MATRIX - SAGA REVIEW
O ano de 1999 foi diferenciado na história do cinema. Quase o 1939 desta geração. E Matrix foi um dos pilares desta imagem sublime que o filme tem. E ele é o tema do saga de hoje, com diretor a muitas discussões filosóficas, religião, mudança de sexo, necessidade de uma continuação e por fim... porque chamar o fime de "Mátrics"....
Por fim não, agora.
Em um passado distante, escutei na rádio anunciarem o lançamento do filme Matrix, porém pronunciado Mátrics. E foi depois de um tempo que entendi que o filme era o Matrix, pronunciado errado. Porém, esta pronúncia do inferno "pegou". E antes que alguém grite, não sou adepto à americanização de nossa cultura. Mas a palavra em inglês Matrix possui tradução e é Matriz.
Pense em um exemplo: você diz O Poderoso Chefão ou Godfather? Provavelmente O Poderoso Chefão. Você diz Tróia ou Troy? Tróia, certamente. Por outro lado, você nem conhece um filme chamado Mentiras Verdadeiras, mas o clássico True Lies, com Arnold Schwarzenegger sim. Ou seja, assim é nossa cultura, ora traduzindo, ora colocando título em inglês mesmo, e todo mundo vive bem com isso.
Mas chamar Matrix de "Mátrics" não é nem uma coisa, nem outra. É só erro de quem provavelmente não sabia ler o nome do filme, divulgou na rádio e pegou nacionalmente. Aliás, não é só um erro. É uma ofensa aos meus ouvidos.
🔷Matrix (1999)
Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.
À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima da Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar a Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
Há duas linhas essenciais para capturarmos a força narrativa da história: as referências múltiplas e entender como construíram o filme.
"Wake up, Neo"
Os filmes contêm diversas referências religiosas, traçando sua trama principal em cima da figura Messiânica de Neo. Porém, preciso discutir outros aspectos primeiro, já que Neo faz uma escalada neste primeiro filme. Matrix explora temas de fé e crença em uma realidade mais profunda, além do que é imediatamente aparente. A jornada de Neo envolve questionar a natureza da realidade e encontrar fé em suas próprias habilidades. Isto ressoa com conceitos religiosos de fé e a busca pela verdade espiritual.
O universo Matrix tem como tema 5 cores, Verde, Azul, Amarelo, Vermelho e Branco, que representam diferentes níveis da nossa existência. Verde é a cor da Matrix e representa a Mente. Ela reflete a ideia de que Neo se encontra sonhando, e precisa ser acordado. O que nos leva ao mundo real, ou azul. O corpo físico. A realidade que Neo precisa acessar. Instintivamente, ele sempre soube disso, afinal qual a sua profissão? Programador (criador) e Hacker (que rompre bloqueios a fim de atingir um objetivo dentro de um sistema).
O Amarelo, é mais visto no terceiro filme, no mundo virtual das Máquinas, representando o Espírito. Vermelho é o símbolo da corrupção, do mal e do Inferno. No segundo e terceiro filmes, vemos muito do vermelho, mas será tratado a frente, já que neste ponto, temos no post as duas cores símbolo das pílulas: vermelho e azul.
E seria lógico pensar que o vermelho era algo ruim, e o azul, a realidade. Mas a pílula vermelha é uma alusão à maçã (vermelha) do Éden, ou seja, ao fruto do conhecimento. Muitas vezes o conhecimento “errado” pode nos corromper – não podemos “desaprender” algo que não queríamos saber. E desta mesma forma, o azul é a realidade que ele aprendeu. Não a libertação.
Para finalizar, o branco, sempre associado à pureza do aprendizado. Ele surge quando Neo caminha para o crescimento ou mudança (como quando ele é pego por um gancho para ser retirado da máquina).
O envelope FedEx que Neo recebe tem o logotipo da FedEx em letras vermelhas e azuis. Neo assina o envelope com uma caneta que permite a seleção entre tinta vermelha ou azul. Esses itens predizem e fazem referência à próxima seleção de Neo entre as pílulas vermelha e azul.
"Porque meus olhos doem?"
"Porque você nunca os usou..."
Literatura
Os filmes Matrix também incorporam diversas referências à literatura e obras filosóficas. Alice no país das Maravilhas de Lewis Carroll é um dos pilares. O personagem Neo pode ser visto como uma Alice moderna, aventurando-se em um mundo surreal e sem sentido onde as coisas não são o que parecem.
E aqui fica um adendo curioso. Os diretores Andy e Larry Wachowski fazem um paralelo com suas próprias realidades. Tal como Neo, que seguiu sua Alice interior, as irmãs Wachowski são agora mulheres transgênero. Lilly (anteriormente Andy) assumiu publicamente pela primeira vez no dia 8 de Março de 2016, quatro anos após a irmã Lana (anteriormente Larry), ter feito o mesmo em 2012.
Matrix é controle. As irmãs Wachowski seguiram o coelho branco pois suas vidas como "Neos" não faziam sentido. Em uma entrevista, falando da pré-transição das identidades dela e de sua irmã, Lily disse: “Nós existíamos neste espaço onde as palavras não existiam, então estávamos sempre vivendo em um mundo de imaginação''.
O que nos leva a outro livro, "Simulacros e Simulação" de Jean Baudrillard: Esta obra filosófica de Baudrillard explora os conceitos de simulação, hiperrealidade e a indefinição das fronteiras entre realidade e ilusão. A Matrix incorpora essas ideias, com a realidade simulada da própria Matrix servindo como tema central.
A obra “Ghost in the Shell” de Masamune Shirow é uma série de mangá que influenciou a concepção do filme. Ambos exploram temas semelhantes de identidade, consciência e relação entre humanos e máquinas.
