e tensão. 

E o terceiro elemento: somente uma pessoa que cresceu amando aquele cinema é capaz de fazer uma homenagem à melhor época de sua vida. E é isto que Jason faz, dirigindo a melhor e mais emocionante sequência do filme, uma justa homenagem aos Caça-Fantasmas e a Egon (cujo ator faleceu em 2014). 

E de quebra, joga a bola para o futuro protagonismo de um Caça-Fantasmas que merecia seu espaço: Winston Zeddemore.

E como uma ironia triste da vida, Ivan Reitman (diretor dos filmes originais), que participou ativamente do filme com o filho, agindo como consultor e dando ideias, faleceu, apenas 3 meses depois do lançamento. Mas, com certeza, partiu orgulhoso da homenagem do filme ao seu cinema.

 



“Meu pai não tem saído muito de casa por causa da pandemia do Coronavírus. Mas ele fez o teste, colocou uma máscara e foi até o estúdio da Sony para assistir ao filme. Depois, ele chorou e me disse: ‘Estou tão orgulhoso de ser seu pai’. Esse foi um dos grandes momentos da minha vida.”

Jason Reitman

 

🔷OS Caça-Fantasmas: Apocalipse de Gelo (2024)

Os Caça-Fantasmas: Mais Além (2021) foi uma carta de amor ao filme original. Feito de fã para fã. E como foi ótimo, continuar a história era o caminho natural. Então, surgiu Os Caça-Fantasmas: Apocalipse de Gelo. Nesta sequência, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível. Mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, as duas gerações precisam juntar as forças para salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.

Os Caça-Fantasmas original foi um marco na cultura pop, e até hoje tentam trazer de volta o espírito oitentista aos novos na tentativa de conversar com um novo público. O reboot Os Caça-Fantasmas (2016) foi lançado nos cinemas estrelado por um elenco feminino, mas não foi bem recebido pelos fãs e fracassou. Por isso, Mais Além (2021) foi lançado como uma sequência dos originais, e conseguiu mesclar o clássico ao original de maneira satisfatória. 

Mas repensando a história contada, eram um grupo de crianças em uma cidade do interior, sem muitos riscos. A trama do segundo filme, os leva para Nova York, com o grupo sofrendo um upgrade, reposicionando peças para dar um sentido mais realista. Porém, a história perde a emoção da redescoberta dos Caça-fantasmas clássico, nos rouba as convicções dadas no filme anterior e ainda age, com total preguiça, em relação à personagens do filme anterior, como os monstrinhos de marshmallow, fazendo deles uma variação "bonitinha" dos Gremlins, com objetivo único de vender merchan.

Outro exemplo, é a bela cena do xadrez do filme "Mais Além", que aqui se perde criando falsas expectativas no público, frustrando-nos com uma solução, digamos, genérica. Mesmo assim, apesar de escolhas fracas de roteiro, continua sendo ótimo rever os caça-fantasmas em cena, mesmo que seja para reclamar de algo aqui, e outra ali.

Caçando novamente e easter-eggs

De acordo com Mckenna Grace, foi um pouco mais difícil (pelo menos para ela) trabalhar com o elenco original sobrevivente em comparação com Mais Além (2021) onde os atores originais chegaram tarde no filme e ficaram apenas 2 semanas no set para filmar o clímax. Nesta edição, o elenco original esteve no set durante cerca de 90% das filmagens. Grace admitiu que embora tenha sido divertido trabalhar com eles e ouvir suas histórias, ela também se sentiu um pouco intimidada e preocupada em estragar tudo na frente dos caras que começaram tudo isso há 40 anos.

Quando Gary diz que escolheu um filme para a noite de cinema, ele segura uma cópia em VHS de Cannibal Girls (1973). Este foi o segundo longa-metragem dirigido por Ivan Reitman, que dirigiu os dois primeiros filmes “Ghostbusters”. Ele também está listado como produtor deste filme que é dedicado a ele. O título "Cannibal Girls" também pode ser visto na marquise do cinema tanto em Os Caça-Fantasmas 2 (1989) quanto em Ghostbusters: Mais Além (2021). Ivan Reitman, o diretor original dos dois primeiros filmes, faleceu em 12 de fevereiro de 2022.

