google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

47 RONIN - NO CINEMA /TV


A lenda dos 47 Ronin é uma história japonesa, considerada como lenda nacional neste país, por vários estudiosos. Este evento aconteceu aproximadamente entre 1701 e 1703. É a lenda mais famosa do código de honra Samurai: o Bushidō.

A história conta que um grupo de samurais (exatamente 47) foi forçado a se tornar ronin  (samurais sem um senhor), de acordo com o código de honra samurai, depois que seu daimyō (senhor feudal) foi obrigado a cometer seppuku (ritual suicida) por ter agredido um alto funcionário do governo. 

Os rōnin elaboraram um plano para vingar o seu daimyō, que consistia em matar o tal alto funcionário e toda sua família. Os 47 rōnin esperaram cerca de um ano e meio para não despertarem qualquer suspeita entre a justiça japonesa.

Após o assassinato de Kira, se entregaram à justiça e foram condenados a cometer seppuku. Esta lendária história tornou-se muito popular na cultura do Japão, porque mostra lealdade, sacrifício, persistência e honra que as boas pessoas devem preservar em sua vida cotidiana. A popularidade da mística história aumentou rapidamente na modernização da era Meiji no Japão, onde muitas pessoas neste país anseiam em voltar às suas raízes culturais.

A lista de hoje foi tão complexa, que demorei em torno de 1 mês na pesquisa dos dados. Até mesmo em sites japoneses. E apesar de um tema tão popular, nem um site oferece tantas informações como as que encontrará abaixo. Encontrei filmes que não constam nem mesmo na filmografia oficial de alguns diretores no site IMDB. 

Vamos aos eles, mas antes um detalhe esclarecedor: o plural de Ronin pode ser tanto sem variações quanto acrescido do "s".


Provavelmente o primeiro filme em torno do mito dos 47 Ronin, longa metragem, e talvez o de menor duração.
Realizado pelo grande Shozo, que realizou apenas 2 anos depois uma nova versão.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Shozo Makino
Com: Matsunosuke Onoe, Ichinomasa Kataoka, Kitsuraku Arashi 
Mudo e P&B
Duração: 76 minutos


A história segue de forma breve, as desventuras do grupo de Ronin e sua missão moral. O filme foi dirigido por um experiente realizador japonês, que entre longas e curtas, fez 273 trabalhos, sendo este, em 1928 o último, mostrando-se com isto, o pioneirismo e a importância do diretor Shozo Makino.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Shozo Makino
Com : Kaoru Akiyoshi, Jinichi Amano, Shinobu Araki
Roteirista  Shôtarô Saijô, Itarô Yamagami
Fotógrafo Juzo Tanaka
Produtor  Shôzô Makino
Diretor de 2ª unidade Sanjirô  
Departamento de Arte Kaneto Shindô
Duração: 64 minutos


Épica história dos 47 Ronin contada em duas partes, lançadas no mesmo ano. Faz parte da pequena lista dos filmes hiper raros desta lista.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por  Teinosuke Kinugasa
Com : Tomio Aoki, Juzaburo Bando, Kôtarô Bandô 
Roteirista: Teinosuke Kinugasa
Fotógrafo: Kôhei Sugiyama
Produtor  Shirô Kido
Duração:109 minutos e 103 minutos
Título original: Chushingura - Zempen: Akahokyo no maki  e Chûshingura - Kôhen: Edo no maki


A história dos 47 Ronin é contada mais uma vez em duas partes, lançadas no mesmo ano. Faz parte também da pequena lista dos filmes hiper raros desta lista, onde não achei nem o poster. A história segue a traição, revolta, vingança e sepukku como todas as outras, sendo que o diferencial fica no fato que o diretor de segunda unidade da primeira parte dirigiu a segunda.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por  Daisuke Itô e Itami Mansaku
Roteiro: Mansaku Itami
Fotografia:  Hiroshi Sakai , Seishi Tanimoto
Música: Gorô Nishi
Com: Shinpachirô Asaka, Satoko Date, Sannosuke Fujikawa
Título original: Chûshingura - Ninjô-hen  e  Chûshingura Fukushû-hen


A história segue de forma breve, as desventuras do grupo de Ronins e sua missão moral. Uma curiosidade, é que o filme é dirigido por um experiente realizador japonês, que entre longas e curtas, fez 273 trabalhos, sendo este, em 1928 o último, mostrando-se com isto, o pioneirismo e a importância do diretor Shozo Makino.

FICHA TÉCNICA

Titulo original  Chushingura: Ten no maki, chi no maki
Dirigido por Masahiro Makino
Duração: 102 minutos


Lord Asano rejeita suborno do Lord Kita  e acaba fazendo uma greve, considerada uma violação do direito feudal. Asano é por lei, obrigado a cometer suicídio, conhecido como seppuku. Seus quarenta e sete samurai s sob o comando de Oishi, são deixados sem mestre. Eles então procuram alguma forma para restaurar a honra de seu amado Senhor Asano.