"Meditações sobre Filosofia Primeira": o trabalho filosófico de René Descartes, particularmente o conceito do demônio maligno que engana os sentidos, é refletido na Matrix. A jornada de Neo é paralela à exploração da dúvida, da realidade e da busca pela certeza de Descartes.
"A Bíblia": Matrix incorpora imagens e referências bíblicas, particularmente ao retratar Neo como uma figura messiânica. Conceitos como profecia, salvação e batalha entre o bem e o mal traçam paralelos com narrativas religiosas. E por fim, "1984", de George Orwell, que embora não seja diretamente referenciado, os temas distópicos e a ideia de um regime totalitário controlando e manipulando a realidade ressoam no romance clássico de Orwell.
O romance "Neuromancer" de William Gibson foi uma influência no filme (em particular, o uso do termo "Matrix"). Depois de assistir ao filme, Gibson comentou que a maneira como os criadores do filme se basearam nos trabalhos cyberpunk existentes foi "exatamente o tipo de osmose cultural criativa" em que ele se baseou em seus próprios escritos. No entanto, ele notou que os temas gnósticos do filme o distinguiam de Neuromancer, e acreditava que era tematicamente mais próximo do trabalho de Philip K. Dick .
Mito da Caverna
O Mito da Caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão. A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. Também conhecida como Alegoria da Caverna ou Caverna de Platão, esta história está presente no Livro VII da obra A República. O texto é uma série de diálogos escritos por Platão sobre o conhecimento, a linguagem e a educação para a construção de um Estado ideal.
No filme, o conceito é usada na cena em que Morpheus oferece as pílulas, inclusive, eles estão em uma caverna.
Matrix é um genial emaranhado de sitações, referências e um recorte religioso com muitas visões distintas, como o o Candomblé (religião africana), onde o iniciado tem que ficar dias dentro da uma casa, sem contato com as pessoas, no escuro, comendo só papinha e eles raspam a cabeça da pessoa, para simbolizar o renascimento, que é o mesmo que ocorre com Neo.
O nome da nave de Morfheus, Nabucodonosor, é uma referência bíblica ao rei Nabucodonosor II da Babilônia, do livro de Daniel. O rei Nabucodonosor, o Grande, era famoso por suas conquistas de Israel nos tempos bíblicos (especificamente Judá e Jerusalém). Ele também construiu os Jardins Suspensos da Babilônia (uma das Sete Maravilhas perdidas do Mundo Antigo) para sua esposa.
Ele tem um sonho que não consegue interpretar, mas continua procurando uma resposta, em Daniel 2:1-49. Isso reflete a busca por respostas que aqueles que desejam escapar da Matrix buscam, e que Morpheus e sua tripulação tentam fornecer após libertarem suas mentes.
Na mitologia grega, Morfeu é o deus dos sonhos. Isso é irônico, considerando que o papel de Morpheus no filme é “despertar” as pessoas de seus “estados de sonho” dentro da Matrix.
Como tudo foi feito?
Para se preparar para a cena em que Neo acorda em uma cápsula, Keanu Reeves perdeu sete quilos e raspou todo o corpo para dar a Neo uma aparência emaciada. Antes da pré-produção, Keanu Reeves sofreu uma fusão de dois níveis na coluna cervical, que começou a causar paralisia nas pernas, exigindo que ele fosse submetido a uma cirurgia no pescoço. Ele ainda estava se recuperando durante a pré-produção, mas insistiu em treinar.
O coordenador de dublês Woo-Ping Yuen permitiu que ele praticasse apenas socos e movimentos mais leves. Reeves treinou muito, e até solicitou treinamento nos dias de folga, porém, a cirurgia o deixou impossibilitado de chutar por dois dos quatro meses de treinamento. Como resultado, Reeves não acertou muito no filme. Curiosamente, ele deu vida a John Wick anos depois, saga que contém significativas cenas de lutas.
Os Wachowski mantiveram sua visão por cinco anos e meio, trabalhando em quatorze rascunhos do roteiro. Embora a maioria dos executivos de estúdio que leram o roteiro adorassem suas ideias, eles tiveram extrema dificuldade em imaginar como isso se traduziria na tela. Os Wachowski contrataram então os principais ilustradores Steve Skroce e Geofrey Darrow, que criaram mais de 600 storyboards. Os executivos foram vendidos imediatamente após verem a visão ousada em exibição e deram luz verde ao filme.
Muitos executivos de estúdios de Hollywood rejeitaram este projeto alegando que a ficção científica em realidade virtual era um “mau negócio”, citando o fracasso de filmes anteriores como Johnny Mnemonic (no qual Reeves também estrela) como exemplos.
Cenários do filme Dark City (1998), incluindo telhados, edifícios e outros cenários exteriores, foram utilizados neste filme. Os telhados que Trinity atravessa no início do filme são os mesmos que John Murdoch atravessa em Dark City.
Ambos os filmes tratam da humanidade sendo mantida em uma ilusão cuidadosamente construída por estranhos, o que gerou alegações de que Matrix havia efetivamente roubado Dark City; na realidade, o roteiro de Matrix foi escrito muito antes do lançamento de Dark City. E curiosamente, eu entrevistei o diretor de Dark City, Alex Proyas.
E o bizarro, é que quando a ideia de Matrix estava em desenvolvimento, no início dos anos 1990, a primeira escolha dos Wachowski para o papel de Neo foi Brandon Lee, mas ele morreu tragicamente no set de O corvo (1994), dirigido por Proyas.
A abordagem dos Wachowski às cenas de ação baseou-se em sua admiração por animes japoneses, como Ninja Scroll (1993) e Akira (1988). O Fantasma do Futuro (1995) foi uma influência particularmente forte. Joel Silver afirmou que os Wachowskis primeiro descreveram suas intenções para o filme mostrando-lhe o anime e dizendo: "Queremos fazer isso de verdade."
