google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MARVEL: FASE 2 - SAGA REVIEW


Marvel.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


A fase começou em 2013 com o lançamento de Homem de Ferro 3 e foi concluída em 2015 com o lançamento de Homem-Formiga.

🔷Homem de Ferro 3 (2013)

Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo, Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.


Talvez o filme mais desconectado da série. Podemos dizer que ele não evolui nada as consequências do ataque de Nova York (como, por exemplo, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, faz). Os filmes seguintes inclusive ignoram os rumos de Homem de Ferro 3.  É o primeiro filme da Fase Dois do universo Marvel nos cinemas, composto também por Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), Guardiões da Galáxia (2014), Os Vingadores: Era de Ultron (2015) e Homem-Formiga (2015).

Apesar da saída da direção, Favreau aparece no filme interpretando mais uma vez o personagem Happy Hogan. Homem de Ferro 3 marca a segunda vez em que o diretor e o ator Robert Downey Jr. trabalharam juntos. A outra foi em Beijos e Tiros (2005). Trata-se também do primeiro filme estrelado pelo Homem de Ferro em que o personagem Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson não está presente.


As empresas responsáveis pelos efeitos especiais de Homem de Ferro 3 foram a Digital Domain e a Weta Digital. Nos filmes anteriores da série quem cuidou dos efeitos especiais foi a Industrial Light & Magic. Ainda que bastante competentes, os efeitos da ILM são imbatíveis.

E mesmo que tenha recebido muitas críticas, principalmente por conta dos vilões, o filme bateu 1 bilhão e 200 nas bilheterias mundiais. Assim como no filme anterior, a participação de Stan Lee é rápida e sem inspiração. Para compensar, há a divertida cena pós-créditos com Stark e Banner.


🔷Thor - O Mundo Sombrio (2013)

Enquanto Thor (Chris Hemsworth) liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos, o maldito elfo negro Malekith (Christopher Eccleston) acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. Alertado do perigo por Odin (Anthony Hopkins), o herói precisa contar com a ajuda dos companheiros Volstagg (Ray Stevenson), Sif (Jaimie Alexander), entre outros, e até de seu irmão, o traiçoeiro Loki (Tom Hiddleston), em um plano audacioso para salvar o universo do grande mal. Mas os caminhos de Thor e da amada Jane Foster (Natalie Portman) se cruzam novamente e, dessa vez, a vida dela está realmente em perigo.

Vários filmes da Marvel se passam paralelamente após a batalha de Nova York, como é o caso de Thor - O Mundo Sombrio (como Homem de Ferro 3, Homem-Aranha - De Volta ao Lar...) mostrando coesão na distribuição dos heróis após uma batalha central.


Patty Jenkins (que acabou migrando para a D.C e foi fazer a Mulher-Maravilha) chegou a ser anunciada na direção do longa, mas deixou a função alegando divergências criativas com os produtores. Natalie Portman não ficou nada feliz com a notícia de que Patty Jenkins não iria mais dirigir o longa. Ela tinha aceitado retornar para o projeto justamente por ele marcar a estreia de uma diretora mulher em uma adaptação dos quadrinhos. Com isto, Natalie não topou voltar à cena, mas isto ocorrerá de forma turbinada no novo Thor, aonde ela erguerá o martelo.

Brian Kirk (Game of Thrones) foi cotado para dirigir o filme, mas acabou perdendo a vaga para outro nome da série da HBO, Alan Taylor. Thor: O Mundo Sombrio é um dos primeiros filmes dirigidos por Alan Taylor para o cinema. O diretor é mais conhecido por comandar episódios de séries de TV, como Família Soprano e Game of Thrones.

Mads Mikkelsen estava escalado para viver o vilão Malekith, mas teve que deixar o projeto para se dedicar à série de TV Hannibal. E acabou sendo o vilão de Dr. Estranho. Josh Dallas, que interpretou Fandral em Thor (2011), não pode participar da continuação. O ator foi substituído por Zachary Levi, que poucos anos depois, migrou para a D.C. e foi fazer Shazam.