FICHA TÉCNICA

Titulo original:  Chushingura zenpen, Chushingura kohen
Dirigido por Kajiro Yamamoto
Roteiro: Shintarô Mimura
Produtor: Nobuo Aoyagi ,Yoshinobu Morita
Música: Nobuo Iida
Duração: 79 minutos e 89 minutos


Lord Asano (Yoshizaburo Arashi) se recusa a aceitar suborno de um membro da corte de Shogun. Sua honestidade, entretanto, é desprezada pelo Estado corrupto e ele é obrigado a cometer suicídio. Os samurais estão desamparados após a morte de seu mestre. O líder dos samurais Oichi irá mobilizar outros guerreiros para vingar a morte de Asano.
Este é um filme dividido em duas partes. A primeira parte foi lançada originalmente no Japão antes do ataque a Pearl Harbor. O filme foi adaptado a partir da peça de Seika Mayama. A obra desenvolve a crônicas do final da vida dos 47 Ronin, que se tornaram (baseado historicamente) uma lenda na história japonesa.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Kenji Mizoguchi
Com : Yoshizaburo Arashi, Utaemon Ichikawa, Chojuro Kawarasaki
Roteirista  Kenichiro Hara  Seika Mayama Yoshikata Yoda
Fotógrafo Kôhei Sugiyama
Produtor Shintarô Shirai
Compositor Shirô Fukai
Desenhista de Produção Hiroshi Mizutani
Departamento de Arte Kaneto Shindô
Duração: 241 minutos


Mais uma versão rara dos 47 ronin.  Aliás, nas minhas pesquisas, descobri que as três versões do início da década de 50 são ultra raras, não encontrando nem imagens dos filmes. A história segue o padrão do filme divido em duas partes, somando 3 horas de filme. Ambas as partes dirigidas pelo mesmo diretor.

FICHA TÉCNICA

Titulo original: Akôjô e Zoku Akôjô
Diretor: Ryo Hagiwara
Roteiro: Sansei Sumiyoshi, Toshio Tamikado
Com: Tatsuya Ishiguro, Kunio Kaga and Chiezo Kataoka
Música: Shirô Fukai
Fotografia: Minoru Miki
Edição: Shintarô Miyamoto
Duração: 81 minutos e 100 minutos


Mais uma das raridades dos anos 50. Segue a mesma história, dividida em duas partes como o Japonês gosta que a história seja contada.

FICHA TÉCNICA

Titulo original: Chushingura Hana no Maki / Yuki no Maki
Diretor: Tatsuo Osone
Com: Kōkichi Takada , Yumeji Tsukioka,Isuzu Yamada, Masami Taura,Osamu Takizawa ,
Eiji Wakasugi


O conto dos 47 Ronin (Chushingura) é a clássica história verdadeira de honra do samurai. No ano de 1701, um jovem senhor do clã é obrigado a cometer seppuku, após ter sido provocado em atingir um oficial de justiça. Seus fiéis seguidores, agora "ronin" (samurai sem mestre), dedicam suas vidas para se vingar dele. 
Depois de passar um ano planejando pacientemente sua vingança, e à espera de seu alvo para relaxar a guarda, eles lançam um ataque furioso em sua propriedade fortemente defendida, sabendo muito bem que a pena para o fracasso será o mesmo que a recompensa pelo sucesso, eles vão se juntar ao seu mestre na morte!

FICHA TÉCNICA

Diretor: Tatsuyasu Osone
Roteiro: Masato Ide
Com: Ineko Arima, Junzaburô Ban, Minosuke Bandô 
Duração: 157 minutos


Baseado em fatos reais, o filme conta a famosa história dos samurais que perderam o mestre, tornando-se ronins. O Senhor Asano (Raizô Ichikawa), seu mestre, fora forçado a cometer o ritual de suicídio por ter desacatado um membro da corte, o Senhor Kira (Osamu Takizawa). Após muita espera e planejamento,  47 destes samurais irão invadir o castelo de Kira a fim de vingar seu amado mestre.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Kunio Watanabe
Com: Shintarō Katsu, Koji Tsuruta, Raizô Ichikawa
Música composta por: Ichirō Saitō 
Duração 166 minutos


Matsuda dirigiu pelo menos três versões da lenda 47 Ronin ao longo de sua carreira, e sua produção de 1959 é também conhecida internacionalmente como  Os 47 samurais sem mestre. É uma produção enorme. A âncora emocional do filme é o sempre o magistral Chiezo Kataoka, que nasceu para interpretar Kuranosuke Oishi. Como líder dos retentores leais do Senhor Asano, ele recebe todo o peso da indignação do clã Ako nas incríveis cenas onde ele toma conhecimento sobre a morte de seu mestre e forma seus planos de vingança.