Os Wachowski instruíram Laurence Fishburne a basear sua atuação no personagem Morpheus dos quadrinhos Sandman de Neil Gaiman.
Vários pares de gêmeos idênticos foram escalados como figurantes na cena "Mulher de Vermelho" para criar a ilusão de um programa de treinamento repetido feito com recursos limitados. Exemplo: o homem alto com cabelo penteado para trás e óculos escuros na cena inicial é visto alguns segundos depois como um policial assinando uma multa de estacionamento.
No programa de treinamento de combate, antes de Neo lutar com Morpheus, ele esfrega o nariz com o polegar, semelhante ao que Bruce Lee (pai de Brandon) faria antes de atacar seus oponentes. O movimento foi improvisado por Reeves.
O nome da empresa onde Thomas Anderson trabalha é Metacortex. As raízes desta palavra são meta-, que de acordo com Webster significa "ir além ou mais alto, transcender", e -córtex, que é "a camada externa (limite) de matéria cinzenta que envolve o cérebro". Assim, o Metacórtex está “transcendendo as fronteiras do cérebro”, que é precisamente o que Neo faz.
Neo é frequentemente associado ao número um. (Neo é um anagrama para um, e um ponto importante da trama é se ele é ou não "o Único".) Enquanto isso, o nome de Cypher significa zero (do árabe sifr). Juntos, zero e um representam a base dos dados binários e, portanto, a base de todos os dados dos computadores modernos. (Neo também mora no apartamento 101, um número composto inteiramente por esses dois dígitos.) Finalmente, o nome de Trinity significa “grupo de três”, e ela aparece pela primeira vez no quarto 303.
Deja Vu
Will Smith foi procurado para interpretar Neo, mas recusou a oferta para estrelar As Loucas Aventuras de James West (1999). Mais tarde, ele admitiu que, na época, "não era maduro o suficiente como ator" e que, se lhe fosse dado o papel, "teria estragado tudo". Ele não se arrependeu, dizendo que “Keanu foi brilhante como Neo”.
Ele também observou que se ele tivesse sido escalado como Neo, o estúdio queria Val Kilmer para o papel de Morpheus, o que teria privado o público da atuação icônica de Laurence Fishburne. Sandra Bullock recebeu a oferta do papel de Trinity, mas recusou porque Will Smith estaria no filme. Ela se arrependeu de sua decisão; se tivesse sido escalada, teria se reencontrado com Keanu Reeves, com quem atuou anteriormente em Velocidade Máxima (1994).
Os icônicos óculos de sol usados pelos personagens de Matrix são da marca “Blinde”, que se orgulha de produzir óculos feitos à mão. O fundador da empresa, Richard Walker, teve que concorrer contra grandes empresas, como Ray-Ban e Arnette, para ganhar o contrato de óculos de sol do filme, e se destacou ao projetar pares de óculos baseados puramente nos nomes incomuns dos personagens.
Quando Belinda McClory fez o teste para o papel de “Switch”, ela estava concorrendo apenas a metade do papel; o personagem foi originalmente planejado para ser interpretado por atores andróginos. No mundo real, Switch seria um ator masculino, e em Matrix, uma mulher. Switch quer dizer "troca".
No final das contas, Matrix é sobre transformação. Um ato de amor a vida verdadeira, saindo de uma realidade onde os vampiros sociais sugam suas baterias e sua força vital ao longo dos anos.
Matrix é sobre identidade, como buscá-la e efetivamento, como se tornar quem você realmente quer ser. É dar sentido a sua própria existencia, renegando o fato de ser apenas bateria de alguém.
"Há uma diferença entre reconhecer o caminho e trilhar o caminho".
🔷Matrix Reloaded (2003)
Neo ainda não sabe, mas sua jornada é de sacrifício. E em toda jornada, há um fator predominante: por quem vale a pena lutar? Pelo que, vale a pena morrer? Na trama do filme, após derrotar o agente que o perseguia, Neo (Keanu Reeves) ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus (Laurence Fishburne), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Link (Harold Perrineau Jr.), o novo tripulante da nave.
As máquinas estão realizando uma grande ofensiva contra Zion, onde 250 mil máquinas estão escavando rumo à cidade e podem alcançá-la em poucos dias. A Nabucodonosor é convocada para retornar a Zion, para participar da reunião que definirá o contra-ataque humano às máquinas. Entretanto, um recado enviado pelo Oráculo (Gloria Foster) faz com que a nave parta novamente, levando Neo de volta à Matrix.
Lá, ele descobre que precisa encontrar o Chaveiro (Randall Duk Kim), um ser que possui a chave para todos os caminhos da Matrix e mantido como prisioneiro por Merovíngio (Lambert Wilson) e sua esposa, Persefone (Monica Bellucci).
Matrix Reloaded é um filme, basicamente em tons verdes, enquanto Revolutions, azul, demonstrando as intenções de cada história. Neste, Neo se tornou um Jedi dentro da Matrix.
Zion tem um aspecto datado, ainda que seja tecnologicamente avançado. As roupas das pessoas remetem à simplicidade dos tempos de Jesus. E mais ainda, como o povo recebe Neo, se assemelha à ótica da divindade. Durante o discurso de Morpheus, que termina em uma festa que se assemelha a uma rave, podemos perceber as características do local, muito semelhantes a Jerusalém.
Arquiteto
Ele é um personagem significativo apresentado em “Matrix Reloaded”. O Arquiteto é um programa avançado de inteligência artificial que reside na Matrix, uma realidade simulada criada por máquinas para controlar e enganar a humanidade. O deus dos homens fora da realidade.
