google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

WOLFGANG PETERSEN - 10 FILMES ESSENCIAIS


Talvez haja apenas um fator em comum ligando alguns filmes mais famosos do diretor Wolfgang Petersen: o barco. Seja luxuoso, pesqueiro ou submarino, mas o fato é que passam um inferno em alto mar. Falecido em agosto de 2022, o diretor alemão ficou marcado pelo épico ... O barco (óbvio, não?) e por uma infeliz americanização do seu cinema, desvalorizando seu talento em produções mirando o grande público americano. 

O início da carreira foi marcado por um cinema mais autoral, feito para TV ou para o cinema, mas com orçamento menor, cujo representante maior é o primeiro da lista de hoje. Ingressou na indústria do entretenimento em 1960 com o Hamburg Ernest Deutsch Theatre como assistente de direção.


Já com 15 anos de estrada, foi contratado pela Bavaria Studios para dirigir O Barco: Inferno no Mar (1981), baseado em um romance de 1971 de Lothar G. Buchheim, e filmado com um orçamento de 32 milhões de marcos alemães. Foi o retrato mais realista e angustiante da vida a bordo de um submarino em tempo de guerra filmado até hoje. 

Mas dos anos 90 para cá, foram erros sucessivos (ainda que rendessem algum dinheiro). Não só na direção como na produção (O Homem Bicentenário, Instinto, Justiça Vermelha). Mas particularmente, gosto de todos. Agora imagine que ele pretendia dirigir um filme Batman vs Superman em 2001 que seria estrelado por Colin Farrell como Batman e Jude Law como Superman. A coisa podia ser bem pior...

Confira os 10 filmes essenciais do homenageado de hoje.


Martin é um ator suíço que foi condenado a cumprir pena por ter se envolvido sexualmente com um rapaz ainda menor de idade. Já dentro da prisão, Martin se ocupa de produzir uma pequena peça teatral para os detentos e as suas famílias, e durante os ensaios conhece Thomas, o filho de um carcereiro da prisão. Os dois se apaixonam, mas trata-se de um amor impossível e sujeito às consequências.


No auge da Segunda Guerra Mundial, a jovem tripulação do submarino alemão U-96 parte para uma missão secreta. Durante a Batalha do Atlântico, sob o comando do capitão Henrich Lehmann-Willenbrock (Jürgen Prochnow), os recrutas inexperientes vivem num verdadeiro inferno claustrofóbico, afundando navios inimigos e resistindo aos ataques constantes.


Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.


Durante uma guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon, dois guerreiros inimigos são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano e o réptil alienígena estão determinados a destruírem-se mutuamente. Mas logo as difíceis condições no planeta obrigam a dupla a juntar forças para enfrentar a natureza, e os dois pilotos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.


Após sofrer grave acidente de carro acarretador de amnésia além de severos traumas, Dan Merrick (Tom Berenger) deseja reconstituir sua vida, do mesmo modo que os médicos reconstituíram seu corpo. Ao rever retratos, ele encontra uma série de fotografias que evidenciam uma relação amorosa de sua esposa Judith (Greta Scacchi) com outro homem. Mergulhando num pesadelo, Dan contrata Gus Klein (Bob Hoskins) detetive particular para saber o que está acontecendo.


Um agente do Serviço Secreto é atormentado por ligações de um assassino que tem informações detalhadas sobre ele, incluindo o fato de que ele não conseguiu salvar a vida do presidente John F. Kennedy trinta anos atrás. O homem misterioso se apresenta como um ex-agente da CIA, mas o agente do Serviço Secreto que está investigando uma ameaça ao atual presidente está determinado a não deixar que a história se repita.


Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.


Ao visitar a Rússia, o presidente americano (Harrison Ford) faz um pronunciamento de nunca ceder às exigências de terroristas. No discurso, ele criticou o comportamento de seu país que, em virtude da burocracia e da diplomacia, assistiu passivamente um ditador do Cazaquistão explorar e matar o próprio povo, tendo posteriormente este mesmo ditador sendo preso com a ajuda dos Estados Unidos. Quando o presidente volta para casa em companhia de sua família, alguns partidários do ditador assumem o controle do avião presidencial e exigem a libertação do líder deles. Caso contrário, matarão a mulher e a filha do presidente, que fica em um terrível dilema, pois se ceder e negociar com os terroristas negará aquilo que pregou, enquanto se decidir não negociar poderá ver sua família ser assassinada.


Outubro de 1991. Acontecia a "tempestade perfeita", uma combinação de fatores tão rara que acontece apenas uma vez por século. Com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos a quase 200 km/h, poucas pessoas a viram e sobreviveram para contar história. Até que os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial, se viu bem no centro deste gigantesco inferno em alto-mar.


Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).


https://www.pipoca3d.com.br/2022/09/wolfgang-petersen-10-filmes-essenciais.html

Tecnologia do Blogger.