Stan Lee faz a costumeira participação, quando Dr. Selvig está num hospício. Rápida e nada memorável.

Thor 2 também teve duas cenas nos créditos. A primeira delas prenuncia Guardiões da Galáxia, com Lady Sif (Jaimie Alexander) e Volstagg (Ray Stevenson) confiando a Éter (Joia da Realidade) ao Colecionador Taneleer Tivan (Benicio Del Toro), sem saber que ele está planejando rastrear as demais Joias do Infinito. Já a segunda mostra o retorno de Thor para Jane Foster — quando os dois ainda estavam juntos. Enquanto entretém colegas em seu apartamento em Londres, a cientista vê um portal se abrindo em sua varanda, corre para encontrar Thor e os dois se beijam apaixonadamente. Depois, vemos uma fera de Jotunheim solta na Terra.

O curioso foi que a cena foi gravada depois do fim das filmagens, então Natalie Portman não estava disponível para encontrar Chris Hemsworth onde ele estava, em Hong Kong, e filmou sua parte em separado. Então, quem compartilhou o beijo com o ator? A própria esposa dele, Elsa Pataky.

A bilheteria do segundo filme evoluiu, mesmo o primeiro tendo sido um sucesso. O filme rendeu 644 milhões de dólares.



Foi a primeira aparição da Joia da Realidade e do personagem Colecionador. Suas aparições terão sequência em Guerra Infinita, com a ida de Thanos em busca da Joia.

🔷Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores - The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Levado aos cinemas pela dupla  Anthony Russo e Joe Russo, eles conseguiram diversos feitos na Marvel. Primeiro, este é considerado por muitos o melhor filme "solo" dos heróis da Marvel. Segundo, o filme Guerra Civil, que é igualmente excelente e mostra como são habilidosos em trabalhar vários personagens. Terceiro: Guerra Infinita/Ultimato, os filmes que encerram a jornada dos heróis de forma soberba.


O filme traz pela primeira vez Bucky Barnes como Soldado Invernal, a Agente 13, o Falcão, Brock Rumlow (que se tornará o Ossos Cruzados), o Barão Von Strucker e os irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio. A trama, intricada, no melhor estilo das clássicas espionagens, tem ecos na trama de "Três dias do Condor", filmaço de 1975 com... Robert Redford. O filme cita também Todos os Homens do Presidente, famoso filme que trata do escândalo Watergate (conspiração no alto escalão), e com ... Robert Redford.

Com 1h.33 min, Stan Lee faz sua tradicional aparição relâmpago, algo que virou essencial nos filmes da Marvel, porém sem a menor importância na trama em si.

Nas bilheterias, o filme obteve um desempenho bem acima do primeiro, que fez 370 milhões de dólares. Na verdade, foi quase o dobro, 714 milhões.  Este fato foi gradativo com várias sequências da Marvel. O terceiro, por exemplo, faturou 1 bilhão e 100 milhões de dólares.


O segundo Capitão América também teve duas cenas nos créditos. A primeira, prevendo Vingadores: Era de Ultron, trazia a HYDRA ainda em atividade, estudando o Cetro (Joia da Mente) e fazendo experimentos com seres humanos, entre eles, Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). A outra mostra o Soldado Invernal (Sebastian Stan) disfarçado, pronto para voltar à ativa, se infiltrando em uma exposição sobre o Capitão América e encontrando um memorial para Bucky Barnes.

🔷Guardiões da Galáxia (2014)

Guardiões da Galáxia é a prova de que a Marvel acerta a mão em filmes de equipe. Eles conseguem traduzir perfeitamente as divergências dos personagens e mostrando a gradual incorporação à equipe de figuras tão conflitantes.

Na trama, Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça Kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas.

Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.