O Arquiteto é responsável por projetar e manter a Matrix, um sistema complexo que simula o mundo percebido pelos humanos. O objetivo principal do Arquiteto é fornecer uma simulação estável e verossímil que mantenha as mentes humanas ocupadas enquanto seus corpos são usados como fonte de energia pelas máquinas.
O Arquiteto projetou a Matrix como um meio de controlar as mentes humanas e suprimir sua consciência da verdadeira natureza de sua existência. O sistema opera com base em um conjunto de regras e algoritmos para manter um equilíbrio delicado entre a criação de um mundo verossímil e a manutenção do controle sobre as percepções humanas.
Ele explica a Neo, que a existência da Matrix é cíclica e foi reiniciada várias vezes no passado. Cada iteração da Matrix é projetada para permitir o surgimento de uma figura messiânica conhecida como “O Escolhido” que possui habilidades excepcionais dentro da Matrix e está destinado a enfrentar o Arquiteto e escolher um pequeno número de humanos para reconstruir Zion, a última cidade humana.
O Arquiteto apresenta a Neo uma escolha desafiadora. Neo pode retornar à Matrix, permitindo que o ciclo continue, ou pode optar por salvar a humanidade entrando na Fonte, o mainframe da máquina, e tentando negociar uma trégua entre humanos e máquinas. O Arquiteto acredita que a escolha de Neo está predeterminada e que ele não pode se desviar da estrutura estabelecida do sistema.
O personagem do Arquiteto incorpora uma mistura de precisão matemática e discurso filosófico. Ele fala de forma calculada e analítica, enfatizando a natureza determinística da Matrix. Seu personagem levanta questões sobre o destino, o livre-arbítrio e a natureza da escolha em um sistema predeterminado.
Oráculo
O Oracle é um programa avançado dentro da Matrix, projetado para possuir uma capacidade única de prever eventos futuros e fazer avaliações precisas de indivíduos. Ela tem o poder da precognição e orienta quem busca respostas sobre seu propósito e o caminho que deve seguir.
Ela serve como mentor e guia para os personagens principais, principalmente Neo. O Oracle fornece conselhos enigmáticos e muitas vezes metafóricos, ajudando-os a navegar no mundo complexo da Matrix e em seus próprios destinos. Seu papel é ajudar os indivíduos a encontrarem seu verdadeiro eu e realizarem seu potencial.
O Oráculo é retratado como uma idosa afro-americana, frequentemente vista assando biscoitos em sua cozinha. Ela tem um comportamento caloroso e acessível, criando uma sensação de familiaridade e conforto para aqueles que buscam sua orientação. Sua sabedoria e compreensão da natureza humana fazem dela uma figura confiável.
Ela desempenha um papel fundamental no sistema de crenças da resistência, pois as suas previsões orientam as suas ações. No entanto, também enfatiza a importância da escolha e da agência individuais, sugerindo que, embora o futuro possa ser previsto, cabe, em última análise, aos indivíduos determinar os seus próprios caminhos.
O Oráculo assume um papel nutridor e maternal, oferecendo apoio e incentivo aos protagonistas. Ela se preocupa profundamente com seu bem-estar e acredita em sua capacidade de provocar mudanças. A sua relação com Neo, em particular, é de confiança e compreensão mútua.
Nom de Dieu de putain de bordel de merde de saloperie de connard d'enculé de ta mère.
Merovíngio
Ele é um personagem poderoso e enigmático, exilado de uma versão anterior da Matrix, conhecida como “Matrix do Paraíso”. Ele é um programa antigo, que se acredita existir há séculos dentro da Matrix. Seu nome e personalidade derivam da histórica dinastia merovíngia que governou os francos na Europa Medieval.
O Merovíngio é retratado como uma figura altamente influente do submundo dentro da Matrix. Ele atua como um senhor do crime, controlando uma rede de programas e exilados. Merovíngio lida com informações, contrabando e atividades ilícitas, usando seu poder e recursos para manter sua posição de autoridade.
Ele é conhecido por suas habilidades linguísticas, costuma falar uma mistura de idiomas, incluindo francês, inglês e, ocasionalmente, outros idiomas e usa seu domínio fluente de idiomas como ferramenta de manipulação e controle.
A esposa do Merovíngio, Perséfone, é uma personagem significativa associada a ele. Ela desempenha um papel complexo, dividida entre a lealdade ao Merovíngio e o desejo de liberdade e amor. Seu envolvimento na história acrescenta novas camadas ao caráter e às motivações do Merovíngio.
Portanto, em linhas gerais, O Arquiteto é o criador. O Oráculo, o Espírito Santo. O Merovíngio, o anjo caído. E Neo, Jesus.
O Chaveiro
O papel dele na história carrega um significado simbólico. Ele representa a ideia de desbloquear o conhecimento oculto e libertar-se das restrições da Matrix. A sua existência desafia a noção de caminhos predeterminados e reforça o tema da agência e escolha individual.
Ele, ao explicar como Neo alcançará o Arquiteto, diz que eles terão que derrubar 27 blocos de energia e terão exatamente 314 segundos antes que a energia comece a ser redirecionada. Na Bíblia, o livro 27 do Novo Testamento (Apocalipse) capítulo 3, versículo 14, fala em ser testemunha da fonte da criação (que na Matrix é o Arquiteto).
No final faz um sacrifício crucial para ajudar Neo em sua missão. Em “The Matrix Reloaded”, ele desiste voluntariamente de sua vida para garantir o sucesso de Neo, demonstrando sua dedicação à causa e a importância de seu papel na batalha maior contra as máquinas.
Matrix Reloaded foi rodado simultaneamente a Matrix Revolutions, com os filmes sendo lançados nos cinemas americanos com a diferença de seis meses entre eles. Os filmes levaram quatro anos para serem concluídos, entre pré-produção, filmagens e pós-produção.