Esta é a terceira aparição do insuportável personagem Walter Peck, de William Atherton, na franquia, depois do original Os Caça-Fantasmas (1984) e do videogame Ghostbusters (2009). Uma versão animada do personagem também apareceu no episódio Big Trouble with Little Slimer (1987) de Os Caça-Fantasmas (1986), com voz fornecida por Robert Towers.

Embora Mais Além (2021) tenha sido muito poupado de fazer referência aos acontecimentos de Os Caça-Fantasmas 2 (1989), este filme inclui um grande retorno a ele logo no início, quando uma reportagem relembra a época em que os Caça-Fantasmas pegaram carona na Estátua da Liberdade durante o clímax do filme. Além disso, no relatório podem ser vistas imagens de arquivo de Harold Ramis como Egon Spengler, um fragmento do videoclipe Ray Parker Jr.: Ghostbusters (1984) (quando Parker dança com os Caça fantasmas na Times Square) e imagens de um comercial de brinquedos da animação Real Ghostbusters.

O fantasma que Ray vê na biblioteca de Nova York é o mesmo fantasma do original Os Caça-Fantasmas (1984). John Rothman repete seu papel como administrador da biblioteca de Nova York.

O personagem Lars Pinfield, interpretado por James Acaster, é uma homenagem à versão de Egon Spengler que ostenta o cabelo loiro encaracolado, e ainda usa o uniforme azul do Caça-Fantasmas em Os Caça-Fantasmas (1986). Uma homenagem ruim, já que a neta resgata o timing do personagem, além do que ele, Lars é uma versão genérica do humor de Taika Waititi.

Uma parte significativa deste filme foi filmada em estúdios do Reino Unido. A escalação do comediante stand up britânico foi feita como parte de uma obrigação legal de qualificar o filme para redução de impostos no Reino Unido. Mas poderiam ter pedido para ele ser só um guarda de trânsito.

Kingverso

Quando o Possessor Ghost assume o controle do Ecto-1, ele se assemelha ao carro clássico possuído de Christine, o Carro Assassino (1983). Durante a cena do meio dos créditos, um caminhão parece dar partida e sair sozinho, como os caminhões possuídos de Comboio do Terror (1986). 

Ambos os filmes são baseados nas obras de Stephen King, que escreveu muitas histórias de fantasmas. O ator Steven Tosh atuou como estudante em 'Christine (1983)' e 'Os Caça-Fantasmas (1984), de John Carpenter, como vítima do ensino médio de Christine e vítima da universidade do Dr. Venkman, respectivamente. 

Além disso, a atriz Emily Alyn Lind, que interpreta a fantasma Melody, de 16 anos, também trabalhou em Doutor Sono (2019), onde teve a capacidade de hipnotizar suas vítimas com sua voz, dando algum paralelismo com Melody, que ganhou a confiança de Phoebe para ajudar Garraka a escapar de sua prisão. Doutor Sono também é uma história de Stephen King e continuação de O Iluminado, um grande filme de... fantasmas.

No sense

Conforme o filme caminha para o fim, a insatisfação com a história vai se acumulando. Personagens centrais desaparecem e retornam inesperadamente. O vilão parece uma ameaça para a Liga da Justiça de Zack Snyder e não para os limitados Caça-Fantasmas, que, aliás, parece que é só estar na história que já se torna um. A trama do crush fantasma de Mckenna Grace, ora é estúpida, ora idiota.

A adição de Kumail Nanjiani ao filme, é infeliz (como todo trabalho do ator, aliás). E a derrota do monstruoso vilão é rápida, mal desenvolvida, fazendo deste novo c um filme de uma cena só. 

E o pior: assistimos ela no trailer.


Tecnologia do Blogger.