FICHA TÉCNICA

Título original : 47 Masterless Samurai
Dirigido por Sadatsugu Matsuda
Com Cheizo Kataoka (Oishi), Kinnosuke Nakamura (Lord Asano), Chiyonosuke Azuma (Yasoemon Okajima), Eitaro Shindo (Lord Kira), Hibari Misora (Taka), Hashizo Okawa (Kinemon), Utaemon Ichikawa (Wakisaka), Denjiro Okochi (Chuzaemon Yoshida),
Duração 166 minutos 


Quando o Senhor Asano é injustamente executado, seus vassalos leais partem por vingança. Filme que comemora o 10º aniversário da Toei.  A história de vingança do Ako Clan (Chushingura) foi contada inúmeras vezes, mas nunca antes houve uma narração com um enorme elenco de estrelas deste calibre que traz nova vida a este conto atemporal.  O conto de 47 Ronin, um verdadeiro evento que inspirou inúmeras adaptações no cinema, e  capta a verdadeira coragem e lealdade do caminho do samurai.  Apesar do suicídio coletivo, todo o Japão iria se lembrar destes homens como heróis.

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Sadatsugu Matsuda
Com Kusuo Abe, Kyôko Aoyama, Chiyonosuke Azuma
Roteiro: Hideo Oguni, Jiro Osaragi
Produtor: Shigeru Okada, Hiroshi Okawa
Duração 151 minutos 


Após seu mestre ter sido forçado a cometer um ritual de suicídio, quarenta e sete samurais irão planejar uma vingança contra o clã responsável pela morte dele.
Mais um retrato da lendária história dos vingadores do Lord Asano, os 47 ronins, mostrando este notável evento histórico com grandes detalhes, incluindo muitos personagens históricos, fazendo deste, uma das obras-primas de Hiroshi Inagaki. 

FICHA TÉCNICA

Direção: Hiroshi Inagaki
Roteiro: Toshio Yasumi
Gênero: Ação/Drama/Histórico
Origem: Japão
Com: Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Yûzô Kayama
Duração: 207 minutos


Dai Chushingura é uma série de 52 episódios, de 1971, com Toshiro Mifune estrelando no papel de Oishi Yoshio. Iniciou em 5 de janeiro de 1971 e encerrou-se em 28 de dezembro do mesmo ano.
A série retrata os eventos dos 47 ronin e sua vingança contra Kira Yoshinaka pela morte de Asano Naganori. A série possuiu um elenco estelar, com Toshiro Mifune como Oishi Yoshio, Yoko Tsukasa e o ator Kabuki Onoe Kikugorō VII interpretando seu filho Chikara. Ichikawa Chūsha VIII interpretou Kira Yoshinaka, mas morreu após as filmagens do episódio 47, e seu irmão Kodayū o substituiu. 

FICHA TÉCNICA

Distribuída por Shochiku Home Video
Elenco: Toshirô Mifune Yōko Tsukasa Onoe Kikugorō VII Ichikawa Chūsha VIII Amada Toshiaki Uesugi Tsunanori Shūichi Ikeda Uesugi Yoshinori Tetsuro Tamba Takarazuka Revue Tetsuya Watari Miyoko Akaza Ichirō Arishima Tarō Ishida Masakazu Tamura Takahiro Tamura Shinsuke Mikimoto Frankie Sakai Yukio Ninagawa Gō Wakabayashi Akiji Kobayashi
Transmissão original: 28 de dezembro de 1971
N.º de temporadas - 1
N.º de episódios - 52


Não confundir com Sword of Vengeance (no singular, que também é um filme de samurai, porém de uma série chamada "Lobo solitário").
Este aqui conta mais uma vez a história de sacrifício e heroísmo dos 47 Ronin. O filme recebeu uma indicação ao "Oscar" japonês, chamado - Award of the Japanese Academy.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Kinji Fukasaku
Roteiro: Kôji Takada , Kôji Takada 
Com: Shin'ichi Chiba, Kinnosuke Nakamura, Tsunehiko Watase, Toshiro Mifune
Duração: 159 minutos


A maior história do Japão é contada de uma maneira nova e excitante. Esta é a história dos 47 ronin do clã Ako, que se levantaram para vingar a morte brutal de seu amado mestre Asano Takumi.

FICHA TÉCNICA

Título original: Chushingura: Vendetta of obligation 
Diretor: Toshio Masuda
Com: Satomi Kotaro, Tanba Tetsuro, Saigo Teruhiko, Natsuya Isao


A vingança dos 47 ronin, que estavam dispostos a dar a vida pela honra de seu clã, e para vingar seu amado Senhor. Uma das versões mais emocionantes e realistas da história dos 47 Ronin de Ako. Esta adaptação poderosa, feita em 2 partes é absolutamente emocionante. Usando os conhecimentos de artes marciais da JAC, este filme tem alguns dos melhores combates, além de contar a história de uma forma que mostra mais detalhes sobre o que realmente aconteceu durante os eventos que antecederam, e depois de Lord Asano Takumi ter atacado Kira Kozukenosuke. Este filme feito para a TV abriu novos caminhos na história, e deve ser visto.