A demora na conclusão das sequências ocorreu principalmente devido à falência de algumas empresas de efeitos especiais que haviam sido contratadas e estavam cuidando de ambos os filmes. As filmagens duraram mais de 200 dias.
O papel de Serafim foi escrito especificamente para Jet Li que pediu a mesma quantia de dinheiro que Keanu Reeves estava recebendo para fazer o filme. O papel foi então alterado e oferecido a Michelle Yeoh, que recusou devido a conflitos de agenda.
Reloaded é, de maneira geral, uma bela desculpa para um desfile de efeitos inovadores para a época, mas que pouco oferece à saga. O filme ideal seria uma edição deste com o terceiro filme, mas a decisão na época foi pela opção que renderia mais: dividi-lo em duas partes. O primeiro Matrix havia feito 467 milhões, Reloaded fez 741 milhões, mostrando que do ponto de vista financeiro, foi uma bela cartada.
De qualquer forma, Neo precisava de uma força motriz que o levaria ao seu final. E ela veio através do amor por Trinity.
🔷Matrix Revolutions (2003)
Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Neo (Keanu Reeves) tem sua mente presa em um local que fica entre a Matrix e a realidade, do qual apenas poderá sair com a ajuda de Trainman (Bruce Spence). Após perceberem que as ondas cerebrais de Neo são idênticas as de uma pessoa conectada à Matrix, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) buscam a ajuda da Oráculo (Mary Alice) e Seraph (Sing Ngai). Trinity, Morpheus e Seraph vão em busca de Merovingian (Lambert Wilson), que possui controle sobre Trainman e pode libertar Neo. Após obterem sucesso no resgate, o trio se divide em duas missões: enquanto Morpheus e a tripulação de duas naves partem rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas.
Gloria Foster (Oracle) morreu de diabetes antes de poder completar qualquer cena do terceiro filme, assim como do jogo Enter the Matrix (2003). Mary Alice assumiu o papel do Oráculo tanto no terceiro filme quanto no jogo. Elas interpretaram irmãs em uma peça de longa na Broadway, algo que a diretora de elenco Mali Finn lembrou quando procurava uma substituta para Foster.
Mary Alice interpretou a mãe de Laurence Fishburne em sua primeira aparição profissional no teatro, quando ele tinha dez anos.
Os Wachowski decidiram estabelecer que no universo Matrix, os programas que vivem dentro de Matrix podem mudar e escolher suas formas e aparências. Em Enter the Matrix, a mudança na aparência do Oráculo é abordada quando ela mesma explica a Niobe e Ghost que o Merovíngio a puniu por direcionar Neo até ele.
Isso fez com que o Merovíngio perdesse o Chaveiro e vários capangas leais e, em retaliação, ele roubou sua antiga autoimagem residual, forçando-a a usar uma imagem mais antiga que também limitava várias de suas habilidades, como sua memória.
Em Revolutions, a conversa inicial quando Morpheus e Trinity conhecem o "novo" Oráculo foi adaptada para fazer referência à mudança de sua aparência. A alternativa era fazer com que Morpheus e Trinity fingissem não notar, o que talvez tivesse sido ainda mais estranho.
Propósito
Uma parte significativa do filme concentra-se na defesa de Zion contra a invasão mecânica. A resistência humana, liderada por Morpheus, Comandante Lock e outros, trava uma batalha desesperada para proteger a sua cidade e a população humana restante.
A jornada de Neo em “Matrix Revolutions” envolve seus esforços para reconciliar o mundo humano e a Matrix. Ele vai à Cidade das Máquinas, onde enfrenta a divindade da máquina conhecida como Deus Ex Machina. Neo oferece uma trégua entre humanos e máquinas em troca da paz e do fim da guerra. No final das contas, Neo faz uma escolha abnegada para salvar a humanidade e a Matrix.
O papel da Oráculo torna-se mais proeminente. Ela revela seu plano para mediar a paz entre humanos e máquinas, reconhecendo que a cooperação é necessária para que ambas as espécies sobrevivam. Suas profecias e orientações continuam influenciando as ações dos personagens principais, enfatizando o tema da escolha e do destino.
Vírus
O Agente Smith também é uma anomalia, e também se liberta da função de Agente para se tornar um vírus quase imparável dentro da Matrix, subjugando até a própria Matrix que aceita o plano de Neo de pacificação em troca de ele se tornar um tipo de anti-vírus, que irá ceifar sua vida no processo.
A cena é mostrada como uma crucificação. E curioso como há uma inversão de papéis. Neo era um hacker, entrando no computador. O Agente consegue sair da Matrix para o mundo real.
Nomes
O nome da estação entre o Mundo das Máquinas e a Matrix é chamada Mobil Ave. Mobil é um anagrama de Limbo, a estação tradicional entre o Céu e a Terra, segundo o catolicismo. Este anagrama tem subtexto adicional, já que Keanu Reeves é disléxico.
Sati é a antiga prática hindu de uma viúva se imolar na pira funerária do marido. Esta prática agora é ilegal na Índia. Segundo a mitologia hindu, Sati é o nome de uma deusa hindu que se queima, pois não suportou o insulto lançado contra seu marido, Lord Shiva.
Serafim é a palavra hebraica que significa literalmente em inglês: “os ardentes”. No entanto, a palavra em hebraico é outro nome para “Anjos”.
Sião (Zion), do hebraico, refere-se à cidadela na Palestina, que era o núcleo de Jerusalém, ou a pátria judaica que simboliza o judaísmo, ou a aspiração nacional judaica. No entanto, a palavra também foi adotada pelos Rastafari, referindo-se à sua terra prometida (que se pensa ser a Etiópia), e dada a vibração, estilo musical, vestes, etc. da habitação subterrânea de Sião, este é provavelmente o significado que inspirou a sua inclusão no filme.