Chris Pratt passou por um rigoroso regime de treinamento e dieta por 6 meses, perdendo quase 30 quilos para suas cenas sem camisa - e para, eventualmente, levar às telas um Peter Quill com a famosa "barriga de tanquinho". E ele teve sucesso! Em entrevistas recentes, Pratt contou que o trabalho foi muito duro, quase torturante, mas que, ao assistir às suas primeiras imagens no monitor, durante as filmagens, sentiu que todo o esforço valeu a pena e ficou "imensamente feliz em se ver em sua melhor forma física possível".

Vin Diesel disse que teve de gravar mais de mil vezes a icônica frase "Eu sou o Groot", que é tudo que seu personagem diz durante o filme. Bradley Cooper citou Tommy DeVito, o inesquecível personagem de Joe Pesci em Os Bons Companheiros (1990), como influência na dublagem de Rocket Racoon. Certamente, ambos têm muito em comum, a começar pelo pavio curto.


O  filme rendeu surpreendentes 773 milhões de dólares. Considerando uma equipe que não era popular, foi um feito e tanto. Esta foi produção que verdadeiramente expandiu o Universo Marvel. Descobrimos mais sobre a vida pelo universo e sobre o vilão Thanos. Também é neste filme que a Joia do Poder aparece pela primeira vez.

Numa das cenas pós-créditos mais bacanas da Marvel! Um Baby Groot dança "I Want You Back" de The Jackson 5 enquanto Drax, o Destruidor (Dave Bautista) afia suas facas. Quando Drax se vira para olhar para ele, Groot congela e só continua quando o colega Guardião olha para o lado. Curiosamente, os movimentos de Groot foram feitos pelo diretor James Gunn. Na outra, o Colecionador Taneleer Tivan senta entre as ruínas de seu museu. Cosmo aparece e lambe seu rosto. Então, Howard - o pato, personagem da Marvel que já ganhou o seu próprio filme (Howard, O Super Herói, em 1986), declara que aquilo fora "nojento".



A cena de Lee, como sempre é rápida. Em Xandar, quando somos apresentados aos personagens de Rocket Raccoon e Groot, vemos o guaxinim escanceando o local e criticando as pessoas. Uma dessas pessoas é Stan Lee que está dando em cima de uma garota bem mais jovem que ele.

🔷Vingadores - Era de Ultron (2015)

Tentando proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (voz de James Spader). Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o dia.

O filme passa a sensação de que é o Vingadores 1,5 enquanto Capitão América - Guerra Civil parece ser o Vingadores 2. A trama parece mais episódica que central, mas se olharmos o todo, entenderemos como o filme, ainda que soe intimista, é fundamental para o destino de tudo que ocorre para frente.


Demorou um ano para Joss Whedon convencer Aaron Taylor-Johnson a aceitar o papel de Mercúrio. Johnson estava preocupado sobre a intensidade dos contratos da Marvel, as limitações de tempo, e o fato de que ele estava integrando um grande elenco. Mesmo depois de aceitar o papel, o ator ainda estava nervoso, mas foi consolado depois de saber que sua amiga e co-estrela de Godzilla (2014), Elizabeth Olsen interpretaria sua irmã, e seria sua parceira de filmagem durante a maior parte do filme.

A adição de Mercúrio ao elenco provocou um amplo debate sobre a direção do personagem, que também apareceu em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014). Mercúrio havia sido discutido anteriormente como um personagem em potencial em ambos X-Men: O Confronto final (2006) e Os Vingadores (2012), mas as complexidades legais sobre a licença para o personagem resultou em sua omissão de ambos os filmes. 

No entanto, em maio 2013, tanto a Marvel e a Fox Studios anunciaram uma resolução para as questões jurídicas anteriores, e que Mercúrio iria aparecer neste filme, bem como uma sequência X-Men, embora sob certos parâmetros: nenhuma alusão a suas relações com o X-Men ou Magneto (pai do personagem) poderia ser feito na série "Vingadores", e não poderia ser feito qualquer referência à integração de Mercúrio aos Vingadores em um filme "X-Men"; o contrato de direitos entre Fox e Marvel vai ainda mais longe ao estipular que o personagem não pode ser referido como um "mutante" em qualquer filme da Marvel.