FICHA TÉCNICA

Titulo original: Dai Chûshingura / The 47 Ronin of Ako
Com:  Matsukata Hiroki,  Yakusho Koji, Satomi Kotaro, Natsuyagin Isao


Logo após Lorde Asano ser obrigado a cometer suicídio por ter atacado o senhor Kira, os integrantes de seu clã (que além de não receberem nenhuma explicação sobre o caso ,foram dispensados de suas funções), liderados por Kurannosuke Oishi, dedicam-se a planejar um caminho para se vingar de Kira. Mas o plano deve ser executado no momento exato e uma longa espera será necessária. Uma espera angustiante e difícil sabendo que o provável caminho de todo o grupo será a morte.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Kon Ichikawa
Roteiro: Kon Ichikawa (roteiro), Hiroshi Takeyama (roteiro), Kaneo Ikegami (peça)País de Origem: Japão
Com:  Ken Takakura ,  Ryûdô Uzaki, Tatsuo Matsumura , Kôichi Iwaki, Hisashi Igawa  
Duração: 129 mim


A vingança dos 47 ronin é uma das histórias mais duradouras  e mais queridas da história do Japão. Exibido ao longo de um ano inteiro, este drama  tem tudo:  desde as sementes iniciais do descontentamento com os anciãos além das ações inescrupulosas do vil Senhor Kira , culminando com o famoso  evento que força um grupo de ronins a passar para a clandestinidade ocasionando a sua missão de vingança. 

FICHA TÉCNICA

Título original: Genroku Ryoran / Chushingura
Com: Eiji Kurata, Noriyuki Higashiyama, Kôji Ishizaka
Produtor: Takayuki Sugano
49 episódios de quase 1 hora cada


Durante o período feudal do Japão, um senhor nobre foi traiçoeiramente assassinado por um rival. Seus 47 samurais decidem vingar. Tendo completado sua tarefa, todos 47, em seguida, cometem suicídio . Este filme segue as aventuras de um desses samurai como ele espera pacientemente pela oportunidade de cumprir o seu destino.

FICHA TÉCNICA

Direção: Shunsaku Kawake
Roteiro: Yumiko Inoue
Elenco:Takuya Kimura, Koichi Sato, Satoshi Tsumabuki, Takako Matsu, Eri Fukatsu
Produção: Masatoshi Yamaguchi
Duração: 120  minutos


Chushingura é, na verdade, mais conhecido como o conto dos quarenta e sete Ronin.  Descrito por um estudioso do Japão como "lenda nacional" do país, ele narra o caso mais famoso envolvendo o código de honra samurai, bushido, e vividamente expressa uma parte significativa da visão de mundo tradicional japonês. A história fala de um grupo de samurais que ficaram sem lider(tornaram-se ronin) depois que seu mestre, Lord Asano (Sawamura Ikki) foi forçado a cometer suicídio pelo Lord Kira (Ito Shiro). Oshishi Kuranosuke (Matsudaira Ken) lidera os ronin, em um esforço para buscar vingança pela morte criminosa seu amado Senhor.

FICHA TÉCNICA

Direção: Saito Mitsumasa
Com: Matsudaira Ken, Ito Shiro, Tanaka Yoshiko,  Sawamura Kazuki, 
Tsugawa Masahiko
São 9 episódios de quase 1 hora


Kai (Reeves) é um exilado que se une e Oishi (Hiroyuiki Sanada), o líder do grupo 47 Ronin. Juntos eles partem atrás de vingança contra o temível vilão que matou o mestre deles e baniu os samurais. Para restaurar a honra de sua terra natal, os guerreiros embarcam em uma busca que irá apresentar uma série de dificuldades que destruiriam guerreiros mais fracos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Carl Rinsch
Roteiro: Chris Morgan, Hossein Amini
Elenco: Brian Hirono, Cary-Hiroyuki tagawa, Haruka Abe, Hiroyuki Sanada, Jin Akanishi, Junichi Kajioka, Keanu Reeves, Kô Shibasaki, Masashi Fujimoto, Rinko Kikuchi, Tadanobu Asano, Takato Yonemoto, Tanroh Ishida, Togo Igawa, Yorick van Wageningen
Produção: Eric McLeod, Pamela Abdy, Scott Stuber
Fotografia: John Mathieson
Montador: Craig Wood
Duração: 118 minutos



Tecnologia do Blogger.