Todos os tripulantes do Hammer têm nomes relacionados a armas de fogo. AK refere-se à série de rifles automáticos Kalashnikov. Colt e Mauser são nomes de fabricantes de armas de fogo. E Maggie é a abreviatura de Magnum.
Os figurantes do Club Hel eram, em sua maioria, membros reais da cena BDSM local usando seus próprios equipamentos. O departamento de figurinos percebeu que esse grupo entendia melhor os desafios logísticos de usar essas roupas do que extras genéricos, e a produção não poderia pagar tantas roupas BDSM de alta qualidade. Alguns acessórios foram fornecidos pelo departamento de figurino para construir uma estética coerente.
Muitas das "gotas de chuva" na luta final entre Neo e Smith são, na verdade, linhas únicas de código Matrix, semelhantes às exibidas no "mundo real" ao longo da trilogia. Este efeito sutil foi adicionado para indicar que a Matrix estava começando a se desestabilizar. Esse truque visual foi facilmente visto em IMAX e cinemas maiores, mas pode ser visto em televisões menores como uma chuva em faixas que parece "pular" como estática durante close-ups das cenas de luta.
O gato preto é o mesmo da cena "déjà-vu" de Matrix (1999). Até mia da mesma maneira. Ele reforça o tema do determinismo e da ilusão de escolha. O gato torna-se um lembrete de que os eventos e ações dentro da Matrix fazem parte de um ciclo maior e sugere a possibilidade dos personagens estarem revivendo momentos continuamente.
A presença do gato preto também acrescenta uma sensação de incerteza e desconforto, pois representa uma ruptura na realidade percebida. Isso leva os personagens, especialmente Neo, a questionar a natureza de sua existência e a procurar uma maneira de se libertar das restrições da Matrix.
Concluindo...
A Matrix é uma metáfora da ideia de que os indivíduos estão presos em sistemas de controle ou construções sociais que limitam o seu verdadeiro potencial e compreensão do mundo.
Neo, que é anagrama de One, ou O Único, é como dito, a figura messiânica: Ele está destinado a trazer liberdade e salvação à humanidade. Sua jornada é paralela às narrativas religiosas e mitológicas de um herói escolhido que se sacrifica por um bem maior.
Personagens como Neo e Trinity fazem sacrifícios altruístas pelo bem dos outros, enfatizando o poder redentor do altruísmo e a disposição de desistir da própria vida por um propósito maior. Podemos fazer aqui um paralelo com soldados em uma guerra.
A capacidade dos personagens de exercerem suas escolhas e se libertarem de caminhos pré-determinados é um símbolo da agência humana e do poder de moldar o próprio destino.
O filme explora a ideia de unidade e cooperação entre diferentes facções. Sugere que a colaboração entre humanos e máquinas, apesar das suas diferenças, pode levar a uma coexistência harmoniosa. Isso simboliza a importância da compreensão, da empatia e de encontrar pontos comuns entre diversos grupos.
Reside aí o maior desafio entre essências diferentes: coexistir.
🔷Animatrix (2003)
"Animatrix" é uma antologia de curtas-metragens de animação ambientados no universo de "Matrix", que acompanha os filmes, proporcionando uma exploração mais profunda do mundo distópico e dos acontecimentos que antecederam o primeiro filme.
A coleção é composta por nove curtas-metragens, cada um criado por diferentes estúdios de animação e apresentando um estilo visual único. Esses curtas investigam vários aspectos da Matrix, expandindo a história, os personagens e os conceitos filosóficos introduzidos nos filmes. Eles cobrem uma ampla gama de temas, incluindo a ascensão das máquinas, a guerra homem-máquina e as experiências daqueles presos na realidade simulada da Matrix.
Vários curtas enfocam a guerra entre humanos e máquinas. Eles retratam batalhas, estratégias e a luta desesperada da humanidade para sobreviver contra o poder esmagador das máquinas. Estas histórias destacam a brutalidade e a devastação do conflito e a determinação de ambos os lados em prevalecer.
Animatrix explora ainda mais o conceito de Matrix como uma realidade simulada projetada para manter os humanos inconscientes de sua verdadeira existência.
Os curtas são:
O Segundo Renascer - Partes I & II: composto por 2 curtas totalizando 20 minutos de animação que descrevem a história e a criação da Matrix: as últimas cidades da humanidade, a guerra com as máquinas e a queda final da humanidade. Este episódio foi escrito pelas irmãs Wachowski e dirigido por Mahiro Maeda.
Ele explora como a criação das máquinas levou à sua rebelião contra a humanidade e à sua eventual subjugação dos humanos através da construção da Matrix. Ele traça um paralelo com a criação do mundo segundo a Bíblia, utilizando as mesmas introduções dos versículos bíblicos.
Coração de Soldado: Cis, um dos humanos que fugiram da Matrix, está aprimorando suas habilidades por meio de um programa de treinamento virtual. De repente, ela se junta a Duo, outro humano.
Depois de algum tempo, ele começa uma discussão sobre se todos os humanos alguma vez na vida tiveram dúvidas em sair da Matrix. Cis admite que ela tem dúvidas, mas Duo percebe algo ainda maior. Ele quer voltar para a Matrix e Cis deve vir com ele, mesmo que não queira. Este episódio foi escrito e dirigido por Yoshiaki Kawajiri.
O Recorde Mundial: Após correr os cem metros rasos abaixo dos nove segundos, Dan é flagrado no exame anti-doping. No seu retorno ao esporte, ele decide dar tudo de si nas eliminatórias, o que atrai a atenção dos agentes que notam algo diferente no seu comportamento. Este episódio foi escrito por Yoshiaki Kawajiri e dirigido por Takeshi Koike.