Além disso, um dia após a Fox anunciar Evan Peters como Mercúrio, Marvel e Fox entraram em um impasse legal sobre as disposições do acordo de direitos para o personagem, incluindo a questão de saber se Peters seria autorizado a retratar Mercúrio em qualquer outro filme fora da franquia "X-Men ", necessitando de um segundo ator para desempenhar o personagem em qualquer filme da Marvel, resultando em duas versões diferentes do mesmo protagonista que aparece em duas franquias cinematográficas concorrentes.

Vingadores - Era de Ultron integra a chamada fase dois dos filmes produzidos pela Marvel, cujo arco de história envolve ainda Homem de Ferro 3 (2013), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014) e Guardiões da Galáxia (2014).

Neste filme, finalmente ficamos sabendo que a pedra que adornava o cetro utilizado por Loki no primeiro filme dos Vingadores era uma Joia do Infinito. Novamente o filme dos Vingadores marca a transição de fases do UCM, encerrando a Segunda Fase. E o filme marca também a inserção do Hulkbuster na trama, bem como o Visão.


A cena com Stan Lee é tão memorável que o próprio achava uma de suas favoritas. O filme rendeu 1 bi e 400, mostrando como o potencial da equipe é absurdo (o primeiro também bateu 1 bi e 500, o terceiro 2 bi e o quart 2 bi e 700!!!)

Nas cenas pós-créditos,  Thanos (Josh Brolin) volta a dar as caras. Cansado com a falta de progresso de seus seguidores em obter as Joias do Infinito, o Titã Louco coloca uma Manopla Infinita e promete procurar as Pedras pessoalmente.

🔷Homem-Formiga (2015)

Originalmente, o diretor Edgar Wright, um grande fã do Homem-Formiga, propôs o filme para a Marvel em 2003, descrevendo-o como "uma comédia de ação e aventura; uma ação cross-gênera e efeitos especiais amenos". Ele vinha desenvolvendo o longa desde então, realizando testes de câmera, contratando o elenco, e estava próximo de iniciar as filmagens. Porém, em 2014, Wright desistiu devido a "diferenças criativas" entre ele e a Disney, que havia comprado a Marvel Studios dois anos antes. Mesmo fora do projeto, uma grande parte do roteiro escrito por Edgar ainda encontra-se na história.


Nesse filme, a Marvel amplia ainda mais a atuação dos super-heróis, mostrando que eles existem há vários anos, preenchendo o espaço de tempo entre Capitão América e o Homem de Ferro. No caso, era Hank Pym e sua esposa Janet, o Homem- Formiga e a Vespa originais, que atuaram nos anos 1980, durante a Guerra Fria. A história principal do filme se passa em 2015, quando Scott Lang assume o manto de Homem-Formiga.

Homem-Formiga também teve duas cenas diferentes. Uma delas prenuncia o inédito Homem-Formiga e a Vespa e traz Hank Pym (Michael Douglas) apresentando a Hope van Dyne (Evangeline Lilly), um protótipo avançado do traje da Vespa. Ao que ela responde: "já era tempo!"  Outra, tirada de Capitão América: Guerra Civil, traz Steve Rogers (Chris Evans) e Falcão (Anthony Mackie) discutindo que o fazer com um Soldado Invernal amarrado. Com o acordo de Sokovia impedindo-os de contatar Tony Stark, Falcão revela que conhece "um cara" que pode ajudar ,no caso, Homem-Formiga (Paul Rudd).


No finalzinho do filme, na cena pós-créditos, Stan Lee dá o ar de sua graça. Durante o flashback em que Luis conta como seu amigo tinha encontrado uma garota muito bonita em um bar, Stan Lee aparece como o bartender da história.

Fez 500 milhões de dólares nas bilheterias, mostrando  o poder de fogo da Marvel até mesmo em filmes "menores".

 

Tecnologia do Blogger.