Era Uma vez um Garoto: Um garoto realiza pesquisas na Internet para tentar desvendar seus sonhos misteriosos, porém recebe respostas do seu próprio computador. Sentado em sua sala de aula, apesar de desligado, seu celular toca com um convite pessoal de Neo (voz de Keanu Reeves) para fugir da Matrix.
Mas achar uma saída comprova-se muito mais difícil do que se imaginava. O personagem está nos filmes e demonstra devoção a Neo. Este episódio foi escrito pelas Wachowski e dirigido por Shinichiro Watanabe.
Além da Realidade: Na busca de seu gato de estimação perdido, Yoko é levada por uma pista até uma casa assombrada. Coisas estranhas acontecem no lugar e logo ela descobrirá que o local também é frequentado por um grupo de pessoas bem incomuns. Este episódio foi escrito e dirigido por Koji Morimoto.
Uma História de Detetive: O detetive particular Ash está cansado de seu trabalho, que não é tão fascinante quanto ele imaginava, até receber uma ligação misteriosa pedindo que investigasse uma hacker chamada Trinity. Este episódio foi escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe.
O Robô Sensível: é sobre um pequeno grupo de rebeldes que captura um robô sentinela e o reprograma para atuar como um aliado da causa. Alexa está sendo caçada por duas sentinelas, mas tudo se revela uma armadilha para capturar os perseguidores e convencê-los a ajudar na causa dos humanos. Este episódio foi escrito e dirigido por Peter Chung.
E finalmente, O Último Voo do Osíris: A tripulação da aeronave Osíris descobrem uma ameaça à cidade de Zion, sendo imediatamente descobertos pelas sentinelas. A oficial Jue entrará na Matrix para mandar o aviso e torcer para que seus companheiros consigam conter os inimigos até o término de sua missão.
Neste episódio as animações foram criadas pela mesma equipe responsável por Final Fantasy: The Spirits Within. Os eventos deste filme estão diretamente ligados ao filme The Matrix Reloaded. Este episódio foi escrito pelas irmãs Wachowski e dirigido por Andy Jones.
Animatrix no Matrixverso
É interessante notar o dinamismo de cada conto. Cada qual com uma personalidade própria, mesmo que todos tenham o ponto em comum que é o universo de Matrix. Há um pessimismo latente que se reflete até mesmo nas cores dos dois primeiros contos, com a pouca saturação da paleta. Mesmo que em Além da Realidade, a arte se mostre um pouco mais viva com seus tons pasteis e cores mais marcantes, há ainda a sutileza. O que é bastante contrastante com as outras histórias.
O que vemos é que cada uma buscou em seu estilo e técnica de animação, dar oferecer o máximo dentro de seus próprios meios. Animações mais estilizadas como Recorde mundial em que é possível ter mais liberdade na criação dos movimentos dos personagens, há quase uma 'deformação' do corpo de Dan a fim de que seus movimentos na corrida sejam os mais expressivos possíveis. Em animações mais realistas há um limite do quanto pode ser modificado da anatomia, para não parecer estranho aos olhos.
Em Era uma vez um garoto, há aqui uma animação voltada para o realismo, inclusive com o uso de hachuras que pode inclusive ser observado em closes nos personagens, como nas mãos e olhos. As hachuras são muito usadas nas histórias em quadrinhos japonesas, os mangás. E o estilo de animação desse conto bebe da fonte do Seinen - um estilo de mangá que tem como alvo um público mais velho. O estilo do desenho desse formato de mangá é mais sério e realista, e o foco narrativo é maduro.
Podemos dizer que todas as animações dialogam com o seinen visto suas estéticas e até mesmo o modo como suas narrativas se desenrolam. Não poderia ser diferente, quando a grande parte da equipe é japonesa, e talvez o episódio que mais reforça isso, seja O Robô Sensível, com cenas que destacam elementos da cultura nipônica. Os personagens se trajam como samurais e há escolhas estéticas que refletem as pinturas antigas pinturas japonesas, com a presença de bambus nos cenários e a própria arquitetura oriental.
A última animação traz um elemento novo em relação às outras, O último voo de Osiris é todo em computação gráfica. Mesmo que não seja tão experimental quanto as outras, há um grande apelo estético considerando sua animação fluída e sutileza nos traços dos personagens. Os corpos são sinuosos e harmonizam com os cenários.
Numa visão geral, todas as animações possuem suas próprias identidades e mesmo que umas se destaquem mais visualmente que as outras, é possível se conectar com algum elemento específico que somente cada conto possui. Elas são imersivas e por muitas vezes nos pegamos acreditando que tudo aquilo possa vir a ser real, poderia vir a ser? Quem sabe.
System Failure
Em todo o mundo da Matrix, quase todas as pessoas que se libertaram, o fizeram ao perceber a verdadeira natureza da Matrix, uma ilusão criada por uma simulação de software para enganar as mentes de pessoas que não nasceram mais, mas cresceram como bateria.
A história do Recorde mundial ilustra as consequências de quebrar as limitações num sistema onde existem regras para governar as pessoas. A maioria das pessoas obedecerá as regras e ficará bem com elas, mesmo que essas regras não façam sentido. Alguns questionarão isso e tentarão superá-lo. Em algumas religiões, como o Budismo, a maneira de ver a realidade ou a verdade é limitar as atividades físicas e concentrar a mente usando métodos como a meditação.
No primeiro filme Matrix, há uma cena em que Morpheus ensina artes marciais a Neo. A verdadeira intenção é mostrar a natureza de uma simulação como Matrix. Lá, depois de uma luta exaustiva com Neo, Morpheus questiona por que Neo não consegue derrotá-lo. Neo diz que é porque Morpheus é muito rápido. Morpheus responde a esta pergunta com outra pergunta: "Você acredita que o fato de eu ser mais forte ou mais rápido tem alguma coisa a ver com meus músculos neste lugar? Morpheus mostra a Neo que no mundo simulado ser fisicamente forte ou rápido é irrelevante e o importante é perceber que é apenas uma ilusão.
Já no episódio Além da Realidade, a filosofia fica de lado e ficamos conhecendo a casa mal-assombrada, na verdade, uma falha na Matrix, portanto, algumas leis físicas (como a gravidade) que governam o resto do mundo estão agindo de maneira estranha. No início, podemos ver um programa de rastreamento sendo executado para identificar esse local e enviar uma equipe para corrigir o erro.
Agora vamos repensar o que foi visto até aqui. Há duas anomalias evidentes em toda trama e pouco falada ou discutida. A primeira, Neo consegue afetar os sentinelas, com seu poder, fora da Matrix. E o Agente Smith usa o telefone para também sair da Matrix.
Mas e se...?
E se os eventos que ocorrem fora da Matrix são, na verdade, um segundo nível mais profundo, criado pelo Arquiteto como zona de segurança para enganar as pessoas que rejeitam a Matrix? Esta ideia torna viável Neo, como o Escolhido, pular de um nível para o outro, e ficar confortável dentro da assustadora realidade, abrandando sua motivação e consequentemente, diminuindo seu poder enquanto ameaça.
Possível não? Quem sabe, ao pensar sobre isto, você consegue se libertar do segundo nível?
E lembre-se:
“Eu não salvei você, você salvou a si mesmo…”
Era muito esperada a continuação da saga Matrix, por razões óbvias: a dinâmica estabelecida no final do terceiro filme. Afinal, Neo voltará? Uma nova versão da Matrix com novos personagens? Tudo poderia acontecer e faria provavelmente sentido. Matrix Resurrections busca responder nossas perguntas. Ou talvez confundir.
Se passando 20 anos após os acontecimentos de Matrix Revolutions, Neo vive uma vida aparentemente comum sob sua identidade original como Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia, com um terapeuta que lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas e não naturais que ele ocasionalmente vislumbra em sua mente.
Ele também conhece uma mulher que parece ser Trinity (Carrie Anne-Moss), mas nenhum deles se reconhece. No entanto, quando uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, que se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith, Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e mais perigoso inimigo e livrar todos da Matrix novamente.
De acordo com Lana Wachowski, sua decisão de trazer de volta Neo e Trinity para a sequência foi inspirada pela perda de seus pais (que morreram com apenas cinco semanas de intervalo) e de um amigo próximo. O processo de escrita foi sua forma de se consolar diante da morte. Ela também define Neo e Trinity como os dois personagens mais importantes de sua vida. Para Lily Wachowski, por outro lado, sua decisão de não retornar a Matrix foi devido ao luto que ela sentia pelos mesmos motivos.
Versão modal
A genialidade do primeiro filme se esvai. Colocar cenas icônicas aleatoriamente em momentos inexpressivos reforça a falta de identidade da trama. O que vai de encontro com a vida pessoal das diretoras. Pois quando fizeram o primeiro filme, eles buscavam suas identidades, como Neo. E agora que encontraram, não conseguiram passar uma nova ideia para o filme.
Há diversos pontos interessantes e curiosos, mas o ponto de partida sacrífica a atenção. Neo é a reencarnação do Neo que conhecemos. Mas ao reencarnar, suas vagas lembranças o motivam a criar um jogo da Matrix chamado Binário. Isto nos levaria facilmente a um mundo novamente desconhecido, sem regras, mas por conta da introdução, perdemos o foco nos personagens, principalmente por colarem cenas dos filmes anteriores de forma persistente, insistente e inconvenientemente. O filme tem 2h 28m. Até a duração é inconveniente.
Laurence Fishburne não foi abordado sobre reprisar seu papel na trilogia original. Hugo Weaving, por outro lado, foi, e por um tempo, escalado para aparecer no filme. Conflitos com outros projetos acabaram por excluí-lo. Tanto Fishburne quanto Weaving aparecem em Ressurreições por meio de imagens de arquivo da trilogia original.
Bons companheiros
O homem que interpreta o alter ego de Thomas Anderson, Steven Roy, é o marido de Carrie Ann Moss na vida real e pai de seus três filhos. A mulher que interpreta a alter ego de Tiffany é Sarah McTeigue, esposa do colaborador frequente de Wachowski, James McTeigue (diretor de V de Vingança).
Na trama, Tiffany, é casada com "Chad", interpretado por Chad Stahelski, que dirigiu a série John Wick com Keanu Reeves. Na verdade, ele foi o dublê de Keanu Reeves na Trilogia Matrix original - portanto, ambos interpretaram Neo. De certa forma, Trinity é casada com Neo, já que Trinity e Tiffany são a mesma pessoa.
Em 16 de março de 2020, a produção do filme foi interrompida devido à pandemia de COVID-19. Após o encerramento das filmagens, Lana Wachowski considerou desistir do projeto e deixá-lo inacabado, mas o elenco a convenceu a concluí-lo.
Em 16 de agosto de 2020, Keanu Reeves confirmou que as filmagens foram retomadas em Berlim. A filmagem principal foi encerrada em 11 de novembro de 2020.
É um fato curioso, se considerarmos que a maior questão da saga é a escolha. E hoje podemos ver que escolheram a pílula errada.
Caso pense que estou sendo injusto, a personagem central se chama Bugs e a cidade dos humanos, OI, primeira informação que aprendemos na informática básica. Matrix merecia um retorno mais digno.
Vamos combinar assim: como o filme foi lançado durante a pandemia, e quase ninguém viu, vamos acreditar que foi um bug na Matrix e que ele sequer aconteceu.
Texto: M.V.Pacheco e Thais A.F. Melo
Revisão: Thais A.F. Melo